in

A GNR vai fiscalizar quem conduz na fila do meio

Guarda Nacional Republicana vai fiscalizar os condutores que circulam permanentemente nas faixas do meio e da esquerda.

A GNR vai fiscalizar quem conduz na fila do meio

A GNR vai fiscalizar quem conduz na fila do meio. Guarda Nacional Republicana vai fiscalizar os condutores que circulam permanentemente nas faixas do meio e da esquerda.

Não se trata de uma acção de fiscalização permanente, mas devia ser. A GNR informou, através de um comunicado, que deu início a uma operação de fiscalização aos condutores que circulam na fila da esquerda e na fila do meio.

Batizada pelo nome de “Via Livre”, esta é uma ação de sensibilização dos condutores para que adoptem uma circulação rodoviária pela via mais à direita. Só de lamentar que este tipo de acção seja pontual. Na nossa opinião, este tipo de fiscalização deveria ser permanente.

No seu comunicado a Guarda Nacional Republicana refere que operação, “via Livre”, vai-se realizar durante este fim de semana e terá cobertura nacional, com a intervenção dos seus militares dos comandos territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito.

O objectivo desta ação de fiscalização é “evitar a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda, sem que exista tráfego na via mais à direita das auto-estradas e vias reservadas a automóveis e motociclos”.

Principal Problema da Circulação permanente nessas faixas de rodagem

Para a GNR, este tipo de condução provoca “constrangimentos à segurança rodoviária e à fluidez do tráfego, o que muitas vezes motiva a ocorrência de comportamentos desviantes e o cometimento de outras infrações por parte dos restantes condutores, potenciando as ultrapassagens pela direita ou a redução brusca da velocidade”, fatores que aumentam as possibilidades de ocorrência de acidentes.

O Automoveis-Online chama atenção para o facto de que este tipo de condução configura uma infração ao código de estrada, em que o condutor é punido com uma coima que vai dos 60€ até 300€ e subtrai 4 pontos à carta de condução.

A GNR aproveitou para chamar de outros comportamentos de risco, que possam constituir uma ameaça para a segurança dos demais condutores, passageiros, peões e animais. Procurando desta forma reduzir os índices de sinistralidade.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

five − four =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading…

SEAT oferece condução com sexto sentido

SEAT oferece condução com sexto sentido

Limitador electrónico de velocidade de série nos carros novos

Limitador electrónico de velocidade de série nos carros novos