Petição pública para a suspensão do pagamento do IUC

Stands obrigados ao encerramento por Decreto Lei continuam a pagar IUC

Petição pública para a suspensão do pagamento do IUC

Petição pública para a suspensão do pagamento do IUC. Stands obrigados por Decreto Lei ao encerramento das empresas e dos estabelecimentos continuam a ter de pagar o IUC.

No passado dia 18 de março foi decretado o Estado de Emergência pelo Presidente da República tendo, através do Decreto-lei n.º 14-A/2020, obrigado os Stands de comércio de automóveis, usados, semi-novos e novos a encerrar a sua actividade. Surgiu, nas redes sociais, uma petição pública que pede a suspensão do pagamento do IUC para as empresas e profissionais afectados pelas medidas impostas no Decreto-Lei acima referido.

Esta petição, surge depois de algumas entidades, umas ligadas a sector automóvel e outras não, terem feito chegar, pelos mais diversos canais, algumas propostas para ajudar este sector de actividade, entre as quais a suspensão do pagamento do IUC.

Apoie esta Petição. Assine e divulgue por todo o seu circulo de amigos. Todos juntos podemos salvar Portugal. O seu apoio é muito importante.

Assine esta Petição Pública – SUSPENSÃO DO PAGAMENTO DO IMPOSTO ÚNICO AUTOMÓVEL (IUC) PARA STAND’S DE COMÉRCIO DE AUTOMÓVEIS

Acontece que essas propostas, como sempre, caíram em saco roto, pois nem o Sr. Secretário Estado, nem o Ministro da economia tomaram as devidas acções para que esta medida fosse aplicada. Provavelmente estão mais preocupados com os festejos do 25 de Abril na Assembleia da República.

Como é do conhecimento de muitos dos nossos leitores e dos políticos em geral, o sector automóvel está nos cinco primeiros mais importantes da actividade económica portuguesa. Aliás, é, para a economia portuguesa, pelos inúmeros impostos que paga, a galinha dos ovos de ouro. O que temos ouvido todos os dias, é que é preciso ajudar o Turismo, a Restauração, Cabeleireiros e outros serviços ou sectores, com o que concordamos e apoiamos. Mas para o sector automóvel nem uma única palavra, presumimos que seja porque neste sector 95% das empresas são micro, pequenas, médias e grandes empresas. Ou seja, empresas familiares e por essa razão não são um poiso para onde os políticos possam ir depois de terminar o seu mandato político.

Os problemas do sector

Neste momento, para o sector automóvel, no segmento comércio de automóveis usados e semi-novos, o problema é gigantesco, tais como os relatados no nosso artigo, “Stands de Automóveis fechados por Decreto Lei”.

Entre eles, a hiper desvalorização dos seus stocks, que desvalorizam naturalmente pelo espaço de tempo que se demora a vender um veículo, agravado pelo encerramento obrigatório, mais o retrocesso da economia, associado a práticas agressivas de redução de preços que algumas empresas fornecedoras de automóveis, irão desvalorizar e ajudar ainda mais a falir estas empresas.

Banca Rota

Todos estes factores em conjunto, atiram praticamente para a banca rota mais de 60% do comércio automóvel em Portugal. Se a tudo isto juntarmos a obrigatoriedade de estas empresas estarem fechadas, privadas de vendas e terem de pagar IUC’s que o valor médio anda na ordem de 170€ a unidade e que cada ponto de venda tem em média 20 carros em stock e realiza cerca de 100 vendas anuais, o descalabro é ainda maior.

Assim, o Automoveis-Online junta-se à APDCA, ACAP, ANECRA, PDR – Partido Democrático Republicano e outros, na defesa deste importante sector de actividade.

Toda a equipa do Automoveis-Online já assinou a Petição Pública e convida a todos os seus leitores a fazer o mesmo. Quanto mais não seja, para ajudar a que famílias inteiras não fiquem no desemprego e abram falência.

Apoie esta Petição. Assine e divulgue por todo o seu circulo de amigos. Todos juntos podemos salvar Portugal. O seu apoio é muito importante.

Assine esta Petição Pública – SUSPENSÃO DO PAGAMENTO DO IMPOSTO ÚNICO AUTOMÓVEL (IUC) PARA STAND’S DE COMÉRCIO DE AUTOMÓVEIS.

Obrigado a todos. Partilhe e siga-nos no Facebook e fique a par de todas as novidades. Obrigado. ツ