Os carros mais roubados, TOP 10 dos carros mais roubados

Vai comprar carro? Então fique a saber quais são os carros, as marcas e modelos mais furtados

Veículos Roubados. TOP 10 dos carros mais roubados na Europa. Vai comprar carro? Então fique a saber quais são os carros, as marcas e modelos mais furtados da Europa.

Ao escrever este artigo, não o queremos assustar. Mas, é importante que saiba quais são as marcas e modelos que são mais interessantes para os ladrões e com isso, redobrar a sua atenção no momento em que vai comprar um automóvel. Deixamos no fim deste artigo um vídeo que apesar de ter sido gravado nos EUA, é demonstrativo de como é muito fácil roubar um veículo e coloca-lo novamente no mercado.

Existem algumas dicas para que não se deixe enganar com facilidade. Faça compra do seu futuro carro usado com a máxima segurança possível.

Quando estiver a ver a viatura, pergunte ao vendedor pela documentação da viatura, veja se o número de chassis que tem no documento, condiz com o número que está na chapa oval do carro. A chapa oval é a chapa que o construtor crava no chassis do carro e é o local que contém todos os dados referentes a essa viatura. Essa chapa, pode-se localizar no compartimento do motor, áreas envolventes, pilares dianteiros ou traseiros, por de baixo do banco do passageiro e na bagagem.

Verifique se há indícios de viciação dessa chapa, ou seja, se ela apresenta indícios de que foi mexida ou afixada novamente.

Não decida a compra na hora, mesmo que seja o melhor negócio que encontrou, deixe para o dia seguinte a decisão. O objectivo é pegar na matrícula do carro e fazer uma despistagem junto das autoridades competentes, ou seja, junto da PSP – Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana – GNR, Polícia Judiciária – PJ e Instituto de Seguros de Portugal e verificar se essa viatura se encontra registada nas listas de veículos roubados.

Na conservatória do registo automóvel, verifique se existem pendentes penhoras registadas nessa viatura. Atenção, não confundir penhora com hipoteca, são coisas bem diferentes. Neste processo, consultem o nosso artigo, “Penhora de automóveis! Saiba como comprar carro sem penhora“, para ficar a saber a melhor forma de proceder. 

Nas finanças, verifique se essa viatura tem IUC‘S por pagar e se os tem, quantos são e que coimas estão associadas.

Depois, existem outras dicas, mas, são de maior complexidade, uma vez que estão associadas à componente automóvel e normalmente só um profissional do sector com muitos anos de experiência consegue detectar situações fraudulentas. Assim sendo, recomendamos que leve sempre um profissional do sector consigo para observar o veículo.

Agora que já sabe um pouco mais sobre este mundo complicado, que é o sector automóvel, deixamos-lhe a lista dos carros mais roubados e não se esqueça, quando comprar o carro, negoceie a oferta de um alarme.

Os dados que lhe apresentamos abaixo, resultam de uma amostra de cerca de 20 milhões de veículos, colhida junto de 15 companhias de seguros e bancos.

Lista dos 10 carros mais roubados da Europa:

  1. Marca | Renault
    Modelo | Twingo
    O Renault Twingo está no topo da lista, com 215 carros roubados por cada 10 mil veículos vendidos. Isto resulta, em virtude da sua fraca resistência ao roubo, que associada à crescente procura de peças no mercado negro, faz deste veículo o mais roubado.
  2. Marca | Smart
    Modelo | ForTwoApesar de aparecer no segundo lugar, este, partilha o primeiro lugar com o Renault Twingo, uma vez que apresenta os mesmos números e as mesmas razões para o roubo.
  3. Marca | BMW
    Modelo | X6Em terceiro lugar, temos o BMW X6 com 157 veículos roubados a cada 10 mil veículos vendidos. Apesar de estes automóveis possuírem equipamentos de topo no que, à segurança contra roubo, diz respeito, estes são muito procurados, em especial para satisfazer mercados externos, como o mercado Africano e Asiático onde o controlo de carros roubados ainda é fraco.
  4. Marca | Mini
    Modelo | CountrymanA quarta posição ficou para a germânica Mini, com 153 carros roubados em cada 10 000 veículos vendidos. Os motivos estão associados quer à venda no mercado negro de automóveis usados nos mercados Africano e Asiático e no mercado de peças usadas.
  5. Marca | BMW
    Modelo |  Série 199Este modelo da marca germânica conta com 125 carros roubados a 10 000 veículos vendidos. Os motivos estão associados quer à venda no mercado negro de automóveis usados nos mercados Africano e Asiático e no mercado de peças usadas.
  6. Marca | Renault
    Modelo | Megane
    Apesar de no início terem vindo a ser um dos veículos mais procurados, o Renault Megane conta com 91 carros roubados por cada 10 mil veículos vendidos. O número de viaturas roubadas tem vindo a decrescer, para isso contribuiu o aumento de viaturas vendidas e por apenso o custo de produção de peças baixou, deixando em certos casos, ser interessante a compra de peças usadas para este modelo.
  7. Marca | BMW
    Modelo | X5
    Este modelo da alemã BMW, conta com 86 carros roubados por cada 10 mil veículos vendidos. Tal como no BMW X6, o X5 conta com equipamentos de topo no que, à segurança contra roubo, diz respeito, estes são muito procurados, em especial para satisfazer mercados externos, como o mercado Africano e Asiático onde o controlo de carros roubados ainda é fraco.
  8. Marca | Citroen
    Modelo | C8O Citroen C8 conta com 85 carros roubados a cada 10 mil veículos vendidos. A procura destes carros pelos ladrões, reside no facto de haver bastante procura de peças no mercado negro de peças usadas.
  9. Marca | Citroen
    Modelo | DS3
    Este é um dos modelos que teve um crescimento brutal, passou da posição 50 para a 9 posição e isso deve-se ao facto do crescimento de vendas que este modelo teve. Hoje o Citroen DS3, conta com 84 carros roubados por cada 10 mil veículos vendidos. Este modelo é muito roubado também porque, uma única chave obtida por infiltração na base de dados de informações do grupo PSA, permite de roubá-lo com grande facilidade.
  10. Marca | Volkswagen
    Modelo | Scirocco
    O Volkswagen Scirocco conta com 83 carros roubados por cada 10 000 veículos vendidos. A principal razão é o elevado preço que as suas peças têm no mercado de peças novas e usadas e uma procura elevada.

Vídeo