Quarto artigo, “defeitos que os carros têm”. O último artigo que o Automoveis-Online reservou ao tema “defeitos que os carros têm”, falamos das anomalias mais comuns nos seguintes carros: Opel Corsa, Citroën C1, Peugeot 107 e no Toyota Aygo.
Neste quarto artigo o Automoveis-Online vai-lhe falar das anomalias mais comuns do Peugeot 207, Renault Clio II/III, Seat Ibiza, Smart e do Volkswagen Pólo.
Peugeot 207
Os motores do Peugeot 207 são os mesmos que se encontram no 206, nomeadamente ao nível do bloco 1.4 HDI de 70cv e o 1.4i de 75cv. O Peugeot 207 demonstra bom índice de fiabilidade e robustez ao nível dos motores 1.4 HDI e 1.4i, pesa embora estes tenham demonstrado fragilidades no passado. Relativamente aos novos motores da gama, o 1.6 HDI 90cv e 109cv houve alguns casos reportados de perda de potência, esta situação levou à reprogramação da centralina. O motor 1.6 THP de 150cv, resultado da parceria PSA-BMW, ainda não demonstrou problemas, nem neste modelo nem nos outros onde é também aplicado.
Outros componentes
O Peugeot 207 demonstrou a outros níveis algumas anomalias, pelo que recomendamos uma vigilância apertada. Assim o 207 apresenta alguns “Bugs” electrónico como a desconexão do ESP, sistema de vidros eléctricos que por vezes se recusam a fechar, mensagens de alerta injustificadas, iluminação das luzes dos airbags no painel de instrumentos. O cruise control pode deixar de funcionar sem razão aparente por causa de um mau contacto interno. Foram também reportados alguns casos em que a direcção assistida falhou.
Alguns aspectos positivos
Como aspectos positivos, temos um bom comportamento passivo e dinâmico do carro, boa posição de condução, direcção assistida e espaços de arrumação.
Alguns aspectos negativos
Como aspectos negativos, percebemos que o carro é um pouco pesado, suspensões firmes que acabam por retirar algum conforto e alguns detalhes nos acabamentos.
Renault Clio II/III
Este modelo apresenta um excelente índice de robustez e fiabilidade. O Clio utiliza nas suas plataformas, motores com alguns anos de activo, o que por sua vez não tem gerado problemas. As grandes queixas neste modelo, recaem sobre o compartimento do motor por ter um acesso muito reduzido, esta chamada de atenção é feita como é óbvio, pelos mecânicos. Relativamente ao Clio II, os primeiros motores 1.5 DCI tiveram alguns problemas, como as limalhas de ferro que entupiram as condutas de gasóleo e as bombas injectoras avariaram. O motor 1.2 16V mostrou problemas na bobine de ignição. Os sintomas são o frequente “ir abaixo”.
Outros componentes
Foram reportadas algumas queixas ao nível da caixa, onde a engrenagem das mudanças era mais difícil. A situação foi resolvida com a redução do comando de algumas caixas de velocidades. No que respeita à caixa automática, a resolução passou por substituir o calculador em algumas unidades de 2005 e 2006. Foram reportados alguns casos de dificuldades no arranque por causa da desprogramação do imobilizador. Situação que já foi resolvida. Em algumas unidades foi necessária a substituição das borrachas, por causa de algumas vibrações.
Alguns aspectos positivos
O Renault Clio II/III apresenta um excelente nível de conforto e insonorização, excelentes acabamentos nas versões de topo, boas performances ao nível do motor DCI e excelente comportamento do carro quer passivo quer dinâmico.
Alguns aspectos negativos
A direcção assistida apresenta um elevado nível de informação e o motor 1.2 revela-se lento para a carroçaria aplicada.
Seat Ibiza
A imagem que a marca coloca na mente do consumidor não é coincidente com a qualidade do mesmo. Os motores apresentam um quadro de anomalias generalizadas nos motores diesel. Deficiência na fixação da bomba de injecção, casos de medidores de massa de ar pouco eficientes em algumas unidades do bloco 1.9 TDI de 100cv. A motorização 1.4 TDI também padece do mesmo mal. Ambos os blocos revelam uma tendência para o consumo de óleo em excesso. Esta situação acontece mais durante as primeiras quilometragens, mas depois tende a manter-se.
