Tudo que tem de saber sobre a fraude Volkswagen. O seu carro está afetado

Tudo que tem de saber sobre a fraude Volkswagen. O seu carro está afetado

Tudo que tem de saber sobre a fraude Volkswagen. O seu carro está afetado? Pode conduzi-los na mesma? Sabe se deve ou não comprar os carros equipados com esses motores? Seguramente que estas são só algumas das questões que gostaria de ver respondidas.

O número de veículos equipados com o software fraudulento foi revelado pela SIVA que é representante em Portugal da Audi, Skoda e Volkswagen. No total são 94 400 veículos:53.700 da marca Volkswagen, 31.800 Audi e 8.800 Skoda.

Como serviço ao cliente, a SIVA disponibilizou já uma ferramenta de pesquisa para saber se o seu veículo está afetado, ferramenta que se encontra no fim deste artigo. Em comunicado, a representante nacional do grupo refere que os “clientes da Volkswagen em Portugal já podem consultar, no ‘site’ da marca, informação sobre o seu veículo e ficar a saber se ele foi afetado pelo ‘software’ que causa discrepâncias nas emissões de óxido do azoto (NOx) durante os testes de dinamómetro”.

O sistema apenas verifica os Números de chassis (VIN) das marcas Volkswagen e Volkswagen Veículos Comerciais. Os veículos que tenham sido vendidos nos EUA e no Canadá não podem ser considerados na pesquisa.

No entanto, é importante clarificar o seguinte, se está numa fase de pré-compra e está analisar um Volkswagen equipado com este tipo de motor, saiba que os pode comprar sem qualquer tipo de problema e reservas. Este problema não afeta o normal funcionamento do veículo, não aumenta consumos, não prejudica o motor do seu carro, não interfere com a sua segurança, não representa perigos para a sua circulação, tudo funciona normalmente, excepto o facto de produzir emissões de gases que fraudulentamente foram omitidas e o mais importante é que nenhum comprador terá que suportar qualquer custo com a regularização da viatura e outras que possam advir dai.

A Volkswagen criou uma centro de apoio ao consumidor para lhe responder a todas as perguntas, no entanto, o Automoveis-Online vai tentar dar algumas respostas. Se às respostas que o Automoveis-Online der, não encontrar a resposta que procura, poderá coloca-la diretamente à volkswagen, clicando na palavra contactos.

Se o seu carro está afetado,

Precisa de o levar de imediato à oficina?

A resposta é, não. Todos os veículos afetados são seguros em termos técnicos e podem circular na estrada.

Será que o pode conduzir, mesmo estando ele afetado?

Sim, todos os veículos equipados com os motores afetados, são seguros em termos técnicos e podem circular sem nenhuma restrição ou cuidado especifico.

Quem o irá contactar para o informar acerca dos passos que tem de dar para ver o problema resolvido?

Será sempre contactado pela Volkswagen, logo que possível, para o informar sobre todas as medidas que vão ser tomadas pela marca. Caso esse contacto não ocorra, pode sempre utilizar o formulário de contacto, disponibilizado no site da marca para este efeito. Contactar a Volkswagen.

Terá que suportar algum custo com este processo?

Não, a Volkswagen já tornou público que irá assumir todos os custos relacionados com este processo.

Quando é que vai ser contactado pela Volkswagen?

Tendo em conta a dimensão deste problema, a Volkswagen não defini com rigor uma data para o contactar. A única coisa que garante é que será contactado e o seu problema resolvido.

O que é que acontece durante os testes de dinamómetro?

Os valores de óxido de azoto (N0x) são adulterados durante os testes de dinamómetro, recorrendo para isso a um software especifico e desenvolvido pela marca para o efeito.

Quais as medidas técnicas de reparação que vão ser realizadas?

Apesar de ainda não haver uma comunicação oficial acerca do que se vai fazer, a marca garante que está a trabalhar arduamente, onde todos os departamentos de desenvolvimentos estão envolvidos, no sentido de implementar medidas técnicas que eliminem todos os desvios e o cliente será informado de todos os procedimentos, o mais rapidamente possível.

Os motores com tecnologia EU6 também estão afetados?

Não, a marca garante que todos os motores equipados com a tecnologia EU6 Diesel e Gasolina, estão em conformidade com as especificações legais e ambientais de acordo com a diretiva EG n.º 715/2007.

Os motores a gasolina da Volkswagen também estão afetados por problemas de emissões?

Não. Os motores a gasolina da Volkswagen não estão equipados para detetar procedimentos de teste. Os motores a gasolina Volkswagen comportam-se de forma absolutamente idêntica em qualquer situação de condução, quer seja em estrada ou durante um teste de dinamómetro.

Como é que eu sei se o meu carro está afetado?

A Volkswagen criou na sua página um espaço para que possa através da introdução do número de chassis do seu carro, saber se ele está ou não afetado.

Esta ferramenta de pesquisa informará sobre ações de chamada aplicáveis. Para informação adicional, por favor contacte o seu Concessionário Volkswagen ou o Serviço de Apoio ao Cliente da Volkswagen.

Por favor note: O sistema apenas verifica os Números de chassis (VIN) das marcas Volkswagen e Volkswagen Veículos Comerciais. Os veículos que tenham sido vendidos nos EUA e no Canadá não podem ser considerados na pesquisa.

Por favor insira o seu VIN (número de chassis) que pode encontrar na capa do livro de manutenção ou na parte inferior do seu pára-brisas.

Para aceder à ferramenta basta clicar em Verificar agora.

Booking.com