Um turbo por cilindro. Novo motor patenteado. Já foi patenteado um novo motor que tem um turbo por cilindro.
Este novo motor que tem a particularidade de ter um turbo por cilindro foi desenvolvido por Jim Clarke, um antigo engenheiro da Ford.
Segundo Jim Clarke, este motor garante que o binário será alcançado de uma forma quase instantânea. Garante também que, um motor equipado com um turbo por cilindro vai praticamente eliminar o efeito “turbo lag”.
Jim Clarke, não é um desconhecido destas andanças. Até porque Jim Clarke foi o responsável pelo desenvolvimento dos poderosos motores V6 e V8 Duratec da oval azul.
Este motor que acaba de patentear não é uma ideia exclusivamente sua, isto porque foi criada em conjunto com Dick Fotsch, antigo responsável pela área dos propulsores nas empresas Navistar e Kohler.
A aplicação de um turbo por cilindro é a obtenção de forma quase instantânea do binário máximo do motor.
Tal como se pode ver na imagem, seriam utilizados dois módulos de acelerador e um turbo individual para cada cilindro. Isto vai permitir a entrada mais rápida do ar do que nos motores de combustão interna tradicionais.
Para além de outros benefícios, a colocação mais próxima das válvulas de escape e a consequente redução do “turbo lag”.
Depois, a forma como este motor foi pensado, um tubo por cilindro, implica também nas suas dimensões, ou seja, um motor mais pequeno.
Por enquanto estamos só na ideia patenteada e mesmo sabendo que tem potencial é preciso saber como iria funcionar em motores reais.