Menu
in

Aparelhos para evitar acidentes Contra-Mão

Aparelhos para evitar acidentes Contra-Mão

São muitos dois acidentes de viação que acontecem em sentido contrário ao da marcha. Para tentar resolver este problema a Brisa prevê colocar mais 40 aparelhos que permitem detectar casos de anomalias na sua rede de auto-estradas, como é o caso de carros em contra mão, carros parados ou ainda carros que se deslocam em marcha lenta.

Actualmente existem apenas 10 dispositivos instalados em sete auto-estradas, devidamente seleccionadas por serem consideradas, locais de incidência de casos de contra-mão. O objectivo principal de Brisa é que o sistema denominado por “AVISAR”, seja instalado na totalidade das 520 câmaras de vigilância facilitando assim a cobertura de 78,5% da rede.

Para quem não sabe e segundo o site da Brisa, o sistema “Avisar” é um exemplo da inovação ao serviço dos automobilistas é o projecto Avisar. Inovador na Europa, este projecto tem como finalidade a detecção e alerta automáticos de incidências na rede Brisa, a partir das imagens captadas pelo sistema de vigilância electrónica instalado ao longo da mesma rede.

Desenvolvido em parceria com o Laboratório de Robótica da Universidade de Coimbra, este sistema, que está já em fase piloto, permite localizar casos anómalos, como situações de contra-mão, veículos parados na berma ou nas vias e veículos em marcha lenta.

Pode ainda fornecer indicadores sobre o número de veículos, velocidade média e taxa de ocupação das vias. Na presença de uma situação anómala, o operador do Centro de Coordenação Operacional da Brisa dá seguimento aos procedimentos necessários para a minimização dos seus efeitos.

Por exemplo, poderá dar conta da ocorrência à Brigada de Trânsito da GNR ou avisar os condutores através dos painéis de mensagens variáveis.

Leave a Reply

Exit mobile version