Será que a Policia pode tudo?

Depois do insólito que eu vivi esta semana, dei por mim a questionar, se o que aprendi na escola de condução é válido para todos ou só para alguns. Claro que há também a possibilidade de eu ser burro e estar para aqui a dizer disparates.

A situação é a seguinte: quando eu circulava numa via rápida a determinada velocidade, reparei numa viatura de marca Nissan de cor azul. Esta, encontrava-se estacionada nessa mesma via mas fora da faixa de rodagem, com o triângulo colocado, dando a sensação que se tratava de uma viatura avariada. Mas não era! Tal como pude constatar, uma vez que essa via rápida vai escoar o seu tráfego numa enorme rotunda, e, curiosamente encontrava-se lá uma razoável operação stop. A razão da operação stop era a velocidade excessiva, vá-se lá saber por que razão.

Esta situação remeteu-me para a seguinte questão: Não é proibido parar nas vias rápidas, e nas rotundas, excepto em caso de avaria? Se souberem responder eu agradecia muito.

Há! Quase me esquecia, fui multado! Circulava a 132km o que depois de reduzido o valor de defeito, deu a módica velocidade de 122km, que ficou registado na fotografia que a dita Nissan azul “avariada” registou.

Embora concorde com o facto de eu estar a cometer uma infracção ao código de estrada, entendo que este tipo de acção é mais “caça ao dinheiro dos condutores” de que outra coisa qualquer.

Booking.com
  • RAUL SOARES

    POIS….POIS…..
    ESTE É UM ASSUNTO QUE EM TEMPOS JÁ FOI VENTILADO….
    OS POLICIAS FAZEM O QUE QUEREM E FICAM MUITO CONTENTES POR APRESENTAR “TRABALHO”……. MESMO PISANDO A LEI QUE OS PRÓPRIOS DIZEM DEFENDER… E POR VEZES ASSIM O PRATICAM… É VERDADE!!!
    DIZEM AS MÁS LINGUAS QUE POR VEZES ATÉ SÃO INCENTIVADOS … E ADMOESTADOS SE CHEGAM SEM UM DETERMINADO NUMERO DE MULTAS…. MAS SÃO AS MÁS LINGUAS A FALAR….

  • Jojo

    Tudo bem que é clara caça à multa.. Mas só há uma coisa a fazer.. é cumprir os limites sem excepção.. é dificil mas aprendemos.. já todos levamos no pelo com isso.. custa.. mas temos que nos adaptar..
    Noutros países ditos mais civilizados, já é assim que conduzem à muito,a respeitar as coisas à risca..

  • Mokuna

    Se fosse só isso que eles fazem!!? Desde estacionar em parques para deficientes (isso se calhar até são, mas sem autoculante e devidamente identificada a viatura não podem, desde em cima de passeios, passarem vermelhos sem indicação de emergência sinalizada. Enfim, não saia daqui se relatasse tudo que esses senhores intitulados de defensores da lei fazem. Mas deixo-te um conselho, sempre que fores abordado por eles diz que o teu pai é ou foi polícia em alguma zona que sabes que tem esquadra fora da área onde estás a circular que vais ver que no fim dão-te uma palmada nas costas e mandam cumprimentos para o teu pai. Comigo resultou sempre!! lol

  • paulo

    O problema é que se seu carro avariar ainda o comecam a chatear pois nao pode estar ali ,e se ja chamou a assistencia etc,eles como e para multar ja podem la estar ,ridiculo,mas os culpados somos nos que somos os parvos que aceitamos tudo isto e fazem de nos o que queremos e ainda nos rimos para isto ,devia era vosse apresentar uma queixa do mau estacionamento da policia ,ou a lei e so para uns ?concordo em que tenha sido multado pois arriscou calhou mal agora a maneira como obtiveram a dita multa e que e vergonhoso mesmo,a um tempo tive um colega meu que tem uma peugeot partner de 3 lugares logo assim que sairam ,passou de frente pela policia ,era estrada com traco continuo ,eles passaram o traco continuo para o virem multar ,o meu colega disse senhor guarda antes de mais quem devia ser multado era vosse mas eu nao sou policia mas quer multar me de que pois com tanta transgressao deve haver razao de algo espero que nao seja dos 3 passageiros ,o guarda disse azar tem vosse pois este carro e de tres lugares ,mostrou livrete o ploicia calou se meu colega disse e vosse que passou traco continuo como e? O guarda virou se para ele e disse ,va mas e embora esta tudo bem com os documentos ……….. ridiculo

