Um turbo por cilindro. Novo motor patenteado

Já foi patenteado um novo motor que tem um turbo por cilindro

Novo motor. Um turbo por cilindro

Um turbo por cilindro. Novo motor patenteado. Já foi patenteado um novo motor que tem um turbo por cilindro.

Este novo motor que tem a particularidade de ter um turbo por cilindro foi desenvolvido por Jim Clarke, um antigo engenheiro da Ford.

Segundo Jim Clarke, este motor garante que o binário será alcançado de uma forma quase instantânea. Garante também que, um motor equipado com um turbo por cilindro vai praticamente eliminar o efeito “turbo lag”.

Jim Clarke, não é um desconhecido destas andanças. Até porque Jim Clarke foi o responsável pelo desenvolvimento dos poderosos motores V6 e V8 Duratec da oval azul.

Este motor que acaba de patentear não é uma ideia exclusivamente sua, isto porque foi criada em conjunto com Dick Fotsch, antigo responsável pela área dos propulsores nas empresas Navistar e Kohler.

A aplicação de um turbo por cilindro é a obtenção de forma quase instantânea do binário máximo do motor.

Tal como se pode ver na imagem, seriam utilizados dois módulos de acelerador e um turbo individual para cada cilindro. Isto vai permitir a entrada mais rápida do ar do que nos motores de combustão interna tradicionais.

Para além de outros benefícios, a colocação mais próxima das válvulas de escape e a consequente redução do “turbo lag”.

Depois, a forma como este motor foi pensado, um tubo por cilindro, implica também nas suas dimensões, ou seja, um motor mais pequeno.

Por enquanto estamos só na ideia patenteada e mesmo sabendo que tem potencial é preciso saber como iria funcionar em motores reais.

Booking.com