Outros componentes
Não é só ao nível do motor que esta marca apresenta anomalias, pelo que é recomendável uma vigilância aos seguintes componentes: Sistema de travagem traseiro em algumas unidades a gasolina e do diesel de 100cv provocam ruídos desagradáveis, principalmente em marcha-atrás. A Seta tem disponível para resolução deste problema um kit que permite dissimular esses ruídos. Houve casos reportados de iluminação intempestiva das luzes avisadoras do ESP e airbags no painel de instrumentos. Os motores dos vidros eléctricos apresentam um índice de fragilidade muito elevado, este problema é comum a outros modelos do grupo a que a marca pertence. Em várias unidades foi mesmo necessária a substituição dos motores dos vidros eléctricos.
Alguns aspectos positivos
Excelente design, bons acabamentos. O carro apresenta um bom comportamento dinâmico e passivo. Direcção é precisa.
Alguns aspectos negativos
Má qualidade da suspensão e mau nível de insonorização.
Smart
As anomalias mais comuns que se podem encontrar nos motores dos Smarts são a bomba de água barulhenta e sujeita a fugas em algumas unidades de 2001. Fugas de óleo na zona da cambota com risco de olear a embraiagem originando que esta patine. O motor 0.6 tem um consumo excessivo de óleo. Nas unidades diesel, a ligação do turbo ao motor tem tendência a desencaixar-se.
Outros componentes
Muita atenção aos painéis da carroçaria em plástico, tem o envelhecimento inadequado, as juntas têm tendência para abrir criando frestas entre os painéis. Os plásticos e os tecidos têm um aspecto muito frágil nas unidades anteriores a 2001. Foram também diagnosticadas algumas anomalias no sistema de fecho centralizado em algumas unidades. Foram reportados alguns casos de anomalias ao nível das rótulas do eixo dianteiro. O sistema de vidros eléctricos também apresentou anomalias, saindo da calha e originando zonas onde a água da chuva entra facilmente. A regulação dos bancos também apresenta anomalias ao serem regulados, é mais comum encontrar esta anomalia nas unidades produzidas entre Abril e Fevereiro de 2006.
Alguns aspectos positivos
O Smart é um carro que apresenta uma imagem agradável e simpática, tem uma condução muito fácil e prática e ausência de embraiagem.
Alguns aspectos negativos
O Smart tem como aspectos negativos a caixa de velocidades, acabamentos de fraca qualidade, suspensão muito dura.
Volkswagen Pólo
O Volkswagen Pólo apresenta como problemas mecânicos graves, no eixo do piston e de desgaste anormal do pé da biela nos motores 1.4 TDI de 75cv. Apresenta também problemas no turbo em várias unidades de 2002. Nos restantes motores diesel, tem problemas nos medidores de massa de ar e alguns casos com perda de potência.No motor TDI de 100cv verificam-se casos de gestão caótica do motor, como um relanti irregular e aceleração instável. Em alguns casos houve a necessidade de reprogramação da centralina.
Outros componentes
Verificaram-se problemas em algumas caixas de velocidades, que revelaram problemas na engrenagem da marcha-atrás, anomalia que acabou por ser suplantada e resolvida. Em algumas unidades verificaram-se anomalias ao nível do eixo dianteiro que acelerava o desgaste dos pneus. Anomalia no sistema de vidros eléctricos, esta é uma avaria comum a outros modelos do grupo. Verificam-se anomalias ao nível das luzes avisadoras de avaria nos airbags. Algumas unidades apresentaram avaria no sistema de abertura do tampão do combustível.
Alguns aspectos positivos
O Volkswagen Pólo apresenta uma boa habitabilidade, boa qualidade de construção, excelente comportamento em estrada e bom nível de equipamento disponível.
Alguns aspectos negativos
O Pólo oferece uma bagageira pequena, o sistema de apoios do motor não absorvem convenientemente as vibrações transmitidas quer do motor gasolina quer do motor diesel. Derivado a uma suspensão firme, o carro não apresenta um bom nível de conforto a bordo.