Carregar carro eléctrico na garagem do condomínio

Tudo o que precisa de saber sobre carregamento de automóveis eléctricos em garagem de condomínio está aqui.

Carregar carro eléctrico na garagem do condomínio

Carregar carro eléctrico na garagem do condomínio. Tudo o que precisa de saber sobre carregamento de automóveis eléctricos em garagem de condomínio está aqui.

Se vai ou já comprou carro eléctrico e mora num prédio com garagem de condomínio e pretende carregar a sua viatura eléctrica dentro dessa garagem, este artigo é para si.

Para aqueles que já participaram em reuniões de condomínio, sabem muito bem da importância deste artigo. Pois estas reuniões conseguem, por vezes, ser um enorme pesadelo. Por vezes são precisas imensas reuniões para se conseguir obter o entendimento entre pessoas que, ainda que partilhem o mesmo espaço, não têm qualquer ponto em comum.

Por esta razão, antes de comprar um carro eléctrico ou de o estacionar no lugar que lhe foi reservado na garagem e de o ligar à tomada, siga as nossas indicações para evitar problemas.

Vamos passo a passo informá-lo das boas práticas para poder estacionar e carregar o seu veículo eléctrico no lugar de estacionamento que lhe está destinado.

Informar os seus vizinhos

O primeiro passo e talvez o mais importante de todos é o de informar os seus vizinhos que vai comprar ou já comprou um carro eléctrico e que pretende instalar no seu lugar de estacionamento o dispositivo para o carregamento eléctrico do mesmo. Comprar o carro e deixar isso para depois, pode ser má ideia. É importante deixar claro que os custos, quer a instalação da torre de carregamento eléctrico, quer os carregamentos em si, são todos custeados por si.

Instalação da torre de carregamento eléctrico

Não existem restrições, quanto à possibilidade de instalação de torres de carregamento ou tomadas elétricas, em espaço de utilização comum, como é o caso dos condomínios. Contudo, antes de avançar para a instalação, observe os requisitos técnicos, estabelecidos pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), para locais comuns do edifício.

Esses requisitos técnicos podem ser observados no Guia Técnico das Instalações Eléctricas Para Alimentação de Veículos Eléctricos. Este guia dispõe de toda a informação e parâmetros necessários para proceder à instalação de um ponto de carregamento.

De salientar que a instalação poderá ser facilitada em edifícios cuja construção seja posterior a 2010. Já nos prédios de construção anterior a essa data, a instalação de um ponto de carregamento necessitará sempre da aprovação por parte dos condóminos.

Informe o condomínio

Pretende carregar o seu veículo eléctrico de de dia ou de noite? Se a resposta é sim, então deve começar por colher todas as informações necessárias acerca da instalação e assim que tiver garantida a possibilidade de ser instalado um ponto de carregamento, faça uma comunicação à administração do condomínio sobre essas suas intenções. Note, a comunicação à administração de condomínio ter de ser feita por escrito. De preferência em carta registada e com uma antecedência mínima de trinta dias face à data da futura instalação.

A instalação é paga por quem? 

Se a torre de abastecimento for para carregamento individual / pessoal, todas as despesas são por sua conta. Contudo, se condomínio propor a instalação de uma torre de carregamento coletivo, os custos são suportados pelo condomínio.

Os carregamentos são pagos por quem? 

Em primeiro lugar, o custo do carregamento é sempre de quem carrega o carro. Mas que assim seja, o ideal é que cada ponto de carregamento disponha de um contador autónomo relativo a cada fração do proprietário que utiliza e carrega o veículo eléctrico.

Alguns fornecedores de energia já possuem soluções para estes casos específicos. Dando o exemplo da mais conhecida, a EDP, existe a possibilidade de instalar uma wallbox. Esta permite carregamentos entre duas e cinco horas.

As soluções para condomínios que tenha um carregador montado, a EDP fornece um módulo que identifica e controla os acessos ao carregador. Permitindo assim um rápido e fácil acerto de contas entre morador e o condomínio.

Obrigado a todos. Partilhe e siga-nos no Facebook e fique a par de todas as novidades. Obrigado. ツ