in

Velas de Plasma! Sabe o que são e como funcionam?

Velas de Plasma! Sabe o que são e como funcionam?

Designadas por, Velas de Plasma e também por ACIS de “Advanced Corona Ignition System” , estas não só prometem maior durabilidade como mais eficiência ao nível dos consumos, nos motores a gasolina, colocando-os ao nível dos consumos que se alcançam nos motores diesel.

O sistema denominado por Corona, utiliza um campo eléctrico de elevada energia e de alta frequência para que assim possa produzir uma ionização repetida e controlada, desencadeando um “vapor” de iões que acelera a mistura e a inflama. De seguida, este “plasma de iões” irradia sob a forma de coroa a partir de um ponto, podendo ter um diâmetro de 30 a 40 mm.

Com este sistema consegue-se uma ignição mais rápida da mistura e por consequência uma queima mais eficiente. O resultado é que, a ignição é documentada como tão rápida e controlada quanto possível, sem ser verdadeiramente uma explosão, isto é, normalmente a faísca de uma vela dura entre dois a três milissegundos, enquanto o feixe de iões da Corona brilha 100 a 200 microssegundo.

Esta maior aceleração da ignição, é divida ao facto de esta ocorrer em diferentes áreas da câmara de combustão simultaneamente, permitindo assim, atrasar o momento de ignição para mais perto do ponto morto superior, alcançando assim maior eficiência. Depois, outro dado e muito importante é a que o controlo da detonação é extremamente eficiente e assim obter taxas de compressão muito elevadas de 14:1 para motores atmosféricos e 12:1 para motores com turbo.

Outro benefício prende-se com o rendimento termodinâmico do motor, com estas velas o seu rendimento é elevado.

Foram realizados testes e estes revelaram que num motor 1.6 turbo ocorre uma redução de dez por cento.

Comments

Leave a Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

eleven − ten =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading…

Escândalo! Via Verde pode vir a ser obrigatória para todos os condutores

Escândalo! Via Verde pode vir a ser obrigatória para todos os condutores

Polémico! Falsos carros verdes. Fabricantes de carros falseiam valores das emissões de CO2

Polémico! Falsos carros verdes. Fabricantes de carros falseiam valores das emissões de CO2