CUPRA vence Prémio Marca Automóvel 2018

O CUPRA e-Racer foi nomeado vencedor do German Design Council’s Automotive Brand Contest

CUPRA vence Prémio Marca Automóvel 2018

CUPRA vence Prémio Marca Automóvel 2018. O CUPRA e-Racer foi nomeado vencedor do German Design Council’s Automotive Brand Contest.

O German Design Council’s Automotive Brand Contest é o prémio que distingue a melhor marca e design automóvel. O CUPRA e-Racer é o primeiro Carro de Turismo elétrico a ganhar este prestigiado prémio de design. Venceu o German Design Council’s Automotive Brand Contest 2018 na categoria Concepts.

Este prémio Marca Automóvel é uma competição internacional de design de elevado prestígio. Prémio que distingue os produtos da indústria das marcas de automóveis.

O galardão resulta da análise do júri constituído por especialistas relacionados com os media, com a comunicação ou com ligação a universidades e academias.

“Estamos muito felizes por recebermos este prémio de design, o primeiro da marca CUPRA,” disse Alejandro Mesonero-Romanos, Diretor de Design da CUPRA/SEAT. “Reconhece o esforço do nosso trabalho e a dedicação de todos na CUPRA, havendo um grande sentido de orgulho e de reconhecimento na equipa.”

Performance, aerodinâmica e design

O design do CUPRA e-Racer está completamente focado na eficiência e na velocidade. A sua beleza resulta da sua principal função: ganhar na pista.

O CUPRA e-Racer tem proporções perfeitas. Baixo, largo e com as rodas posicionadas no sítio certo. E uma grande distância entre eixos para alojar as baterias.

A frente foi desenhada para minimizar o arrasto, com a criação de entradas de ar acima do logótipo CUPRA e também nos flancos do para-choques.

Os painéis laterais em fibra de carbono aplicados nas portas dianteiras garantem um fluxo de ar tão fluído quanto possível.

Os imponentes arcos dos guarda-lamas traseiros estão dimensionados para alojar a larga via posterior, enfatizando o visual poderoso de uma nova forma de tração e preparando o corte do fluxo aerodinâmico no extremo da carroçaria.

Forma e função é uma relação fundamental num carro de corridas. É performance e emoção. O objetivo final é o mais importante, mas o detalhe também conta. As coberturas das jantes foram desenhadas de forma a extraírem o calor dos travões, mas também para reduzir a turbulência do fluxo de ar ao passar na seção lateral.

O futuro da performance

O CUPRA e-Racer 100% elétrico teve a sua estreia mundial no Salão Internacional do Automóvel de Genebra 2018. O veículo de competição de elevada performance é baseado no Cup Racer a gasolina, mas destaca as vantagens de uma plataforma integralmente elétrica.

O CUPRA e-Racer é o primeiro passo da marca na sua ambição de reinventar as corridas. O carro não só é mais limpo e amigo do ambiente, como a performance é ainda mais impressionante em comparação com um carro de competição tradicional.

Impulsionado por quatro motores elétricos de relação única e uma bateria arrefecida a líquido com 65 kWh. O e-Racer alcança uma potência de 500kW e 960Nm de binário. Com estas características, o Carro de Turismo 100% elétrico consegue alcançar os 100 km/h desde o arranque em apenas 3.2 segundos e os 200 km/h em apenas 8.2 segundos.

O CUPRA e-Racer tem rodado em eventos especiais que visam demonstrar o veículo e a sua tecnologia. E a partir de 2020 é previsível o arranque do E-TCR, um campeonato desenvolvido especificamente para Carros de Turismo elétricos.

O formato, a duração da corrida ou simplesmente a forma como os pilotos irão encarar a competição, bem como as equipas e os fãs que acompanharão o evento, marcarão a diferença das corridas com veículos elétricos, destacando-se a sua dinâmica, intensidade, adrenalina e o nível de tecnologia que consegue gerar.