in

Novo Ford Focus alcança a pontuação máxima nos testes Euro NCAP

Cinco estrelas para o novíssimo Ford Focus nos testes de segurança Euro NCAP

Novo Ford Focus Alcança a Pontuação Máxima nos Testes Euro NCAP

Novo Ford Focus alcança a pontuação máxima nos testes Euro NCAP. Cinco estrelas para o novíssimo Ford Focus nos testes de segurança Euro NCAP.

O novíssimo Ford Focus conquistou a classificação de segurança máxima de 5 estrelas. Prémio atribuído pelo Euro NCAP, autoridade independente de testes de colisão, realizados segundo novos e exigentes protocolos de avaliação.

A tecnologia que permite detectar ciclistas e peões, travando para evitar colisões foi um dos responsáveis pela conquista do prémio.

O novo Focus, modelo cujas primeiras unidades estão agora ser entregues, obteve a pontuação máxima nos testes de colisão lateral. Resultados que resultam da estrutura de carroçaria e materiais de ultra-elevada resistência.

Características Sofisticadas

O novo Focus apresenta características sofisticadas, concebidas para ajudar a evitar ou mitigar o impacto de um acidente. Características que incluem o Assistente de Pré-Colisão com Detecção de Peões e Ciclistas da Ford – elogiado pelo Euro NCAP. Este Assistente consegue detectar pessoas na estrada, ou perto dela, ou que se possam cruzar no caminho do veículo. O sistema aplica automaticamente os travões caso seja detectada uma potencial colisão. Isso acontecerá sempre que o condutor não responda aos alertas. O Assistente, pode, a partir de agora, também detectar ciclistas, operando na escuridão, recorrendo à iluminação dos faróis.

O Euro NCAP atribuiu a mais elevada pontuação ao Focus no campo da protecção aos ocupantes. Tanto adultos, como crianças, fruto de um aumento de 40 por cento na capacidade de absorção de carga numa colisão frontal, graças à nova arquitectura C2 da Ford, e a uma estrutura de carroçaria que inclui 33 por cento de aços de boro de ultra elevada resistência e prensados.

O Focus alcançou também pontuações máximas em testes concebidos para replicar impactos laterais entre viaturas. As primeiras unidades do novo Focus estão agora a caminho dos clientes na Europa.

Declarações de Helmut Reder, Director Global de Veículos do Segmento C da Ford Europa

Como refere Helmut Reder, Director Global de Veículos do Segmento C da Ford Europa, “Basta recuar no tempo até ao nosso exame de condução e lembrarmo-nos como era difícil, nessa altura, estarmos concentrados para conduzir com segurança na estrada. Na verdade, conduzir não se tornou menos difícil, nós é que nos habituámos à pressão. Tecnologias como o Assistente Pré-Colisão com Detecção de Peões e Ciclistas vão reduzir o grau de exigência sobre os condutores, fazendo com que estes se concentrem mais na sua atenção e se sintam menos stressados e mais confiantes ao volante.”

Mais confortável, menos exigente e 100% seguro

O novo Ford Focus apresenta uma maior gama de dispositivos de assistência ao condutor do que qualquer outro modelo Ford, operando através de três radares, duas câmaras e 12 sensores ultra-sónicos. Entre esses dispositivos incluem-se:

Controlo de Velocidade Adaptativo (ACC)

Controlo de Velocidade Adaptativo (ACC), agora reforçado com a função Stop & Go, Reconhecimento de Sinais de Velocidade e Centragem na Faixa, para lidar sem esforço com o pára-arranca do trânsito, apoiados pelas tecnologias de Centragem na Faixa e Limitador Inteligente de Velocidade, elogiadas pelo Euro NCAP.

Sistema Ford de Luzes Dianteiras Adaptativas

Sistema Ford de Luzes Dianteiras Adaptativas com Iluminação Preditiva em curva e Iluminação com Base nos Sinais de Trânsito, que pré-ajusta os padrões dos faróis para a melhorar a visibilidade, ao monitorizar as curvas na estrada e, pela primeira vez, os sinais de trânsito.

Assistente de Manobras Evasivas

Assistente de Manobras Evasivas, que utiliza um radar e uma câmara para detectar veículos mais lentos ou que estejam parados, intervindo no sistema de direcção para permitir aos condutores manobrar o veículo de forma a evitar uma colisão iminente.

Alerta de Sentido Proibido

Alerta de Sentido Proibido (inicialmente apenas disponível para os clientes na Alemanha, Áustria e Suíça). Sistema que utiliza uma câmara montada no pára-brisas e a informação do sistema de navegação do carro para avisar os condutores, com alertas sonoros e visuais, de que estão a entrar numa via de acesso a uma auto-estrada com dois sinais de “Sentido Proibido”.

Tecnologia de Travagem Pós-Colisão

Em caso de acidente, a nova tecnologia de Travagem Pós-Colisão ajuda a reduzir o impacto de uma potencial segunda colisão, ao aplicar automaticamente uma pressão de travagem moderada quando é detectada uma primeira colisão. Abrandar o veículo pode, potencialmente, diminuir as lesões nos ocupantes e os danos adicionais no veículo.

Head-up Display

Além disso, o primeiro sistema Head-up Display a ser disponibilizado pela Ford na Europa, ajuda os condutores a focar a sua atenção na estrada, enquanto a Câmara Traseira de Visão Alargada oferece uma visão panorâmica de perto de 180 graus para a traseira do veículo, permitindo uma melhor visibilidade nas manobras em marcha-atrás, saídas a partir de espaços de estacionamento ou garagens.

Sistema Ford de Informação de Ângulo Morto

O sistema Ford de Informação de Ângulo Morto com Alerta de Passagem de Trânsito, avisa os condutores, à saída de um espaço de estacionamento em marcha atrás, dos veículos que poderão estar preste a passar atrás do seu carro. O sistema pode, pela primeira vez, também aplicar os travões de forma a evitar, ou minimizar, os efeitos de uma colisão, caso o condutor não responda aos alertas.

O novo Focus está já disponível em toda a Europa nos formatos berlina de 5 portas e SW (e em alguns mercados, como berlina de 4 portas), disponibilizando uma vasta gama de versões que inclui os elegantes Focus Trend e Titanium, o desportivo Focus ST-Line, e o luxuoso Focus Vignale. Já o Focus Active, a primeira versão crossover do modelo, estará disponível no final do ano.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

1 × 4 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading…

CUPRA vence Prémio Marca Automóvel 2018

CUPRA vence Prémio Marca Automóvel 2018

Start-up Portuguesa desenvolve pavimento que reduz velocidade

Start-up Portuguesa desenvolve pavimento que reduz velocidade