LEGO® Technic Bugatti Chiron

LEGO® desenvolve projeto pioneiro de engenharia e design com o primeiro carro em tamanho real e funcional

LEGO® Technic Bugatti Chiron

LEGO® Technic Bugatti Chiron. LEGO® desenvolve projeto pioneiro de engenharia e design com o primeiro carro em tamanho real e funcional.

Provando que com LEGO® Technic é possível construir “a sério”, o modelo não leva cola, é totalmente funcional, podendo acomodar dois passageiros e atingir os 20km/h.

Recriando perfeitamente as linhas orgânicas do icónico Bugatti Chiron, o carro de produção mais rápido do Mundo, este modelo LEGO® Technic ultrapassa as barreiras daquilo que os todos julgavam possível construir com LEGO®, até os mais experimentados construtores.

Este modelo é a primeira construção de grande escala capaz de se mover, foi desenvolvido utilizando mais de 1 milhão de peças LEGO® Technic e locomove-se exclusivamente graças aos motores da plataforma LEGO Power Funtion. Com 2304 motores e 4032 rodas dentadas, o modelo pesa 1,5 toneladas e o motor é capaz de gerar 5,3 cavalos e um torque estimado de 92 Nm.

Vídeo do Bugatti Chiron construído com LEGO®

Lena Dixen, Vice-Presidente Sénior de Produto e Marketing do Grupo LEGO disse:

“Este modelo em tamanho real é o primeiro do seu género e com ele quisemos quebrar as barreiras da nossa própria imaginação. Durante mais de 40 anos, o LEGO Technic permitiu aos fãs de todas as idades testar a sua criatividade com um sistema de construção que os desafia a ir além de criar apenas novos designs, mas também novas funcionalidades. Os nossos designers Technic e os engenheiros da fábrica de Kladno, na República Checa, o local onde são construídos os impressionantes modelos para as LEGO Stores e parques LEGOLAND, fizeram um trabalho incrível a recriar as icónicas linhas e tornar o modelo possível de ser conduzido. É um exemplo fascinante do sistema de construção LEGO Technic em ação e do seu potencial para criar e reinventar.”

Um feito notável de design e engenharia

Vistos lado a lado, à distância, a semelhança entre os dois carros é assombrosa. Se nos aproximarmos, descobrimos a sua fascinante e complexa estrutura, uma espécie de “pele” construída com peças triangulares interligadas, permitindo recriar as icónicas formas do Chiron original. Espreitando o interior, vemos que todos os detalhes do carro original foram cuidadosamente recriados com elementos LEGO Technic, dos bancos, ao tablier e ao volante.

Equipado com um aileron traseiro, velocímetro, luzes traseiras e dianteiras, volante amovível e travão, tudo funcional e construído com elementos LEGO, o modelo é um sonho tornado realidade para qualquer fã LEGO. Para o construir foram usados 339 elementos Technic diferentes e mais de 13 mil horas de trabalho entre design e construção.

Um test drive como nenhum outro

Construir um carro LEGO em tamanho real é uma coisa… testar se é possível guiá-lo é outra completamente diferente. E que outro local podia ser melhor do que o mesmo onde o Chiron real foi testado pela primeira vez, o Ehra Lessien Proving Ground na Alemanha. Uma instalação feita para grandes velocidades.

Uma tarde de fim-de-semana, o modelo LEGO arrancou e acelerou para prazer e diversão de todos. E se ficou longe de alcançar os incríveis 420km/h do Bugatti Chiron original, os motores LEGO Technic Power Funtions conseguiram o impressionante feito de ultrapassar os 20km/h, tornando o “construir a sério” uma realidade.

Andy Wallace, o condutor do Chiron LEGO Technic, antigo piloto de corridas com multiplas vitórias nas 24 Horas de Le Mans e Daytona, entre outras, e hoje em dia piloto oficial da Bugatti, disse:

“Quando vi pela primeira vez o Chiron LEGO, fiquei imediatamente impressionado com a o pormenor a que foi feito e todos os detalhes presentes. De facto, a 20 metros de distância não é óbvio que se trata de um carro feito em LEGO. Só consigo imaginar o tempo e o esforço necessários para fazer este modelo.”

Conduzir o LEGO Chiron foi uma grande experiência, que me deu um enorme gozo. Há uns anos atrás, nunca imaginaria que um dia estaria a conduzir um carro LEGO!

O Chiron é o apogeu dos carros desportivos e a mais recente materialização dos valores da Bugatti: Arte, forma e técnica. Com 1500 cavalos, um valor sem precedentes para um carro de produção, um valor torque excepcional de 1600 Nm entre as 2000 e as 6000 RPMs e uma larga variedade de inovações técnicas, o Chiron subiu a fasquia em todos os aspetos. O Chiron não só foi desenhado para velocidades altas, como preenche os mais elevados requisitos em termos de luxo, conforto, condução de dia a dia e durabilidade. O Chiron combina o melhor destes aspectos, tornando-o o mais completo supercarro desportivo do Mundo.

Foto Galeria