Menu
in ,

SEAT Mii electric 100% elétrico

SEAT Mii electric é o primeiro veículo 100% elétrico do construtor Espanhol

SEAT Mii electric 100% elétrico.SEAT Mii Electric é o primeiro veículo 100% elétrico do construtor Espanhol.

SEAT Mii electric é o primeiro veículo 100% elétrico da marca, e junta o caráter acessível com a tecnologia, assegurando um preço de venda ao nível do de um veículo com motor de combustão interna e baixos custos de utilização. O Mii electric é o veículo ideal para a cidade, unindo a performance dinâmica com o sentido prático graças ao motor elétrico de 61kW e à bateria de iões de lítio de 32.3kWh. Este citadino eléctrico consegue alcançar os 50km/h em apenas 3.9 segundos e tem uma autonomia de até 260km.

Este pequeno citadino 100% elétrico dispões de diversas opções de carga, como a reposição de 80% da capacidade em apenas uma hora (carga a 40 kW DC).

O Mii electric poderá ser comprado a partir de 145 euros/mês, sem entrada, na Alemanha.

O mercado de automóveis elétricos

O mercado de automóveis elétricos cresce a bom ritmo à medida que os consumidores veem benefícios no afastamento dos combustíveis tradicionais e na mudança para alternativas mais sustentáveis. Com um mercado em permanente transformação, a SEAT acompanha essas mudanças ao desenvolver automóveis que respondem às exigências desta dinâmica. Mantendo ainda a preocupação com a mobilidade sustentada. A eletricidade está no centro deste desenvolvimento tão excitante.

No seguimento da linha de pensamento e ações, recentemente anunciadas pelo Construtor alemão, Volkswagen, a SEAT inicia a sua ofensiva elétrica com o lançamento do Mii electric.

O Mii electric é citadino que disponibiliza a melhor tecnologia por valores muito acessíveis. À variável preço, a SEAT acrescenta um excelente comportamento dinâmico, design elegante e novos níveis de conectividade. Assim, o Mii electric está pronto a enfrentar os desafios da cidade e as necessidades de uma nova geração de clientes.

O novo modelo é o primeiro SEAT 100% elétrico de produção e abre caminho a futuros modelos que se juntarão à família. Mais Veículos Elétricos (EV) e Plug-in Elétricos (PHEV) serão lançados num futuro próximo. Entre eles estão o 100% elétrico SEAT el-Born, as versões híbridas Plug-in do Tarraco e Leon, e as versões híbridas plug-in de elevada performance: CUPRA Formentor e CUPRA Leon.

Declarações de Luca de Meo, Presidente da SEAT

“A eletrificação está a expandir-se a um ritmo muito rápido, com o mercado mundial de veículos elétricos a registar um crescimento de 75% nos primeiros 8 meses do ano, e a SEAT está pronta para acompanhar esta procura crescente” diz Luca de Meo, Presidente da SEAT.

“O Mii electric inicia essa jornada, trazendo para o mercado um veículo elétrico acessível, mostrando a importância que damos não apenas ao desenvolvimento de veículos que honram a essência da SEAT, mas também aos que prometem um futuro emocionante para a indústria e para os consumidores.”

O lançamento do Mii electric não só trará a valores mais acessíveis, como também irá ajudar a SEAT a preparar-se para a expansão da rede de concessionários que responderá às exigências do mercado em crescimento dos veículos elétricos. Esta estratégia ajudará a suavizar a mudança, tornando mais simples a transição dos clientes para a eletrificação.

Desenhado para todos

A diferenciação do Mii electric no exterior é subtil, trazendo um visual renovado que inclui a legenda “electric” na traseira e autocolantes “electric” nos flancos.

A elegância do modelo é destacada com a escolha de uma de cinco cores: Preto Deep, Branco Candy, Vermelho Tornado, Azul Costa e Cinzento Tungsten. Também existe a possibilidade de personalização da aparência exterior com o tejadilho e espelhos pintados a preto (disponível em conjunto com as pinturas branco Candy, vermelho Tornado, azul Costa e cinzento Tungsten).

Foto Galeria Novo SEAT Mii Electric

Foto do Tablier com forma IML do novo SEAT Mii Electric

Por dentro, as suaves alterações passam pelo novo tablier com aplicação de folha IML SEAT (estampagem no molde) e de luz ambiente, duas novidades que dão um novo visual ao interior, sem distrações desnecessárias para os ocupantes.

Duas Versões

Com duas versões – Mii electric e Mii electric Plus – a especificação de equipamento torna-se simples, mas inclui sempre um vasto leque de elementos tecnológicos e de conforto.

Versão Mii electric inclui

O equipamento da versão Mii electric inclui, de série, vidros dianteiros elétricos, ESP, controlo da pressão dos pneus, fecho centralizado, imobilizador e ainda airbags laterais e de cortina. Dispõe ainda de Climatronic, assistente de faixa de rodagem, reconhecimento de sinais de trânsito, ajuda de arranque nas subidas. Os modos de condução, SEAT Drive Profile (normal, eco, eco+), também estão presentes. Todo este nível de equipamento faz do Mii electric um citadino especialmente bem equipado.

