Menu
in

Folga nas válvulas do motor do seu carro

Sente que o motor do seu carro não está bem? Será folga nas válvulas do motor do seu carro

Folga nas válvulas do motor do seu carro, o que sabe acerca deste tema? Por vezes o seu carro apresenta determinado comportamento e o leitor não sabe muito bem o que se trata e qual a solução para a resolução do problema. Muitas das vezes, o leitor é alertado pelo seu mecânico para a possibilidade de o motor do seu veículo puder estar com folgas anormais nas válvulas do motor e fica assustado, sem saber se este problema é realmente grave ou não.

Quando estamos na presença de um problema de folga de válvulas, poder-se-á dizer que estamos na presença de um problema grave e tem de ser corrigido o quanto antes.

No entanto, é preciso perceber que a folga das válvulas existe com as válvulas fechadas, pois o metal de que são feitas as válvulas, dilata com o calor gerado pelo funcionamento do motor. Se não existisse esta folga, a cabeça das válvulas iria colidir com a coroa do êmbolo.

Assim sendo, partimos do pressuposto que é normal existir folga nas válvulas, desde que se compreendam dentro de determinados parâmetros.

No entanto, as válvulas que actuam para a admissão de ar e combustível para o motor e também para expelir os gases resultantes da combustão, podem vir a desgastar-se e se a folga ultrapassar os valores parametrizados, começa-se a verificar ruídos anormais e desempenho insuficiente do veículo.

válvulas

No extremo o que se pode verificar é, as peças que compõe a distribuição de um motor e as válvulas fazem parte desse processo, começarem a bater umas nas outras e a sofrer um desgaste acelerado, podendo vir a partir.

Caso a folga seja excessiva, o tempo de abertura da válvula é menor e a sua elevação também é mais reduzida, limitando a entrada da mistura na câmara de combustão. Em consequência, o motor perde rendimento, aumenta as emissões de gases e a válvula passa a sofrer solicitações intoleráveis. É, algo que tem de ser revisto e corrigido o mais rapidamente possível, isto porque, a maioria dos motores actuais possui uma compensação de folgas de válvulas hidráulicas, conhecido por “Tuches“, que faz com que, por regra, seja um problema que não se põe. Mas, quando acontece, é grave.

Leave a Reply

Exit mobile version