in

EURO NCAP. Quais são os carros mais seguros à venda em Portugal?

Se não sabe quais são os automóveis mais seguros em Portugal, nós dizemos quais são

EURO NCAP. Quais são os carros mais seguros à venda em Portugal?

Quais são os carros mais seguros à venda em Portugal? Se não sabe quais são os automóveis mais seguros em Portugal, nós dizemos quais são.

Quando se está para comprar um automóvel avaliam-se alguns factores importantes. Entre eles o preço, os consumos e aquele que deveria ser o mais importante, a segurança. Está a pensar em comprar um carro? A segurança é um factor que lhe merece mais atenção? EURO NCAP, sabe o que é? Veja este artigo e fique a par dos 12 carros mais seguros que se encontram à venda em Portugal.

Atualmente os automóveis oferecem, cada vez mais, sistemas de segurança. Sistemas que têm de passar no crivo do EURO NCAP. Passar neste teste não chega. Tem que se passar e de preferência com a melhor cotação possível.

Do que se trata o EURO NCAP?

A sigla EURO NCAP quer dizer, European New Car Assessment Programme. Trata-se de um programa que tem por objectivo testar a segurança dos automóveis que são colocados à venda na União Europeia.

EURO NCAP é uma referência no que à segurança diz respeito. Este programa de segurança automóvel foi criado em 1997 pelo Transport Research Laboratory para o Departamento de Transportes do Reino Unido. Sendo adoptado mais tarde, e financiado, pela União Europeia.

É através dos resultados alcançados nos testes aqui realizados que se determina o grau de segurança de cada automóvel.

A criação do programa EURO NCAP foi inspirada no modelo americano, New Car Assessment Program (NCAP), que foi criado em 1979 pela National Highway Traffic Safety Administration dos EUA.

Número de estrelas

Quando este programa, EURO NCAP, iniciou os construtores de automóveis olhavam de lado e com bastante desconfiança. Mas hoje em dia já não é bem assim. Os construtores que vendem para o mercado europeu esforçam-se para obterem os melhores resultados possíveis. Fazem-no porque sabem que quanto mais seguro for um carro mais interesse ele vai despertar no consumidor final.

Hoje em dia, os testes EURO NCAP são obrigatórios. Se os testes não forem realizados, os carros novos não recebem o certificado de conformidade que lhes permitem serem vendidos no mercado europeu. Certificados que são emitidos pela Whole Vehicle Type Approval, cujas normas diferem das do Euro NCAP. Mas é o Euro NCAP a entidade a cuja aprovação os fabricantes dão relevância.

Parâmetros de avaliação mais rigorosos

Desde que o Programa EURO NCAP entrou em funcionamento e desde que este se tornou obrigatório, os parâmetros de avaliação têm-se vindo a tornar mais rigorosos.

Para ter uma ideia, damos o exemplo produzido há um veículo produzido há 20 anos atrás. Nessa altura, esse carro conseguiria obter uma boa classificação. No entanto, nos dias de hoje não conseguiria se quer obter os valores mínimos para poder ser vendido na Europa.

Hoje em dia, um automóvel para poder ser vendido na Europa tem de passar no Programa EURO NCAP e são avaliados/testados os seguintes pontos:

  1. Nível de Segurança para os Ocupantes Adultos;
  2. Nível de Segurança para as Crianças;
  3. Nível de Segurança para os Peões;
  4. Nível e número de Dispositivos Auxiliares de Segurança.

Nos últimos dois anos, um construtor de automóveis para conseguir a classificação máxima, ou seja, 5 estrelas, tinha de conseguir que os seus carros tivessem no mínimo um resultado de 80% no primeiro ponto, 75% no segundo, 60% no terceiro e 50% no último.

Actualmente, 2018, o valor destas percentagens subiram para 80%, 80%, 60% e 70%, respetivamente. O que prova que a Segurança é sem dúvida uma prioridade para todos, consumidores e construtores.

Lista dos carros mais seguros em Portugal

Nesta lista, todos os automóveis conseguiram a nota máxima, ou seja, 5 estrelas. Os resultados são referentes aos anos de 2016 e 2017 e são apresentados por ordem de realização dos respectivos testes.