A tudo isto, é ainda acrescentado no equipamento de série deste citadino 100% elétrico o sistema SEAT CONNECT e o cabo de carregamento modo 3 para carga através de Wallbox ou da infraestrutura pública.

Versão Mii electric Plus

No nível de equipamento acima, do Mii electric Plus, a lista acrescenta jantes de liga leve de 16”, vidros traseiros escurecidos, elementos em pele preta – volante, seletor de velocidades e travão de mão – e bancos desportivos com pesponto a branco. O nível de conforto beneficia ainda da inclusão de bancos dianteiros aquecidos, espelhos dianteiros aquecidos e elétricos, luzes de nevoeiro dianteiras e sistema de som com seis colunas.

Há ainda cinco Packs de equipamento opcionais, mantendo a simplicidade e facilidade de especificação da gama Miii electric. Os cinco pacotes de equipamento são: Garage, Easy Flex, Below Zero, Home Charge e Fast (carregamento com corrente contínua – DC).

O pack Garage acrescenta sensores de estacionamento traseiros, cruise control e luz ambiente. O pack Easy Flex inclui banco do passageiro dianteiro regulável em altura, gancho no porta-luvas, banco traseiro rebatível assimetricamente e piso duplo da bagageira. O pack Below Zero contempla bancos dianteiros aquecidos, espelhos retrovisores elétricos e aquecidos, para-brisas aquecido, sensores de chuva e de luz e coming-home. Escolhendo o pack Home Charge, o Mii contempla um cabo de carga a 2.3 kW para casa, e com o pack Fast pode ainda ter um sistema de carga combinado CCS, que acrescenta a capacidade de carga DC a 40kW.

Conectado

Nenhum veículo pode chegar ao mercado sem um forte sentido de conectividade, indo ao encontro das crescentes necessidades dos consumidores de permanente ligação ao mundo exterior: o citadino 100% elétrico é o primeiro modelo a receber o SEAT CONNECT.

Este sistema permite o acesso e a gestão remota do veículo, possibilitando que os clientes possam rever a informação da viagem, a localização de estacionamento do veículo, o estado em relação às portas e luzes, controlar o processo de carga através do e-Manager ou a capacidade de ajustar o ar condicionado à distância, uma funcionalidade muito relevante em condições climatéricas extremas. Tudo a partir de uma app no smartphone.

É também através da ligação do Mii ao smartphone que o citadino elétrico se ajusta à vida quotidiana, dando acesso à sua música, ao rádio e navegação através da app DriveMii.

Desenvolvido para o futuro

A passagem para uma plataforma exclusivamente elétrica abre portas a uma experiência mais natural e ajustada ao ambiente citadino. O Mii electric foi desenvolvido para a cidade, garantindo uma agilidade incrível tanto na condução através do denso tráfego urbano como numa acelerada viagem rumo a um lugar de estacionamento.

Dimensões

O Mii electric tem as dimensões à medida de um puro citadino com um comprimento total de 3,556mm, 1,645mm de largura, 1,481mm em altura e 2,421mm na distância entre eixos.

Chassis

O chassis foi calibrado e afinado para oferecer um rolamento confortável, estável e bem controlado, mesmo em superfícies mais complexas, enquanto a direção assistida assume um peso equilibrado com uma ligação forte entre o condutor, o veículo e a estrada.

Sistema de propulsão

No seio do sistema de propulsão do Mii electric está o seu motor de 61kW (83CV) – associado a caixa de relação única – e com 212Nm de binário instantâneo, o que se traduz na capacidade de o veículo de cinco portas alcançar os 50km/h em apenas 3.9 segundos. Uma performance que garante ao citadino uma enorme capacidade de entrar e sair das vias congestionadas e de acelerar energicamente entre semáforos.

E a performance não acaba aqui. O Mii electric pode alcançar os 100km/h em apenas 12.3 segundos e tem uma velocidade máxima de 130km/h.

Mas o citadino não foi desenvolvido apenas para enfrentar as necessidades da condução urbana. Também detém uma incrível autonomia retirada da bateria de iões de lítio de 32.3kWh e alojada no chassis. A sofisticada tecnologia de armazenamento de energia assegura até 259km de autonomia com base no ciclo de testes WLTP, ainda que em utilização citadina este valor possa chegar aos 358km com uma única carga.

Carregamento

Quando abastecida através do carregador rápido de corrente contínua (DC), a bateria pode ser recarregada até 80% da capacidade em apenas uma hora, ou durante cerca de quatro horas através de um sistema de Wallbox a 7.2kW ou através da infraestrutura pública.

Nenhum carro elétrico pode ser considerado completo sem um acesso bem planificado aos pontos de recarga, pelo que a SEAT investiu uma considerável parcela de tempo na definição das soluções mais convenientes. Na gama do Mii electric, a SEAT assegura tudo o que é necessário à fácil recarga dos veículos de forma a que os clientes apenas se preocupem com a condução.

Os clientes podem optar pela instalação de uma Wallbox de forma a suavizarem a sua transição para um futuro elétrico. Acrescente-se a isto a conveniência de uma app no smartphone e os utilizadores poderão facilmente localizar os pontos de carga públicos para repor a eletricidade do seu Mii.

