Hoje vamos divulgar a notícia do lançamento deste carro da Mitsubishi, da passada sexta-feira:
«O novo automóvel eléctrico da Mitsubishi Motors, baptizado de i-MiEV, foi […] apresentado publicamente em Tóquio e poderá ser a chave para a sobrevivência futura do quarto maior fabricante automóvel japonês, espera a empresa.
O novo carro desenvolvido pela Mitsubishi vai custar duas vezes mais do que outras viaturas híbridas já lançadas no mercado pela Toyota e pela Honda, mas o presidente do grupo confia num programa japonês de incentivos ao consumo para ajudar nas vendas.
[…] O presidente da companhia, Osamu Masuko[…] admitiu […], citado pela agência AP, que o valor de venda ao público do novo carro “não é um preço que as pessoas comuns possam facilmente pagar”. No entanto, o responsável acredita que com o aumento progressivo da produção de unidades do i-MiEV, será possível baixar o preço abaixo de dois milhões de ienes (cerca de 14.564 euros).O novo modelo tem um preço de 4,59 milhões de ienes (cerca de 33.520 euros), duas vezes mais do que os valores do Prius, carro híbrido da Toyota, e do que o Insight da Honda, o híbrido de valor mais baixo no mercado.
O novo modelo será movido apenas a electricidade e pode ser recarregado através de uma comum tomada eléctrica, indicaram os responsáveis da companhia nipónica.
Pode transportar quatro passageiros e percorrer 160 quilómetros depois de ser “carregado” durante sete horas, a 200 volts.
Os compradores do i-MiEV terão direito a subsídios do governo e ao não pagamento de impostos […]. Com a ajuda dos subsídios, o novo carro irá custar 3.209 milhões de ienes no mercado japonês, 43 por cento abaixo do preço original.
[…]Um pouco por todo o mundo, os fabricantes automóveis estão a lançar-se no desenvolvimento de novos carros eléctricos, face aos receios de uma nova subida dos preços do petróleo e dos combustíveis.A Toyota anunciou que prevê vender veículos elétricos nos Estados Unidos em 2012, enquanto que a Nissan se prepara para lançar um modelo no Japão e nos EUA em Abril do próximo ano.
Quanto à Mitsubishi, anunciou hoje que espera comercializar 250 unidades em países estrangeiros, até Março de 2010, em especial na Grã-Bretanha e em outros países europeus.
A nível global, as previsões são comercializar 15 mil automóveis do novo modelo até Março de 2012, mas o fabricante só conseguirá obter lucros se chegar à produção de 30 mil unidades por ano.
Masuko disse também que o i-MiEV já estava a ser desenvolvido pela marca nipónica há cerca de 40 anos. “Estamos a preparar-nos para o mercado automóvel dentro de 10 ou 20 anos”, salientou. “Estamos no meio de uma competição global e não podemos ficar para trás.”»
fonte: publico.pt
Comments
Loading…