  • LCCL

    SUBSECÇÃO VI
    Paragem e estacionamento
    Artigo 48.º
    Como devem efectuar-se
    1 -…
    2-…
    3 – Fora das localidades, a paragem e o estacionamento devem fazer-se fora das faixas de rodagem ou, sendo isso impossível e apenas no caso de paragem, o mais próximo possível do respectivo limite direito, paralelamente a este e no sentido da marcha.

    “Nas auto estradas só em caso de avaria é permitida no entanto, advertendo as autoridades de manutenção da respetiva via, nunca é permitido em paragem forçada como a da falta de combustível.”
    Resumindo, não é proibida a paragem ou estacionamento fora das localidades, desde que fora da faixa de rodagem!
    Certo?!?!?!

  • Ricardo

    A policia não pode apanhar uma infracção com outra infracção. Comigo iam receber ao tribunal……

  • elpontinho

    Chama -se a isto um assalto à mão armada.

  • Moralista

    Porque é que o meu último comentário não foi publicado?

    • Equipa Automoveis-Onlline

      Bom dia,

      Os meus melhores cumprimentos,

      Caro senhor leitor, não é nossa politica censurar os comentário, inclusive mesmo aqueles que não são abonatórios. No entanto, as condições e termos do serviço não permitem a publicação de comentários que utilizem linguagens menos adequadas e foi isso que aconteceu.
      Contudo, caso queira refazer o seu comentario e queira utilizar uma linguagem adequada poderá fazê-lo.

      Obrigado pela sua participação.

      Cumprimentos,

      Equipa

      Automoveis-Online

  • rjov

    Pena que não exista um “atrevido” com uma viatura pesada,que lhes arrancasse a traseira dessa viatura e destruísse o radar, nessas alturas!
    seria uma lição para esses “Caçadores”,que nada mais têm a fazer!!!
    numa altura de crise e sempre bom encher o “pacote” deste governo,e “roubar” através de sistema legal, todos os contribuintes a fim de “rechear” os cofres do estado, com as infracções que por vezes somos “obrigados” a cometer!
    hoje ,cada vez mais as pessoas fogem as scuts,auto estradas,devido ao valor que estas custam,e aqueles que as utilizam (obrigatoriamente) é pq devido ao tráfego e mau estado das EN,nao conseguem cumprir com os compromissos e horários, assim sendo este é o melhor sistema de trabalho ,e o mais facil!!!
    é mais facil para estas forças a caça á multa do que combater o verdadeiro crime!!!!
    resido na margem sul e posso-vos dizer que a policia de Sta Marta do pinhal.opta por se”esconder” entre ruas, em zona de pouco tráfego para de seguida começarem a fazer uma perseguição(á noite) de luzes apagadas esperando “residentes” saiam dos Cafes/Bares/ restaurantes etc ,para de seguida os abordarem em máximos e pirlampos acesos.
    mas se houver um assalto ou algo do género,manteem-se escondidinhos,e dai não saem,pq ai o trabalho nao é facil.,e só aparecem muito depois dos acontecimentos ,dando tempo suficiente para a fuga dos criminosos .
    só tenho uma coisa a dizer,ENVERGONHO-ME DAS NOSSAS policias!!!
    noutros países faz-se a prevenção,neste “pais de fezes” faz-se a caça á multa!!!!!