Mitsubishi Motors lança carro eléctrico no mercado

Mitsubishi Motors lança carro eléctrico no mercado

Hoje vamos divulgar a notícia do lançamento deste carro da Mitsubishi, da passada sexta-feira:

«O novo automóvel eléctrico da Mitsubishi Motors, baptizado de i-MiEV, foi […] apresentado publicamente em Tóquio e poderá ser a chave para a sobrevivência futura do quarto maior fabricante automóvel japonês, espera a empresa.

O novo carro desenvolvido pela Mitsubishi vai custar duas vezes mais do que outras viaturas híbridas já lançadas no mercado pela Toyota e pela Honda, mas o presidente do grupo confia num programa japonês de incentivos ao consumo para ajudar nas vendas.

[…] O presidente da companhia, Osamu Masuko[…] admitiu […], citado pela agência AP, que o valor de venda ao público do novo carro “não é um preço que as pessoas comuns possam facilmente pagar”. No entanto, o responsável acredita que com o aumento progressivo da produção de unidades do i-MiEV, será possível baixar o preço abaixo de dois milhões de ienes (cerca de 14.564 euros).

O novo modelo tem um preço de 4,59 milhões de ienes (cerca de 33.520 euros), duas vezes mais do que os valores do Prius, carro híbrido da Toyota, e do que o Insight da Honda, o híbrido de valor mais baixo no mercado.

O novo modelo será movido apenas a electricidade e pode ser recarregado através de uma comum tomada eléctrica, indicaram os responsáveis da companhia nipónica.

Pode transportar quatro passageiros e percorrer 160 quilómetros depois de ser “carregado” durante sete horas, a 200 volts.

Os compradores do i-MiEV terão direito a subsídios do governo e ao não pagamento de impostos […]. Com a ajuda dos subsídios, o novo carro irá custar 3.209 milhões de ienes no mercado japonês, 43 por cento abaixo do preço original.

[…]Um pouco por todo o mundo, os fabricantes automóveis estão a lançar-se no desenvolvimento de novos carros eléctricos, face aos receios de uma nova subida dos preços do petróleo e dos combustíveis.

A Toyota anunciou que prevê vender veículos elétricos nos Estados Unidos em 2012, enquanto que a Nissan se prepara para lançar um modelo no Japão e nos EUA em Abril do próximo ano.

Quanto à Mitsubishi, anunciou hoje que espera comercializar 250 unidades em países estrangeiros, até Março de 2010, em especial na Grã-Bretanha e em outros países europeus.

A nível global, as previsões são comercializar 15 mil automóveis do novo modelo até Março de 2012, mas o fabricante só conseguirá obter lucros se chegar à produção de 30 mil unidades por ano.

Masuko disse também que o i-MiEV já estava a ser desenvolvido pela marca nipónica há cerca de 40 anos. “Estamos a preparar-nos para o mercado automóvel dentro de 10 ou 20 anos”, salientou. “Estamos no meio de uma competição global e não podemos ficar para trás.”»

fonte: publico.pt

 

Booking.com