in

SIVA E IMT envolvidos num caso de corrupção

Serviços de investigação do Governo começam a querer funcionar.

SIVA E IMT envolvidos num caso de corrupção

SIVA E IMT envolvidos num caso de corrupção. Serviços de investigação do Governo começam a querer funcionar.

SIVA E IMT envolvidos num caso de corrupção. Devem de ser muitos os casos de corrupção em Portugal, mas pelos vistos os serviços de investigação do Governo começam a querer funcionar. A notícia foi avançada ontem pelos principais canais de televisão e hoje pelos jornais e revistas da especialidade.

Segundo o Jornal de Notícias, o esquema tinha por objectivo ajudar a SIVA, importador oficial das marcas Audi, Volkswagen e Skoda, a conseguir o reembolso de 75% do valor pago a título de imposto de selo. O esquema ocorreu entre 2009 e 2010, onde a SIVA terá, corrompido o director regional de Lisboa do Instituto da Mobilidade e Transportes (IMT).

Dizemos, terá, isto porque, só depois de provado nas instâncias competentes é que se poderá afirmar que corrompeu.

Perante tais factos, Luís Ferreira Teixeira, está acusado pelo Ministério Público de corrupção passiva para o acto ilícito por, supostamente, ter recebido viaturas emprestadas, em troca de facilidades para a SIVA. Quanto à SIVA, para além da empresa, fiou acusado de corrupção activa o director do Grupo, Carlos Abreu.

Segundo a acusação do Departamento de Investigação e Acção Penal do Ministério Público de Lisboa, este era o elemento que proporcionava a Luís Ferreira Teixeira os veículos emprestados. Sendo todos da marca Audi e forma utilizados pelo director do IMT, pelo menos quatro automóveis, todos eles de gama alta. Essas viaturas estavam classificadas com, veículos de demonstração.

O Esquema

No esquema a empresa emprestava as viaturas, principalmente aos fins-de-semana e sempre com o depósito de combustível cheio. Para retribuir o favor ou simpatia, Luís Ferreira Teixeira, retirava do circuito normal de expediente os processos referentes aos pedidos de cancelamento de matrícula enviados pela SIVA, passando-os para a sua posse e dava ordens aos funcionários para tratarem desses casos com total prioridade.

Assim, para a SIVA, não havia demoras no despacho de cancelamento de matrículas destinadas à exportação. Neste caso, a expressão, “tempo é dinheiro”, assenta que na perfeição. Isto porque, se o cancelamento fosse efectuado com a matrícula registada até um ano, o reembolso do imposto pago à Autoridade Tributária seria de 75%. Mas, se o cancelamento fosse autorizado para além do prazo de um ano, o reembolso seria de apenas 25%.

No processo, são testemunhas vários os funcionários do IMT.

Comments

Leave a Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

5 × 5 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading…

Cuidado! Foram penhorados quase 89 mil veículos em Portugal

Cuidado! Foram penhorados 89 mil veículos em Portugal

Lista dos locais onde vão estar os Radares de Velocidade da PSP para mês de Junho 2014

Lista de Radares de Velocidade da PSP para mês de Junho 2014