Tecnologia nos Automóveis, quais são e para que servem?

Sistema de Assistência Activa à Visão Nocturna

Tecnologia nos Automóveis, quais são e para que servem? Sistema de Assistência Activa à Visão Nocturna

Tecnologia nos Automóveis, quais são e para que servem? Sistema de Assistência Activa à Visão Nocturna.

No segundo terceiro sobre tecnologia automóvel falamos sobre o dispositivo que lê os sinais de trânsito e que veio a revelar-se numa ferramenta de grande utilidade para o condutor, principalmente para os mais distraídos.

Hoje é o quarto artigo sobre tecnologia automóvel e vamos falar sobre o dispositivo de Visão Nocturna. Trata-se de um sistema que melhora as condições de condução nocturna. O sistema avisa o condutor da presença de pessoas, animais e obstáculos na estrada. Sendo que o sistema funciona sempre que o simples recurso às lâmpadas dos carros não é suficiente.

Então como é que funciona este sistema?

Trata-se de um sistema que é apresentado de duas formas. O primeiro utiliza uma câmara de infravermelhos (utilizado pela Mercedes-Benz) em que o projector utiliza luzes invisíveis para o olho humano. O segundo recorre ao uso de uma câmara térmica (utilizado pela BMW) e que capta o calor dos corpos existentes na estrada.

Os modelos que utilizam esta tecnologia são, o Audi A6, A7 e A8, Mercedes-Benz Classe E, S, CSL e CL e o BMW Série 5, 6 e 7.

No entanto, entendemos que esta tecnologia tem muita utilidade para quem conduz habitualmente em estradas secundárias e de pouca iluminação. Contudo, o preço destes dois sistemas variam entre os 1500€ e os 3000€ . Tornando-se assim num factor de decisão negativo, tendo em conta a pouca utilização que tem.

Booking.com