Parlamento Europeu decide limitador de velocidade em todo e qualquer carro

Gostas de velocidades? Há que ter cuidado, pois vêm aí os limitadores de velocidade

Parlamento Europeu decide limitador de velocidade em todo e qualquer carro

Parlamento Europeu decide limitador de velocidade em todo e qualquer carro. Gostas de velocidades? Há que ter cuidado, pois vêm aí os limitadores de velocidade.

O Parlamento Europeu decidiu que a partir de 2022 vai ser obrigatório a implementação de um limitador de velocidade em todo e qualquer carro. Veículos novos ou usados, a combustão ou elétricos. Primeiramente nos veículos novos e futuramente a medida será alargada aos veículos usados.

Paralelamente a este sistema, vão ser colocados nos veículos uma espécie de caixa negra, que terá entre outras funções o registo de consumos. O objectivo desta norma é claramente a redução da sinistralidade nas estradas Europeias. Só em 2017, em consequência de acidentes de viação  ocorreram 25.300 vítimas fatais e mais de 135.000 feridos, repartidos entre feridos ligeiros e graves.

É Fã de velocidades? Tenha muito cuidado, vêm aí os limitadores de velocidade

Basicamente o limitador de velocidade baseia-se num sistema que permite definir a velocidade máxima que o seu carro vai poder atingir. Para isso, vai ser instalado um módulo no seu carro. Depois, o equipamento só irá entrar em funcionamento quando o condutor exceder o limite de velocidade pré-definido.

Será um sistema um pouco à imagem dos atuais limitadores de velocidade que os automóveis trazem com equipamento, conjuntamente com o cruise control. 

Este equipamento vai também poder utilizar as câmaras do veículo para fazer a leitura dos sinais de velocidade e com isso reconhecer o limite de velocidade de cada via. Assim, o sistema vai também fazer cumprir os limites impostos pela sinalização.

Vamos ver se vai funcionar e se vai ter o sucesso desejado. 😉