Menu
in

Tecnologia nos Automóveis, quais são e para que servem? Leitor de Sinais de trânsito de velocidade máxima

Tecnologia nos Automóveis, quais são e para que servem Leitor de Sinais de trânsito de velocidade máxima

No segundo artigo falamos sobre uma tecnologia muito útil para o condutor no que diz respeito à condução periférica do automóvel, estamos a falar do Sensor de ângulo Morto. No artigo de hoje vamos falar de uma tecnologia que lê os sinais de trânsito, tornando-se numa ferramenta de grande utilidade para o condutor, principalmente para o mais distraído.

São diversos os factores que fazem com que os condutores não prestem a devida atenção aos sinais de trânsito. Desde a confusão do trânsito à movimentação desconcertante dos peões e a bordo a confusão que pode ser gerada por exemplo pelos filhos, são alguns dos factores que podem levar o condutor à distracção total e ao desrespeito pela regra que determinado sinal obriga, podendo comprometer desta forma a segurança de quem circula na via pública, seja veículo automóvel ou transeunte bem como a sua e de quem transporta.

Isto posto, para que serve esta tecnologia? A resposta é óbvia, para avisar o condutor da presença de sinais de trânsito. Mas, não são todos os sinais de trânsito, o sistema só lê os sinais que limita a velocidade máxima permitida. Este sistema faz a leitura dos limites de velocidade na estrada em que estamos a circular e num display colocado no painel de instrumentos apresenta o limite de velocidade máximo a que pudemos circular nessa mesma estrada.

O sistema utiliza uma câmara que está instalada no retrovisor interior do carro e esta procura identificar os sinais de trânsito e cruza a informação recebida com os dados da navegação.

Os modelos que utilizam esta tecnologia são, o Audi A6, A7, A8, Q5, Ford Focus, Mercedes-Benz Classe C, CLS, S, SL e SLK e ML; Opel Astra e Insignia; VW Phaeton.

Esta tecnologia é muito útil porque o sistema chama atenção para a velocidade máxima permitida na via em que circula e tem utilidade não só na vertente segurança como também na vertente ecológica.

Leave a Reply

Exit mobile version