in

WLTP – Tudo o que precisa de saber sobre

A Revolução nos Testes de Consumo e Emissões de Veículos

Tudo o que precisa de saber sobre WLTP

WLTP – Tudo o que precisa de saber sobre. A Revolução nos Testes de Consumo e Emissões de Veículos.

Estão a chegar novos testes de homologação WLTP para consumos e emissões, prometendo reduzir a discrepância entre as informações divulgadas e a realidade. Se o seu automóvel consome 30%, 40% ou mesmo 50% a mais do que o indicado, não está sozinho. As disparidades entre os números oficiais e os números reais persistem, independentemente do estilo de condução ou dos percursos realizados.

No virar do século, as discrepâncias eram de apenas 8%, mas em 2015, atingiram um pico alarmante de 42%. A culpa recai sobre o ciclo de homologação New European Driving Cycle (NEDC), que permanece inalterado desde 1997, não acompanhando a evolução tecnológica dos veículos. Os fabricantes aproveitaram essas brechas em seu favor.

Quem se beneficiou e quem perdeu com o ciclo NEDC?

As marcas aumentaram seus lucros (ou diminuíram os preços) e os consumidores pagaram menos impostos. Talvez os verdadeiros perdedores tenham sido os Estados, mas, no final das contas, somos todos afetados.

O Parlamento Europeu já tem um projeto de lei em discussão, mas o teste em si permanece inalterado. Entretanto, um novo teste, o WLTP, está prestes a entrar em cena ainda este ano.

O Que é o WLTP?

O WLTP, que significa “Procedimento de Teste Global Harmonizado para Veículos Ligeiros,” estabelece um padrão mundial para medir os níveis de CO2, emissões poluentes, consumo de combustível ou energia e autonomia elétrica de veículos ligeiros, incluindo veículos de passageiros e comerciais ligeiros.

Este teste foi desenvolvido com base em recomendações da UNECE (Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa) e especificações de especialistas da União Europeia, Japão e Índia.

O que mudou?

Comparado ao NEDC, o WLTP aprimorou seus procedimentos com base em condições de condução reais, visando representar de forma mais precisa nosso estilo de condução. O resultado é um ciclo de teste mais rigoroso e fiel à realidade.

O teste agora dura 30 minutos, em vez de 20, e os veículos são divididos em três classes, levando em conta a relação entre peso e potência e a distância percorrida durante o teste. A distância total aumentou para pouco mais de 23 km em vez dos antigos 11 km.

Além disso, o teste foi expandido para incluir quatro fases (Baixa, Média, Alta e Muito Alta velocidade) em vez das antigas duas, abrangendo uma variedade maior de situações de condução. A velocidade máxima durante o teste aumentou para 131 km/h, em vez dos antigos 120 km/h, e a velocidade média subiu de 34 para 46,5 km/h.

Quando o WLTP será implementado?

A boa notícia é que não teremos que esperar muito. A partir de 1 de setembro deste ano (2017), todos os novos modelos lançados no mercado deverão fornecer números oficiais de consumo e emissões de acordo com o ciclo WLTP.

Os modelos já em comercialização podem manter os valores do ciclo NEDC, e alguns podem até exibir valores de ambos os ciclos em suas fichas técnicas. O período de transição vai até 1 de setembro de 2018, quando todos os modelos devem fornecer números de acordo com o ciclo WLTP.

O Impacto do WLTP nas Finanças

A implementação desse novo ciclo resultará em um aumento generalizado nos números oficiais de consumo e emissões de todos os veículos. Em Portugal, como na maioria dos países europeus, o valor de CO2 é um fator significativo que afeta os impostos relacionados a automóveis.

Portanto, é importante entender o impacto financeiro da transição para o novo ciclo no nosso país. A Comissão Europeia recomenda aos Estados Membros que os consumidores não devem suportar um aumento de impostos devido à mudança para o WLTP. Resta aguardar para ver como o governo português irá seguir essas recomendações.

Mais Informações

A Associação Europeia dos Fabricantes de Automóveis (ACEA) criou o WLTP Facts, um recurso dedicado exclusivamente ao novo ciclo WLTP, abordando seu conteúdo, benefícios, consequências e principais dúvidas.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

thirteen + 5 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading…

FGA paga mais 27%, sabe o que isso representa?

FGA paga mais 27%, sabe o que isso representa?

Efeito Doppler e radar de velocidade, sabe o que é?

Efeito Doppler e radar de velocidade, sabe o que é?