Opel Karl, Citroën C1 ou Volkswagen Up. Qual é o melhor citadino?

Vai comprar um carro citadino? Este artigo é para si.

Opel Karl, Citroën C1 ou Volkswagen Up. Qual é o melhor citadino? Vai comprar um carro citadino? Este artigo é para si.

Opel Karl, Citroën C1 ou Volkswagen Up. Qual é o melhor citadino? É com a classe dos veículos citadinos que o Automoveis-Online (AO) inaugura a rubrica, Comparativos Auto. Escolhemos o segmento dos veículos citadinos, porque está directamente associado aos condutores jovens, ou seja, aqueles que têm menos experiência nestas andanças e porque estes, são o público-alvo definido para este segmento de mercado. Para este Comparativo Auto, o AO escolheu para analisar, os três principais modelos, o Volkswagen Up, o Opel Karl e o Citroën C1.

Tendo em conta que, o público-alvo definido para este segmento é jovem e o seu poder de compra é relativamente baixo,  é perfeitamente compreensível que estes modelos, são mais modestos, económicos e representam um grande volume de vendas. Tendo em conta que, as suas margens negociais, são extremamente reduzidas, os construtores, têm vindo a estabelecer parcerias, no sentido da partilha de plataformas, motores  e outros componentes, com o propósito de obter uma considerável redução nos custos de produção.

Um carro citadino por norma está reduzido ao essencial e, neste caso o Citroën C1 e o Volkswagen Up são semelhantes, quer nas suas dimensões externas, quer no pormenor das janelas das portas traseiras, que só abrem em compasso. Já o Opel Karl, numa tentativa de fugir ao estereotipo de carro despido de qualidade, a falta desta, não é assim tão evidente.

Na sua construção, a Opel, para o modelo Karl, utilizou a nova plataforma da GM. O modelo vem equipado com 5 portas, utiliza um motor 1.0 a debitar de 75 cv de potência máxima, semelhante ao que é utilizado no Opel Corsa e Opel Adam. No entanto, o motor é consome menos combustível, tem uma manutenção mais fácil e económica,  não dispõe de turbocompressor, não utiliza injecção direta e não utiliza o veio de equilíbrio. Mas, durante o seu lançamento será oferecido o Pack Style, que inclui faróis de nevoeiro com luz curva, alerta de saída de faixa e jantes de aço de 15’’.

Tal como o Opel Karl, o Volkswagen Up, está equipado com um motor 1.0cc a debitar 75 cv de potência máxima, assim como o Citroën C1, mas este último só debita 68 cv de potência máxima. No entanto, é importante salientar que os motores dos três modelos que comparamos, são todos de três cilindros e utilizam caixas  de velocidades manuais de cinco relações.

Como seria natural, em todos os modelos, observamos, pontos fortes e pontos fracos, caso contrario, este artigo não era um Comparativo Auto.

Na segurança, o vencedor é Citroën C1 1.0 VTI Feel, isto porque, o modelo vem equipado com avisador de saída de faixa de rodagem e avisador de colisão frontal. Por sua vez o Opel Karl fica em segundo lugar do pódio visto só ter o avisador de saída de faixa de rodagem, enquanto que o Volkswagen Up acaba por ser penalizado, visto não ter nenhum tipo de dispositivo de segurança do género.

O Citroën C1 apresenta um ponto negativo na pintura do capot pelo facto do interior não ser pintado. Em questões de garantia o Opel Karl ganha pontos oferecendo 5 anos ao contrário dos 2 anos oferecidos pela concorrência.

Relativamente ao volume da mala, o Volkswagen Up surpreende com um fundo de mala ajustável em altura. O Opel, quando rebate o banco traseiro consegue um volume de bagageira de 40/60, contra os 50/50 dos concorrentes. Esta vantagem deve-se ao facto de a lotação máxima do Opel ser de cinco passageiros, enquanto o Citroën C1 e o Volkswagen Up só tem lotação para quatro pessoas. Ainda referindo o espaço interior, o Opel Karl oferece mais espaço para as pernas no banco traseiro, o Citroën C1 é mais largo e o Volkswagen Up é mais alto.

Tal como já referimos neste artigo, numa tentativa de demonstrar mais qualidade, o Opel tem o interior forrado a plástico e sem chapa à vista ao contrários dos outros dois. O interior do Volkswagen inspira confiança e o Citroën é claramente o que apresenta os materiais com maior simplicidade mas que contrastam com o estilo mais ousado do tablier.

Quanto ao nível do equipamento, quer a bordo, quer de exterior, o Citroën é o veículo que mais oferece ao cliente. A versão testada tinha vidros traseiros escurecidos, jantes em liga leve e o Pack Clima Auto. Este Pack inclui o Ar condicionado automático, sensor de luminosidade, enquanto no Volkswagen se destaca apenas o sistema multimédia com monitor amovível. O Opel é o mais pobre nesta categoria, quer extras, terá de os pagar à parte.

Quanto à posição de condução, o Citroen C1 oferece pouco apoio lateral, a base do banco é muito curta e a altura do volante é muito pequena. O Vw Up permite uma condução mais confortável e o Opel Karl, apresenta um exagerado apoio lombar que não permite ajuste e é um pouco duro.

Em termos de insonorizarão o melhor é Opel Karl, seguindo-se o Vw Up e por último o Citroen C1, onde o típico barulho dos cilindros, se fazem sentir no habitáculo, fazendo vibrar a estrutura.

Em regime de condução, para aquilo que foram concebidos, ou seja, condução citadina, o Opel Karl diferencia-se pela direção leve, enquanto o Citroen C1 requer mais esforço de braços. No Citroen C1, quer a caixa de velocidades quer os pedais, são menos precisos, obrigando a uma atenção redobrada por parte do condutor. Já o Vw Up, a percepção determina que, para os mesmos órgãos, está bem calibrado e suave. Relativamente à suspensão, o Citroen C1 e o Volkswagen Up acusam maior desconforto em mau piso e o Opel Karl destaca-se assemelhando-se a veículos de segmentos acima, ainda que um pouco duro.

Em termos de comportamento dinâmico, derivado ao seu chassis arrojado, o Opel Karl é bastante eficiente no comportamento em curva, bastante progressivo e liga fielmente o condutor à estrada, é um prazer conduzi-lo.

O Volkswagen Up, equipa com pneus demasiado estreitos, facto que limita a sua aderência ao piso e prejudica o seu comportamento curva, entrando rapidamente em subviragem e o C1 apresenta um comportamento em curva menos preciso alternando entre sub e sobreviragem, em função da posição do acelerador mas com transição brusca, os pneus estreitos também não ajudam!

Em violentas travagens, dos 120 Km/h aos 0 Km/h o Vw Up é o melhor dos três e o Opel Karl o pior, demonstrando uma diferença de 3 metros.

Quanto a consumos, o Opel Karl é o que mais consome, com meio litro a mais que os outros, ficando os três, mesmo assim, abaixo dos 6L/100Km e as emissões de CO2 dos três ficam abaixo dos 100 g/Km