Menu
in

O seu carro está com um comportamento diferente?

Saiba quais as principais doenças do motor do seu automóvel

O seu carro está com um comportamneto diferente? Saiba quais as principais doenças do motor do seu automóvel

O seu carro está com um comportamento diferente? Saiba quais as principais doenças do motor do seu automóvel.

Quantas vezes é que já se questionou, o que é que o carro tem? Porque é que está a consumir mais que o costume? Porque é que está a fazer este ou aquele barulho?

No artigo de hoje vamos falar em alguns dos sintomas que os carros por vezes apresentam e vamos tentar explicar o que é que eles nos dizem.

Como é do conhecimento de todos, os motores de hoje são mais avançados tecnologicamente, mais económicos e menos poluidores. No entanto, todos estes avanços tecnológicos têm coisas boas como coisas más.

Relativamente às coisas boas, estamos nas melhorias de consumos, segurança, conforto, respeito pelo ambiente e performance. As más, estão directamente relacionadas com as avarias e é sobre elas que vamos falar.

Com tanta inovação, os novos motores são mais susceptíveis de avarias, algumas são passíveis de reparação logo no início da vida do automóvel, mas outras, acabam por se tornar em avarias crónicas e uma grande “dor de cabeça”, quer para os clientes, quer para os concessionários, para não falar nos valores avultados que essas avarias geram.

Assim sendo, é vital a sua máxima atenção para com o comportamento do seu carro, isto é, se detectar algum ruído estranho, uma luz que se acende no painel de instrumentos e que não é habitual, deve ir o mas rapidamente à oficina, evitando desta forma a deterioração precoce de outros órgãos.

Como são diversas as anomalias que um automóvel pode sofrer, vamos fazer mais do que um artigo onde vão ser abordadas todo o tipo de anomalias. Vamos também dar algumas dicas importantes para aumentar a longevidade do seu carro.

Fumo de escape

Provavelmente já deve ter reparado que o seu carro anda a fazer um pouco de fumo a mais e este até apresenta um padrão de cor anormal. É precisamente no tipo de cor que o fumo apresenta, que começam as suas dúvidas, isto é, qual é a razão para que o fumo tenha esta ou aquela cor.

Se a cor do fumo do seu carro for cinzento muito escuro, o problema está relacionado com o sistema de injecção do seu automóvel. Quer dizer que o problema está relacionado com a excessiva entrada de combustível na câmara de combustão relativamente ao ar nela existente, o que produz uma descompressão na mistura.

Se o fumo que sai do seu escape tiver a cor cinzento mas claro, poderá querer dizer que ou o filtro de ar está entupido ou que os injectores do seu veiculo se apresentam deficientes. Dependendo do sistema de injecção do seu automóvel, este problema poderá também derivar de uma desafinação da bomba injectora ou das válvulas.

Se o fumo que sai do escape tiver a cor cinza azulado, quer dizer que o problema é mais grave. Quer dizer que o seu motor está a queimar óleo. Quando isto acontece, tem de ter em conta que está a por em risco a lubrificação do seu motor, principalmente as suas peças mais importantes.

Muito importante. Quase todos os condutores, não fazem a ideia de que podem ser multados por os seus veículos fazerem muito fumo. Leia o seguinte artigo: Fumo preto do escape. Sabia que a polícia pode multar?

O arranque do motor

As possíveis causas para quando o motor do seu carro se recusa a trabalhar podem ser as seguintes:

A primeira coisa que deve fazer quando o motor do carro se recusa a trabalhar é ver se ele tem combustível.

Despistada a falta de combustível. O seu carro pode não arrancar pelo facto de as tubagens de alimentação poderem estar com ar ou fuga. Que por sua vez vai provocar falhas na chegada do combustível ao motor.

Outra coisa que poderá ser a causa é o sistema de injecção estar desafinado ou os injectores estarem entupidos. Isso pode acontecer pelo uso excessivo, pelos filtros entupidos e pela fraca qualidade dos combustíveis utilizados.

Nos diesel, pode acontecer que a bomba de combustível não esteja a enviar quantidades de combustíveis suficientes para os injectores. Ou pode mesmo encontrar-se em estado de falência total, isto é, “morta”.

Quando a questão se prende com solavancos, quer dizer que poderá existir desafinação no sistema de alimentação. Ou seja, presença de ar no combustível ou que o motor está a funciona a uma temperatura excessivamente elevada.

No próximo artigo vamos falar nos ruídos que o motor apresenta e nos consumos elevados.

Até ao próximo artigo. Só nos resta pedir para comentarem a noticia e fazerem gosto na nossa página de fãs do Automoveis-Online no Facebook. 

Leave a Reply

Exit mobile version