A GNR vai fiscalizar quem conduz na fila do meio. Guarda Nacional Republicana vai fiscalizar os condutores que circulam permanentemente nas faixas do meio e da esquerda.
Não se trata de uma acção de fiscalização permanente, mas devia ser. A GNR informou, através de um comunicado, que deu início a uma operação de fiscalização aos condutores que circulam na fila da esquerda e na fila do meio.
Batizada pelo nome de “Via Livre”, esta é uma ação de sensibilização dos condutores para que adoptem uma circulação rodoviária pela via mais à direita. Só de lamentar que este tipo de acção seja pontual. Na nossa opinião, este tipo de fiscalização deveria ser permanente.
O objectivo desta ação de fiscalização é “evitar a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda, sem que exista tráfego na via mais à direita das auto-estradas e vias reservadas a automóveis e motociclos”.
Principal Problema da Circulação permanente nessas faixas de rodagem
Para a GNR, este tipo de condução provoca “constrangimentos à segurança rodoviária e à fluidez do tráfego, o que muitas vezes motiva a ocorrência de comportamentos desviantes e o cometimento de outras infrações por parte dos restantes condutores, potenciando as ultrapassagens pela direita ou a redução brusca da velocidade”, fatores que aumentam as possibilidades de ocorrência de acidentes.
O Automoveis-Online chama atenção para o facto de que este tipo de condução configura uma infração ao código de estrada, em que o condutor é punido com uma coima que vai dos 60€ até 300€ e subtrai 4 pontos à carta de condução.
A GNR aproveitou para chamar de outros comportamentos de risco, que possam constituir uma ameaça para a segurança dos demais condutores, passageiros, peões e animais. Procurando desta forma reduzir os índices de sinistralidade.