Volkswagen tem 11 milhões de carros envolvidos no escândalo da manipulação de dados sobre emissões. Com o objectivo de recuperar a confiança dos clientes, o fabricante alemão antecipa custos de 6,5 mil milhões de euros.
O construtor alemão Volkswagen revelou esta terça-feira que são cerca de 11 milhões de carros que estão sobre suspeita de estarem envolvidos no escândalo da manipulação de dados sobre emissões. Referiu também que está a reservar cerca de 6,5 mil milhões de euros para fazer face a custos de serviços e outras despesas relacionadas com esta situação e referiu ainda que espera restabelecer a confiança com os consumidores.
Depois de a fraude ter sido detectada nos EUA, o Ministro das Finanças francês pediu que seja realizada uma por toda a Europa.
Em declarações à rádio francesa, Michel Sapin disse que, de modo a “tranquilizar” o público, é “necessário” efectuar verificações nos carros fabricados por outras empresas europeias.
A Volkswagen foi acusada pela Agência de Protecção do Meio Ambiente dos Estados Unidos, de falsear o desempenho dos motores em termos de emissões para a atmosfera através de um ‘software’ incorporado no veículo. Depois desta acusação a VW enfrenta uma multa que pode ir até aos 18 mil milhões de dólares (cerca de 15,9 mil milhões de euros ao câmbio de hoje).
O Governo Sul Coreano, já convocou os representantes da VW para debater este assunto. O Governo alemão já pediu à Volkswagen que colabore com os EUA.