Menu
in

Velas de Plasma! Sabe o que são e como funcionam?

Velas de Plasma! Sabe o que são e como funcionam?

Designadas por, Velas de Plasma e também por ACIS de “Advanced Corona Ignition System” , estas não só prometem maior durabilidade como mais eficiência ao nível dos consumos, nos motores a gasolina, colocando-os ao nível dos consumos que se alcançam nos motores diesel.

O sistema denominado por Corona, utiliza um campo eléctrico de elevada energia e de alta frequência para que assim possa produzir uma ionização repetida e controlada, desencadeando um “vapor” de iões que acelera a mistura e a inflama. De seguida, este “plasma de iões” irradia sob a forma de coroa a partir de um ponto, podendo ter um diâmetro de 30 a 40 mm.

Com este sistema consegue-se uma ignição mais rápida da mistura e por consequência uma queima mais eficiente. O resultado é que, a ignição é documentada como tão rápida e controlada quanto possível, sem ser verdadeiramente uma explosão, isto é, normalmente a faísca de uma vela dura entre dois a três milissegundos, enquanto o feixe de iões da Corona brilha 100 a 200 microssegundo.

Esta maior aceleração da ignição, é divida ao facto de esta ocorrer em diferentes áreas da câmara de combustão simultaneamente, permitindo assim, atrasar o momento de ignição para mais perto do ponto morto superior, alcançando assim maior eficiência. Depois, outro dado e muito importante é a que o controlo da detonação é extremamente eficiente e assim obter taxas de compressão muito elevadas de 14:1 para motores atmosféricos e 12:1 para motores com turbo.

Outro benefício prende-se com o rendimento termodinâmico do motor, com estas velas o seu rendimento é elevado.

Foram realizados testes e estes revelaram que num motor 1.6 turbo ocorre uma redução de dez por cento.

Leave a Reply

Exit mobile version