Menu
in

Toyota Yaris ou VW Polo. Qual é a melhor escolha?

Comparativo automóvel. Qual destes dois citadinos é melhor?

Toyota Yaris ou VW Polo. Qual é a melhor escolha?

Toyota Yaris ou VW Polo. Qual é a melhor escolha? Comparativo automóvel. Qual destes dois citadinos é melhor?

Chamam-se carros citadinos ou utilitários e quando os observamos ficamos com a nítida sensação de que se tratam de carros frágeis. Mas, a verdade é que este tipo de automóvel é bem resistentes se atendermos ao uso e tarefas que estão obrigados a fazer.

No comparativo automóvel de hoje vamos falar sobre dois dos utilitários mais vendidos na Europa. Não sendo os mais vendidos, estão no top 10. Estamos a falar do Toyota Yaris 1.0 69cv e o VW Polo 1.0 75cv.

O valor da imagem de marca

Tratando-se de marcas que constroem o seu preço com base na confiança que o mercado deposita na marca, a volkswagen para se o mais barato possível, na potência de 75 cv só está disponível nas versão de entrada de gama, Trendline.

No entanto o VW Polo disponibiliza uma versão de 1.0 com 60 cv, mas com pouca penetração no mercado de particulares.

Como já dissemos atrás, o problema deste pequeno utilitário é mesmo o preço da imagem. Na versão Connect, com navegação, jantes de liga de 15”, volante multifunções e pintura metalizada o preço supera os 17 500€. Ou seja, um valor que é similar ao Toyota Yaris 1.0 Comfort + Pack Style com navegação, pintura metalizada e uma completíssima lista de equipamento de série, nas quais se incluem até sistemas de auxílio à condução e segurança ativa como, por exemplo, a travagem ativa.

O Toyota é inclusive o único que permite níveis de equipamento mais avançados quando equipado com o motor 1.0 de 69 cv. Para colocar o VW Polo com o mesmo nível de equipamento da Toyota Yaris o cliente terá que gastar muito perto de 20 000. O que na nossa opinião é um valor elevado tendo em conta que com esse valor já se pode dar o salto no segmento.

Por outro lado, o Toyota possui uma linha de acessórios muito completa e muito acima da média do segmento. Já o VW Polo pode-se escolher a cor e as jantes especiais.

Qualidade

Quando se fala em utilitários e em qualidade percebemos que quase todos os carros deste segmento utilizam materiais mais frágeis. No entanto, ambos os concorrentes têm boa qualidade ao nível da construção.

O VW Polo utiliza no seu interior muitos plásticos duros e ásperos ao toque, ficando como únicos apontamentos de luxo, o volante e o punho da caixa de velocidades forrados a pele sintética de boa qualidade.

O Toyota, apresenta-se com um design de interiores pouco homogéneo. No entanto, consegue tirar partido dos níveis de equipamento mais elevados que o seu rival. Bem como o tablier e as portas dianteira construídas em materiais mais moles.

Espaço

Nenhum dos modelos apresentados ultrapassa os 4 metros de comprimento. Em termos de espaço interior e bagagem é similar. Não havendo vantagem de nenhum destes rivais.

O melhor para conduzir

Este é um dos aspectos que é muito importante neste segmento é a performance que o carro tem ao nível da condução.

Não estamos à espera que o consumidor que compra um carro com 75cv de potência esteja à de um grande desempenho em termos de potência. Mas, a verdade é que se quer que, um carro com pouca potência, o desempenho do motor é imprescindível no desempenho dinâmico do carro.

Quer o VW Polo, quer o Toyota Yaris oferecem motorizações de três cilindros. O Yaris com 998 cc de curso longo é o mais progressivo na subida de regime.

Já os 999 cc do VW Polo de maior diâmetro tem um melhor arranque às 4000 rpm e outro após as 6000 rotações. Em termos de consumos, o Toyota Yaris é ligeiramente mais económico que o VW Polo.

Conforto

A suspensão do VW Polo é um pouco mais suave quando a circula em pisos maus. Já a suspensão do Toyota Yaris continua a ser mais dura que o seu rival, oferecendo assim menos conforto. Os dois modelos oferecem o sistema de ajuda de arranque em subida.

Conclusão

Contas feitas, o VW Polo 1.0 75 cv é o mais caro, tendo em conta o nível de equipamento. Isto porque com o mesmo nível de equipamento o Toyota Yaris é 18% mais barato que o Polo.

O Toyota Yaris 1.0 69 cv tem no equipamento, principalmente de segurança, e na personalização, importantes mais valias.

Leave a Reply

Exit mobile version