Menu
in

Preços 2010 – O Que Sobe e o Que Desce

Preços 2010 - O Que Sobe e o Que Desce

É com alguma naturalidade que se observa a baixa dos preços para 2010. Esta descida dos preços deve-se principalmente à inflação negativa que se tem verificado durante este último ano. Contudo há quem não se tenha esquecido de aumentar os preços. O Automoveis-Online vai apresentar algumas variações dos preços previstos para o ano de 2010.

Descidas

Telecomunicações – As chamadas da rede fixa desce cerca de 10,5%. A Portugal Telecom anunciou que irá oferecer chamadas ilimitadas dentro da sua rede aos fins-de-semana, alargando assim desta forma a já oferta actual.

Taxas moderadoras desaparecem – Quem necessitar de uma intervenção cirúrgica ou de ficar internado deixa de ter que pagar as taxas moderadoras. Esta boa notícia representa em valor, menos cinco euros por dia no internamento e cinco euros por operação, que os utentes vão deixar de pagar.

Manutenção

Rendas Habitação – O factor de variação do valor das rendas está indexada à taxa de variação média anual da inflação (sem habitação). Em 2009 foi de 0.0%. Assim o a previsão para 2010 é da manutenção das rendas. Esta previsão levou a Associação Nacional de Proprietários a propor a fixação de uma renda mínima de 50 euros para os contratos anteriores a 1990.

Táxis – O preço da bandeirada irá continuar a dois euros, o valor do quilometro está fixado em 45 centimos e o da hora de espera em 13,35€.

Tarifas Transportes públicos – À semelhança do que aconteceu este ano, 2010 as tarifas dos transportes públicos (urbanos e suburbanos) vão continuar inalterados. Esta estabilidade de preços, resulta da aplicação da formula acordada em 2005, que se apoia na evolução do preço dos combustíveis, dos custos com o pessoal e também com a evolução da inflação. As empresas privadas, vão seguir este mesmo modelo.

Pão – Segundo a associação do sector da panificação, em 2010 não deverá haver aumento dos preços, mantendo-se assim o quilograma a dois euros.

Subidas

Leite – Segundo os produtores de leite, ainda não é possível determinar se o preço se irá manter em 2010. Contudo, os produtores de leite afirmam que, no caso de os custos de produção continuarem a aumentar, o preço do leite vai seguir essa tendência de aumento de preço.

Gás Polémico – Aqui está, um aumento que é no mínimo polémico. Pois a partir do mês de Junho, os portugueses deverão ver aumentada a sua factura do gás. A polémica está no facto de a matéria-prima (Gás Natural) manter o seu preço. O que vai aumentar é a conta, isto é, a factura final: pois vai passar a cobrar a taxa de ocupação do subsolo, exigida pelas câmaras municipais. e que está prevista desde 2006, mas só agora implementada. Isto quer dizer que a empresa de Gás, para vender necessita de um Gasoduto, que por sua vez, vai fazer chegar o seu produto ao consumidor, isto é, um custo de exploração. E querem imputar mais uma vez esse custo ao consumidor final. As autarquias para conseguirem levar conforto aos seus munícipes, oferece a passagem dos Gasodutos, depois bem cobrar o “aluguer do subsolo”. E quem é que paga? A resposta é clara, somos nós.

Portagens Palmela e Montijo – Embora se diga que as portagens não vão aumentar as taxas em 2010, o Automoveis-Online acredita que esse facto não corresponde à realidade. Está prevista já a subida das taxas nos troços Palmela-nó de Setúbal e Montijo-Pinhal. No primeiro caso, passam a ser cobradas taxas entre os cinco e os 20 cêntimos. No segundo caso, as taxas aumentam entre cinco e 15 cêntimos.
Estas eram as estradas que não tinham qualquer custo para o utilizador, estradas mais conhecidas por (SCUT), e, que passam a ser cobradas taxas. Muitas mais estão para vir. Muita atenção ao “Chip Electrónico”, ele foi criado exclusivamente para isso. Não foi para ajudar os Agentes de Autoridade, para estes já existe o “Policia Automático”.

Prestação da casa – O Automoveis-Online já tinha previsto  há alguns meses atrás o aumento das taxas para 2010. A taxa Euribor que em 2009 atingiu mínimos históricos, subiu ontem para todos os prazos, excepto a um mês. Esta notícia foi avançada pela Fixing. Contudo as informações para 2010, apontam para algumas subidas, o que vai levar ao aumento das prestações da casa.

Pensões mais Baixas – Nem tudo é mau, apesar de considerarmos estes aumentos miseráveis. Assim o salário mínimo nacional sobe para 475 euros, as pensões até 630 euros serão aumentadas 1,25% e as pensões até 1500 euros em 1%. As restantes vão manter-se inalteradas.

Leave a Reply

Exit mobile version