in

Carros Eléctricos: Postos de abastecimento

Carros eléctricos já para o ano

Hoje, às 8:03, a TSF publicou: «O Governo lança […] a primeira fase do Programa piloto para a Mobilidade Eléctrica, prevendo já para este ano 100 locais de abastecimento de veículos eléctricos em parques de estacionamento públicos, centros comerciais, bombas de gasolina, entre outros locais […]»

De acordo com a notícia, o ministro da Economia Manuel Pinho «acredita que dentro até 2011 poderão estar a circular em Portugal cerca de cinco mil carros eléctricos». Como já dissemos noutro artigo, a Mitsubishi espera comercializar carros na Europa até Março de 2010 (para quem os puder pagar, pois estes são relativamente caros). Na notícia da TSF, a Nissan adiantou que «dentro de ano e meio estarão a circular em Portugal os primeiros carros eléctricos produzidos pela marca» (ou seja, para 2011) e que estes terão preços semelhantes aos dos carros convencionais. Posto isto, levanta-se a questão sobre quem irá utilizar os primeiros postos de abastecimento, 100 ainda este ano. Para 2010 espera-se existir 320 postos e 1300 em 2011, ano em que termina esta primeira fase do Programa.

Os municípios que aderiram são: «Guarda, Faro, Braga, Viana do Castelo, Guimarães, Sintra, Évora, Castelo Branco, Loures, Porto, Lisboa, Almada, Leiria, Coimbra, Setúbal, Beja, Aveiro, Torres Vedras, Santarém, Cascais e Gaia» e os postos de abastecimento poderão ser encontrados em«parques de estacionamento público, centros comerciais, bombas de gasolina, hotéis, aeroportos, garagens particulares e nas vias públicas dos municípios». Mais, o carregamento estará disponível em duas modalidades: carregamento rápido (cerca de meia hora) e carregamento lento (cerca de 8 horas). Estranhamente, a notícia não refere preços de carregamento, algo que deve variar com a modalidade de carregamento. Os preços também poderão ser diferentes de local para local e como tal também fica por esclarecer quem os vai definir e regulamentar.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

11 − six =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading…

Carros Voadores, mais cedo do que se pensa

Carros Voadores, mais cedo do que se pensa

Carros eléctricos já para o ano

Carros eléctricos já para o ano