Audi Q5

Audi Q5

Resultado alcançado no Programa EURO NCAP foi de 93% nível de Segurança para ocupantes adultos, 86% para nível de Segurança para as crianças, 73% nível de Segurança para peões e 58% para nível e quantidade de Dispositivos Auxiliares de Segurança.

Land Rover Discovery

Resultado alcançado no Programa EURO NCAP foi de 90% nível de Segurança para ocupantes adultos, 80% para nível de Segurança para as crianças, 75% nível de Segurança para peões e 73% para nível e quantidade de Dispositivos Auxiliares de Segurança.

Toyota C-HR

Toyota C-HR

Resultado alcançado no Programa EURO NCAP foi de 95% nível de Segurança para ocupantes adultos, 77% para nível de Segurança para as crianças, 76% nível de Segurança para peões e 73% para nível e quantidade de Dispositivos Auxiliares de Segurança.

Volvo S90 e V90

Volvo S90

Resultado alcançado no Programa EURO NCAP foi de 95% nível de Segurança para ocupantes adultos, 80% para nível de Segurança para as crianças, 76% nível de Segurança para peões e 78% para nível e quantidade de Dispositivos Auxiliares de Segurança.

Audi Q2

Audi Q2

Resultado alcançado no Programa EURO NCAP foi de 93% nível de Segurança para ocupantes adultos, 86% para nível de Segurança para as crianças, 73% nível de Segurança para peões e 58% para nível e quantidade de Dispositivos Auxiliares de Segurança.

Suzuki Ignis (Safety Pack)

Suzuki Ignis (Safety Pack)

Resultado alcançado no Programa EURO NCAP foi de 87% nível de Segurança para ocupantes adultos, 79% para nível de Segurança para as crianças, 77% nível de Segurança para peões e 60% para nível e quantidade de Dispositivos Auxiliares de Segurança.

Hyundai Ioniq

Hyundai Ioniq

Resultado alcançado no Programa EURO NCAP foi de 91% nível de Segurança para ocupantes adultos, 80% para nível de Segurança para as crianças, 70% nível de Segurança para peões e 82% para nível e quantidade de Dispositivos Auxiliares de Segurança.

Ford Edge

Ford Edge

Resultado alcançado no Programa EURO NCAP foi de 85% nível de Segurança para ocupantes adultos, 76% para nível de Segurança para as crianças, 67% nível de Segurança para peões e 89% para nível e quantidade de Dispositivos Auxiliares de Segurança.

Peugeot 3008

Peugeot 3008

Resultado alcançado no Programa EURO NCAP foi de 86% nível de Segurança para ocupantes adultos, 85% para nível de Segurança para as crianças, 67% nível de Segurança para peões e 58% para nível e quantidade de Dispositivos Auxiliares de Segurança.

Toyota Prius

Toyota Prius

Resultado alcançado no Programa EURO NCAP foi de 92% nível de Segurança para ocupantes adultos, 82% para nível de Segurança para as crianças, 77% nível de Segurança para peões e 85% para nível e quantidade de Dispositivos Auxiliares de Segurança.

Volkswagen Tiguan

Volkswagen Tiguan

Resultado alcançado no Programa EURO NCAP foi de 96% nível de Segurança para ocupantes adultos, 84% para nível de Segurança para as crianças, 72% nível de Segurança para peões e 68% para nível e quantidade de Dispositivos Auxiliares de Segurança.

Mercedes-Benz Classe E

Mercedes-Benz Classe E

Resultado alcançado no Programa EURO NCAP foi de 95% nível de Segurança para ocupantes adultos, 90% para nível de Segurança para as crianças, 77% nível de Segurança para peões e 62% para nível e quantidade de Dispositivos Auxiliares de Segurança.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

eight − 6 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading…

Sistema ACCT pode salvar o futuro dos carros diesel

Sistema ACCT pode salvar o futuro dos carros diesel

Rali em Portugal: história dos principais campeonatos, patrocinadores e campeões

Rali em Portugal: história dos principais campeonatos, patrocinadores e campeões