Volvo V60: assim é a nova berlina familiar de Volvo

A Volvo escolheu o famoso Salão Automóvel de Genebra para apresentar o novo V60

Volvo V60 assim e a nova berlina familiar de Volvo

Volvo V60: assim é a nova berlina familiar de Volvo. A Volvo escolheu o famoso Salão Automóvel de Genebra para apresentar o novo V60.

Antes de se apresentar oficialmente no Salão de Genebra, tivemos o privilégio de ver mais de perto o novo Volvo V60. Trata-se de uma berlina familiar que está muito ligada à história da marca sueca.

Faltam alguns dias apenas para que a Volvo apresente no Salão de Genebra a nova geração do Volvo V60.

As berlinas familiares da marca sueca tem conseguido criar muita afinidade e fidelidade para a marca. Hoje, as tendências do mercado são outras e os Volvo XC são os modelos em que a marca confia o seu futuro. Mas, certamente as suas berlinas familiares continuam a ser a sua “imagem de marca”.

VOLVO V60: À IMAGEM E SEMELHANÇA

Ao longo destes anos, a Volvo foi adaptando e alisando os seus designs angulosos… até hoje. O novo V60 apresenta uma fina silhueta “station wagon”, mas que mantém apresenta algumas nuances que lhe dão muita personalidade.

A verticalidade da grade frontal, as luzes diurnas desenhando o martelo de Thor, os faróis traseiros verticais , subindo os pilares C ou os ombros das aletas traseiras da carroçaria. Não há dúvida, reconhecer que o Design do V60 foi beber inspiração ao V90.

Novo Volvo V60

A plataforma modular SPA

Para além do design o V60 utilizou a mesma plataforma modular SPA que é usada pelo Volvo V90. Aliás, plataforma que é usada igualmente por todos os modelos 60.

Mais para frente a gama V60 irá contar com uma versão V60 Cross Country e em 2019 chegará o novo S60.

Foto Galeria Volvo V60

Dimensões do V60

O novo Volvo V60 cresceu. A bordo passou dos 4,64 m para os 4,76 metros, a bagageira passou dos 430 para os 529 litros.

Conforto e posição de condução

Em consequência da utilização da plataforma modular SPA e do seu crescimento, poder-se-à dizer que o novo V60 respira espaço, qualidade e conforto.

O ponto de quadris está muito perto do chão do habitáculo. Com uma posição mais deitada do que sentada, o condutor vai-se sentir muito bem integrado para a tarefa de dirigir, além de controlar todas as funções e tecnologias do carro através de um generoso Painel Touch Screen que define o estilo interior dos Volvo atuais.

SEGURANÇA

Segundo seus responsáveis, o novo V60 será o Volvo mais dinâmico da gama. Na sua configuração padrão o V60 promete maior dinamismo que um V90 na configuração mais desportiva. Não poderá contar com a suspensão pneumática do V90. Mas, irá contar com um tipo de amortecimento variável ativa.

De série, o novo Volvo V60 vai oferecer o sistema de segurança City Safety. Sistema que permite ao carro travar por si só sempre que detecta pedestres e ciclistas, para evitar atropelamentos.

Mas, para além disso, o Sistema City Safety vai apresentar uma nova função que, em caso de inevitável choque frontal com um carro que vem em sentido contrário, reduz a velocidade para reduzir as consequências.

Vídeo demonstração do Sistema City Safety

Sistema Pilot Assit

O V60 virá equipado com o assistente de condução, Pilot Assit. A Volvo tem melhorado a gestão automática de controlo em caso de perda de trajetória em curva e o sistema de tráfego cruzado ao inserir a marcha-atrás. Para além de notificar com sinais acústicos, o novo V60 também intervém ao nível dos travões.

Motores

Inicialmente, a gama de motores que compõem os Diesel D3 são o 2.0 d de 150 CV e D4 de 190 CV. Ambos utilizam caixa de velocidades manual de 6 relações ou automática de 8 relações.

Também haverá uma versão gasolina T6 equipada com motor de 2.0 Turbo de 302 CV e caixa de velocidades automática de 8 relações.

Durante 2018 a Volvo irá apresentar mais versões diesel, gasolina e duas versões híbridas plug-in de gasolina. Haverá um Volvo V60 T6 Twin Engine de 340 CV e um T8 Twin Engine de 390cv de potência máxima.