Declarações de Axel Andorff, Vice-Presidente Executivo de P&D da SEAT

O SEAT Mii electric combina dinâmica, performance e aceleração, mas acrescenta outras qualidades: silêncio, baixo custo de utilização e uma plataforma sofisticada, diz Axel Andorff, Vice-Presidente Executivo de Pesquisa & Desenvolvimento da SEAT. É um veículo que converte a tecnologia em reais benefícios para o mercado, ajudando a democratizar os automóveis elétricos.

Uma vida elétrica

O mercado vive um momento excitante e muito dinâmico para todos os veículos elétricos à medida que a indústria procura tornar a mobilidade mais sustentável e ao mesmo tempo que procura democratizar a tecnologia que reduzirá o impacto no ambiente, especialmente em áreas urbanas densamente povoadas.

O Mii electric reúne uma sofisticada plataforma tecnológica com o caráter típico da SEAT: condução divertida, conectada e com um custo de utilização reduzido, sendo por isso a receita da marca para o sucesso neste mercado em permanente evolução.

A que se destina o Seat Mii?

O Mii electric destina-se tanto a clientes particulares como às frotas, a todos os que passam a maior parte do seu tempo a atravessar as ruas citadinas e suburbanas, reconhecendo os benefícios das emissões-zero sem querer prescindir da condução envolvente quando estão ao volante.

Porém, tão importante como a dinâmica ou o conforto é, para os clientes, a facilidade com que se consegue viver com um veículo elétrico, dependendo disso o seu sucesso. Enfrentando o assunto de frente, a SEAT desenvolveu o Mii electric para corresponder às necessidades de quem o conduz.

Quando o Mii electric chegar aos seus mercados-chave – Alemanha, Holanda, Noruega, França, Espanha, Áustria, Reino Unido, Suíça, Itália, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Suécia e Polónia – será um dos mais acessíveis veículos elétricos. Terá um preço equivalente ao de um veículo do mesmo segmento com motor de combustão interna, mas com custos de utilização significativamente inferiores. Os veículos elétricos exigem menos manutenção.

Aquisição via Leasing

E quem não quiser comprar o Mii electric a pronto, terá disponíveis soluções de leasing. Na Alemanha, por exemplo, com um contrato a 36 meses e 10,000km, custará cerca de 145€/mês (sem entrada), para que as pessoas possam simplesmente usufruir da sua utilização sem estarem preocupados com os custos envolvidos. Este modelo de leasing ficará inicialmente disponível na Noruega, Alemanha, Espanha, França, Holanda e Reino Unido.

Os baixos custos são apenas um dos pontos de atração do Mii electric. Para tornar a vida mais fácil, a SEAT também oferecerá diferentes opções de carga para que, quer esteja em casa, tenha chegado ao destino ou circule na estrada, possa recarregar rapidamente e sem problemas.

O Mii electric é compatível com diversos sistemas de carga, podendo ser ligado a uma tradicional tomada doméstica de corrente alterna (AC), através de uma Wallbox instalada em casa (estão disponíveis diversas soluções), por via dos postos públicos ou com o recurso a um ponto de carga rápido CCS de corrente contínua (DC) durante a viagem em estrada. Com estas opções, o Mii consegue recarregar-se em apenas uma hora, recorrendo ao dispositivo de 40kW.

Elétrico ancestral

O Mii electric é a mais recente aproximação da história da SEAT à eletrificação. Em 1992 a marca produziu um Toledo 100% elétrico para acompanhar os atletas da maratona de estrada dos Jogos Olímpicos de verão em Barcelona. O veículo retirava uma autonomia de 64km das baterias com 500kg.

Mais recentemente, a SEAT implementou o projeto de carsharing com o protótipo e-Mii. Uma frota de cinco veículos está a ser usada nas ruas de Barcelona, permitindo que mais de 1,000 empregados da SEAT Metropolis:Lab Barcelona e o Pier 01 Barcelona Tech City possam entrar e sair dos carros sempre que precisem. O projeto contribuiu para o Mii electric ao permitir avaliar como se comportam os veículos elétricos nas estradas públicas.

Ficha técnica

Motor:

Potência máxima 61kW (83CV);

Binário máximo 212Nm;

Bateria:

Iões de lítio;

Capacidade 32.3kWh (valor líquido);

Tempo de carga com 40kW DC até 80%, ~1 hora;

Tempo de carga com 7.2kW AC até 80%, ~4 horas;

Alcance:

Combinado: 250-259km (WLTP);

Urbano: 349-358km (WLTP);

Performance:

Aceleração:

Dos 0-50km/h em 3.9 segundos;

Dos 0-100km/h em 12.3 segundos;

Velocidade máxima 130km/h;

Dimensões:

Comprimento: 3,556mm;

Largura: 1,645mm;

Altura: 1,481mm;

Distância entre eixos: 2,421mm;

Diâmetro de viragem:

9.8 metros;

Capacidade da bagageira:

251 litros (até 923 litros com os bancos traseiros reclinados).

Leave a Reply

Exit mobile version