in

FGA paga mais 27%, sabe o que isso representa?

Análise Estatística Revela Tendências e Desafios no Primeiro Semestre de 2022

FGA paga mais 27%, sabe o que isso representa?

FGA paga mais 27%, sabe o que isso representa? Análise Estatística Revela Tendências e Desafios no Primeiro Semestre de 2022.

No decorrer dos primeiros seis meses de 2022, o Fundo de Garantia Automóvel (FGA) de Portugal enfrentou desafios significativos, pagando indemnizações que totalizaram cerca de seis milhões de euros. Isso representa um aumento notável de 27% em comparação com o mesmo período do ano anterior. No entanto, quando comparamos esses números com o período pré-pandémico de 2019, o FGA ainda enfrenta uma descida de 16,4%.

A Análise Estatística do FGA

A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) realizou uma análise estatística abrangente do FGA, fornecendo insights essenciais sobre a sua atividade durante o primeiro semestre de 2022.

De acordo com o relatório da ASF, o FGA registou 1.791 novos processos de sinistros nesse período. Desses processos, 1.715 envolveram responsáveis que não possuíam um seguro de responsabilidade civil automóvel válido, e 76 casos em que o responsável não foi identificado. Isso representa um aumento de 21% em comparação com o mesmo período de 2021.

Evolução dos Sinistros e Indemnizações

As indemnizações pagas pelo FGA no primeiro semestre de 2022, devido aos novos processos, totalizaram 5.967.178 euros. Esse montante representa um aumento significativo de 27% em comparação com o ano anterior.

Dos processos de sinistros registados, 84,2% envolveram danos materiais, totalizando 1.508 ocorrências. Os restantes 15,5% dizem respeito a sinistros em que se registaram lesões corporais, totalizando 278 casos. Além disso, foi relatado um total de 5 acidentes mortais, uma diminuição de 6 casos em relação a 2021.

Reparação de Danos e Indemnizações

Em termos de indemnizações, a reparação de danos materiais representou um montante de 1.496.571 euros, refletindo uma diminuição de 17% em relação a 2021. Por outro lado, as indemnizações por lesões corporais totalizaram 4.074.492 euros, um aumento notável de 57% em relação ao ano anterior. As indemnizações por morte também apresentaram um aumento de 32%, totalizando 396.115 euros.

Recuperação de Montantes dos Responsáveis Civis

Após a satisfação das indemnizações, o FGA tem o direito de exigir aos responsáveis civis que não cumpriram a obrigação de segurar os veículos causadores dos acidentes o reembolso dos montantes despendidos. Durante o primeiro semestre de 2022, foram recuperados 2.145.097 euros dos responsáveis, com 618.070 euros recuperados extrajudicialmente e 1.527.027 euros recuperados judicialmente.

Análise e Tendências

A ASF analisou os resultados do primeiro semestre de 2022 em comparação com os três anos anteriores. Eles identificaram algumas tendências, incluindo um aumento na sinistralidade em 2022 em comparação com 2021, atribuído ao aumento da circulação automóvel com a recuperação da atividade económica pós-pandemia. No entanto, quando comparado com o período pré-pandémico de 2019, ainda há uma diminuição tanto em aberturas de processos como em indemnizações pagas.

Conclusão

O Fundo de Garantia Automóvel desempenha um papel fundamental em garantir a reparação de danos resultantes de acidentes rodoviários em Portugal, especialmente quando o responsável pelo acidente é desconhecido ou não cumpriu a obrigação de celebrar o seguro de responsabilidade civil automóvel. A análise estatística do primeiro semestre de 2022 oferece uma visão valiosa das tendências e desafios enfrentados pelo FGA, à medida que o tráfego rodoviário volta ao normal após a pandemia.

Siga-nos no Facebook e fique a par de todas as novidades. Faça gosto e partilhe os nossos artigos. Obrigado ツ

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

eleven + 12 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading…

Mercado Automóvel com crescimento de 40,4% comparativamente a 2022

Mercado Automóvel com crescimento de 40,4% comparativamente a 2022

Tudo o que precisa de saber sobre WLTP

WLTP – Tudo o que precisa de saber sobre