in

Tecnologia nos Automóveis, quais são e para que servem? Leitor de Sinais de trânsito de velocidade máxima

Tecnologia nos Automóveis, quais são e para que servem Leitor de Sinais de trânsito de velocidade máxima

No segundo artigo falamos sobre uma tecnologia muito útil para o condutor no que diz respeito à condução periférica do automóvel, estamos a falar do Sensor de ângulo Morto. No artigo de hoje vamos falar de uma tecnologia que lê os sinais de trânsito, tornando-se numa ferramenta de grande utilidade para o condutor, principalmente para o mais distraído.

São diversos os factores que fazem com que os condutores não prestem a devida atenção aos sinais de trânsito. Desde a confusão do trânsito à movimentação desconcertante dos peões e a bordo a confusão que pode ser gerada por exemplo pelos filhos, são alguns dos factores que podem levar o condutor à distracção total e ao desrespeito pela regra que determinado sinal obriga, podendo comprometer desta forma a segurança de quem circula na via pública, seja veículo automóvel ou transeunte bem como a sua e de quem transporta.

Isto posto, para que serve esta tecnologia? A resposta é óbvia, para avisar o condutor da presença de sinais de trânsito. Mas, não são todos os sinais de trânsito, o sistema só lê os sinais que limita a velocidade máxima permitida. Este sistema faz a leitura dos limites de velocidade na estrada em que estamos a circular e num display colocado no painel de instrumentos apresenta o limite de velocidade máximo a que pudemos circular nessa mesma estrada.

O sistema utiliza uma câmara que está instalada no retrovisor interior do carro e esta procura identificar os sinais de trânsito e cruza a informação recebida com os dados da navegação.

Os modelos que utilizam esta tecnologia são, o Audi A6, A7, A8, Q5, Ford Focus, Mercedes-Benz Classe C, CLS, S, SL e SLK e ML; Opel Astra e Insignia; VW Phaeton.

Esta tecnologia é muito útil porque o sistema chama atenção para a velocidade máxima permitida na via em que circula e tem utilidade não só na vertente segurança como também na vertente ecológica.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

17 + 20 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading…

Lisboa! Apresentação Mundial Renault Zoe

Lisboa! Apresentação Mundial Renault Zoe

Presidente do EUA fica sem carro! Carro presidencial de Barack Obama rebocado em Israel

Presidente do EUA fica sem carro! Carro presidencial de Barack Obama rebocado em Israel