Menu
in

Curva perfeita. Sete dicas para conseguir uma

Como retirar o melhor do seu carro em curva?

Curva perfeita. Sete dicas para conseguir uma. Como retirar o melhor do seu carro em curva?

Conseguir uma curva perfeita é sinónimo de retirar o melhor proveito do seu carro em curva. No artigo de hoje vamos lhe deixar sete bons conselhos para conseguir fazer uma curva perfeita.

Para a maioria dos condutores, as curvas nas estradas são um verdadeiro desafio e estas testam as suas capacidades de condução. Reduzir a velocidade antes de entrar numa curva, tomando o ângulo mais amplo possível, e acelerar para fora da curva são as chaves para fazê-la em segurança. Mas tudo isto é melhorado se estivermos ao volante de um veículo que também ele nos ajude nessa manobra.

Neste capítulo, podemos afirmar que são alguns os veículos que têm excelentes condições para que o leitor consiga uma curva perfeita e entre esses veículos temos o novo SEAT Ibiza FR. Este vem equipado com uma suspensão do chassis inferior de 15 mm e jante 18″, que ajudam muito na aderência e estabilidade do veículo.

Aderência e Estabilidade

Para, Ángel Suárez, Diretor de Física dos Veículos da SEAT S.A., “Ter um automóvel que oferece a melhor aderência, estabilidade e máximo desempenho irá ajudar-nos a conduzir com ainda mais segurança neste tipo de estradas“. Refere ainda que essas variáveis fazem parte do novo SEAT Ibiza FR.

Curva perfeita. Sete dicas para conseguir uma

Com a ajuda da Seat, deixamos aqui 7 conselhos para que consiga as curvas perfeitas:

1.Atenção, curvas à frente!

Para enfrentar todas as voltas e reviravoltas, é preciso primeiro saber como vai ser a estrada. A antecipação é essencial, por isso é preciso olhar em frente, tanto quanto possível, a fim de se poder adaptar a ela. Toda a informação é importante.

2. A sinalização é fundamental.

Não só os avisos prévios que indicam a direção da curva, mas também o quanto temos de abrandar em relação à velocidade na estrada. Um sinal pode exigir que abrande entre 15 e 30 km/h, outro de 30 e 45 km/h e ainda outros a mais de 45 km/h.

3. Antes da curva.

É muito importante perceber o momento para se efetuar uma travagem ou uma redução, o tempo para o fazer é antes de entrar na curva. “Quando as rodas do carro ainda estão direitas é quando se tem a maior estabilidade”, explica Ángel Suárez. Acrescentando, “Com uma suspensão do chassis inferior a 15 mm, o novo SEAT Ibiza FR oferece maior dinâmica ao ter um centro de gravidade mais baixo”.

4. Uma curva, várias considerações.

A velocidade e a travagem devem ser adaptadas às condições em qualquer momento. Não se faz uma curva da mesma forma num dia de sol, num dia de chuva ou de gelo. Nem será o mesmo quando há nevoeiro ou durante a noite. “Neste caso, o novo Ibiza está equipado com faróis 100% LED que nos oferecem a melhor visibilidade combinada com o menor consumo”, salienta Ángel Suárez.

5. O caminho mais eficaz.

Para minimizar ao máximo as curvas, é importante aproveitar ao máximo o espaço na faixa, colando-se no exterior da curva para tomar o ângulo mais amplo possível. “Nas curvas à esquerda, isto também nos dará melhor visibilidade” explica Ángel Suárez. À medida que o veículo entra na curva, o condutor vai aproximando-se da aresta interior. E cuidado para não sair da faixa de rodagem. “Estes tipos de estradas secundárias tendem a ser estreitas. Neste caso, o sistema de aviso de saída da faixa de rodagem será de grande ajuda”, diz ele.

6. Controlo ao volante.

As suas mãos devem estar sempre corretamente posicionadas no volante, por analogia com os ponteiros do relógio, às 10h10. Ainda mais quando faz uma curva, pois de outra forma pode dificultar a correção da sua trajetória. “A chave é rodar o volante progressivamente, sem movimentos bruscos, mantendo uma velocidade constante” aconselha Ángel Suárez. “No modo desportivo, tem uma suspensão e direção mais rígidas para maior segurança”, mantém. “Além disso, o SEAT Ibiza FR está equipado com jante 18″, o que reduz o ângulo de derrapagem dos pneus”, acrescenta ele.

7. Acelerando a partir de uma curva.

Uma vez completada a curva, quando as rodas estiverem novamente em linha reta, a aceleração ajudar-nos-á a sair com a máxima estabilidade e a preparar-nos para a próxima curva. “Aqui, como em todas as fases da curva, a suavidade deve ser uma premissa básica. Agora só falta desfrutar do passeio e da paisagem” encoraja Ángel Suárez.

Gostou deste artigo? Sim? Então partilhe-o pela sua rede de amigos e siga o Automoveis-online para receber o nosso conteúdo em primeira mão. Temos mais artigos interessantes para si na nossa categoria, dicas.

Siga-nos no Facebook e fique a par de todas as novidades. Faça gosto e partilhe os nossos artigos. Obrigado ツ

Leave a Reply

Exit mobile version