Carro da Google embate contra autocarro

Carro da Google embate contra autocarro. O Autonomous Vehicle da Google, foi dado como culpado num acidente de viação em que esteve envolvido. Trata-se de uma novidade, isto porque, é a primeira vez que tal acontece com um veículo de condução autónoma da Google em que é culpado, isto porque, os veículos de condução autónoma da Google, já estiveram envolvidos em acidentes de viação, mas, sem que a responsabilidade lhes tenha sido imputada.

Tudo aconteceu no último dia dos Namorados, em Mountain View, nos EUA, quando um veículo de condução autónoma da Google, embateu num autocarro, isto porque, o Autonomous Vehicle estava a tentar desviar-se de um obstáculo.

Em conformidade com o relatório divulgado pelo Departamento norte-americano de Veículos Motorizados, o automóvel, um Lexus SUV, tentou virar à direita mas apercebeu-se que a rua estava parcialmente bloqueada por sacos de areia. Ao tentar desviar-se, acabou por embater com um autocarro que seguia no centro da via com quinze passageiros a bordo.

Resultado prático deste acidente de viação, ninguém ficou ferido e a Google decidiu ajustar o seu software para prevenir que incidentes como este não volte acontecer no futuro. Segundo a Google, o sistema percebeu que o autocarro se aproximava, mas “pensou que o autocarro pararia e lhe cederia a passagem” porque se encontrava à frente deste. “É vital desenvolvermos competências avançadas que respeitem não só as regras de trânsito, mas também o que normalmente acontece numa estrada”, garantiu a empresa que, no entanto, fez questão de salientar que o acidente que ocorreu com este automóvel foi resultado de um “tipo de mal-entendido que acontece todos os dias nas ruas entre condutores humanos”.

Pode ver a participação deste acidente de viação.

Vídeo

Booking.com