A polícia poderá consultar o seu telemóvel em caso de acidente?

Muitos acidentes de viação são provocados pelo uso do telemóvel quando se está a conduzir

A polícia poderá consultar o seu telemóvel em caso de acidente?

A polícia poderá consultar o seu telemóvel em caso de acidente? Muitos acidentes de viação são provocados pelo uso do telemóvel quando se está a conduzir.

É precisamente por muitos dos acidentes de viação resultarem do uso de telemóveis que se coloca esta questão. Pois, caso a polícia pudesse confiscar o telemóvel, poderia facilmente perceber se o condutor estava ou não a usar o telemóvel enquanto conduzia.

Com base neste pressuposto, o Governo está a ponderar avançar com regulamentação especifica. Regulamentação essa, para que as polícias possam vir a puder analisar os telemóveis dos condutores e peões envolvidos em acidentes. O Objectivo é verificar se estes estavam a fazer uso do equipamento durante o sinistro, tal como acontece nos EUA com a Lei Evan – Evan’s Law.

Como funcionaria?

De uma forma bem simples. No seguimento de um acidente de viação, a polícia iria utilizar uma espécie de um scanner que irá analisar o equipamento móvel. Este indicará se o telemóvel foi ou não usado. Revelando assim se, quer o condutor, quero o peão estavam ou não a usar o telemóvel durante o sinistro.

PENSE 2020

PENSE 2020 – Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviário 2016/2020, prevê precisamente esta medida e medida de combate à condução em condições de fadiga.