in

Sinistros. Companhias de seguros são beneficiadas pelos peritos

Grave é o facto de os Peritos terem pouca ou nenhuma formação e beneficiarem seguradoras na análise dos acidentes

Nos sinistros as Companhias de seguros são beneficiadas pelos peritos

Sinistros. Companhias de seguros são beneficiadas pelos peritos. Grave é o facto de os Peritos terem pouca ou nenhuma formação e beneficiarem seguradoras na análise dos acidentes.

Ser vítima de um sinistro, seja ele automóvel ou outro, já é penalizador que chegue. Mas, ser prejudicado por uma peritagem efetuada por peritos que não têm formação, e que por falta dessa formação, acabam por beneficiar os interesses das Companhias de Seguros, é bem mais penalizador para os lesados.

Para o Automoveis-Online, esta notícia, avançada pelos mais diversos órgão de Comunicação Social, em especial o Jornal de Notícias e o Sábado, não é novidade nenhuma. Aliás, sabendo que a probabilidade de isto acontecer a equipa de redação do Automoveis-Online escreveu diversos artigos que visam alertar os leitores para os meandros da resolução de sinistros. Neste caso, sinistro automóvel.

Entre esses artigos chamamos a sua especial atenção para os seguintes artigos:

Estes são apenas alguns dos muitos artigos que a nossa equipa de redação produziu e partilhou gratuitamente consigo. Ao aceder ao nosso separador, Jurídica, terá acesso a muito mais informação que lhe poderá ser importante. A informação que produzimos e partilhamos é 100% gratuita e não prestamos assessoria jurídica. Se é assessoria jurídica que procura e precisa, o Automoveis-Online recomenda a contratação de um advogado.

Como já dissemos atrás, a partilha de informação é gratuita. A única coisa que pedimos aos nossos leitores é um gosto na nossa página de Facebook. Subscrevam a nossa newsletter e partilhem o Automoveis-Online com a vossa rede de amigos.

Câmara Nacional de Peritos Reguladores

A questão de que os peritos estão a beneficiar as companhias de seguros, não se prende com o facto de estes o fazerem com consciência de que o estão a fazer, se assim fosse, estes estariam a praticar um crime. O que está em causa é o facto de os peritos não terem a formação devida e por esse motivo podem estar a beneficiar as companhias de seguros, aquando a análise de sinistros.

Quem o diz é a Câmara Nacional de Peritos Reguladores, que teme que a independência das peritagens aos acidentes de viação esteja em causa devido à falta de formação dos peritos que analisam os sinistros, beneficiando as seguradoras e prejudicando os direitos dos lesados. A profissão de perito e regulador de sinistros não exige qualquer formação ou carteira profissional e nem sequer esta regulada por uma entidade autónoma.

Declarações de Rui de Almeida (Presidente CNPR) e Manuel da Silva Castro (Presidente CA)

Ao Jornal de Notícias, o presidente da CNPR, Rui de Almeida, e o presidente do Colégio Automóvel do mesmo organismo, Manuel da Silva Castro, defenderam a criação de uma entidade certificadora de competências, alegando que o Governo está a demorar a implementar a medida.Actualmente, qualquer pessoa, independentemente da sua competência ou perfil para o cargo, pode ser perito, bastando que as empresas de peritagens, a que a maioria das seguradoras recorre para lhes prestar serviços, ou a própria seguradora, decida contratá-los, com todos os constrangimentos que daí resultam, nomeadamente no que toca à independência“, explicou Silva Castro.

Os responsáveis esperam que o Governo atribua mais competências à CNPR, visto que actualmente esta “nada pode fazer, porque não está oficialmente regulamentada a sua competência para certificar os peritos e as empresas de peritagens são livres de contratarem quem querem e nas condições que querem”.  Os responsáveis recordam que as seguradoras estão livres de recorrer a quem lhes garanta maior benefício económico e que, tal situação, coloca os direitos dos segurados em causa.

Fonte: Sábado

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

nineteen − 14 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading…

Já pensou como os travões do seu carro funcionam?

Já pensou como os travões do seu carro funcionam?

Rali Serras de Fafe 2019

Rali Serras de Fafe 2019