in

O combustível que usa avariou o seu carro? Como vencer a gasolineira?

Como obrigar uma gasolineira a pagar os estragos causados no motor do seu carro.

O combustível que usa avariou o motor do seu carro? Sabe como vencer a gasolineira?

O combustível que usa avariou o seu carro? Como vencer a gasolineira? Este é o assunto que muitos consumidores gostariam de ver esclarecido, pois ao preço que os combustíveis se encontram nos dias de hoje é bom que tenham qualidade.

Este é um tema que muitos consumidores se questionam, principalmente quando acontece o dano. Alguma perguntas se colocam em torno deste tem, por exemplo:

“Abastecia o meu carro sempre no mesmo posto de abastecimento e tive um problema no sistema de injecção que a oficina atribui a responsabilidade pelo dano ao combustível de má qualidade. A reparação custou-me 2300€. Descobri que outro cliente do mesmo posto também teve problemas. Falei com o proprietário do posto de abastecimento e ele não assumiu a responsabilidade. Estou a pensar avançar para o Tribunal. Será que terei hipóteses de vencer de vencer esta causa?”

Pelo conhecimento que a equipa do Automoveis-Online conhece, esta questão está relacionada com a responsabilidade civil.

Como sabemos para existir responsabilidade é necessário a verificação de vários pressupostos, isto é, a violação de um direito ou interesse alheio, ilicitude, veículo de imputação do facto ao agente, dano e nexo de casualidade entre o facto e o dano. Tais pressupostos podem parecer simples de provar, mas não o são.

Em primeiro lugar o leitor uma vez que alega prejuízos teria de fazer prova dos mesmos, bem como de facto que os causou, e ainda que existia nexo de casualidade entre facto e o dano. Assim sendo teria de provar que foi a má qualidade do combustível adquirido nessa bomba onde efectuou o enchimento do depósito, que causou danos no sistema de “common-rail” e de injecção.

Para o efeito teria de possuir um relatório da oficina que efectuo a reparação do sistema relatando que os problemas tinham sido causados por combustível de má qualidade. Teria ainda de fazer prova que foi o combustível adquirido naquela bomba e não de outra, que lhe causaram os danos no sistema de injecção.

No nosso entender era necessário efectuar testes ao combustível para verificar a boa ou má qualidade do combustível. Posteriormente se o combustível fosse de má qualidade, por exemplo se tivesse excesso de água, que tinha sido quede e não outro o causador da avaria.

O facto de existirem outro ou outros clientes que abasteçam no mesmo posto e tenham tido semelhantes problemas, ajuda a fazer prova.

Ou seja, para terminar, o leitor teria de provar que o combustível era de má qualidade e que os prejuízos sofridos eram resultantes do efeito do mesmo no sistema de injecção. Pode parecer simples  mas não é, convém não esquecer que de outro lado existe alguém a tentar provar precisamente o contrário, ou a fazer com que os factos por si alegados não sejam provados, uma vez que o ónus da prova é do leitor.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

one × five =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading…

SCUTS! Descontos aos Residentes Podem Acabar

SCUTS! Descontos aos Residentes Podem Acabar

Cuidado! Sabe como evitar Fraudes no negócio de automóveis?

Cuidado! Sabe como evitar Fraudes no negócio de automóveis?