in

SEAT Ibiza venceu prémio “Excellent Product Design Transportation”

Prémio atribuído pelo Conselho de Design Alemão

SEAT Ibiza venceu prémio “Excellent Product Design Transportation”

SEAT Ibiza venceu prémio “Excellent Product Design Transportation”. Prémio atribuído pelo Conselho de Design Alemão.

O reconhecimento integra-se no German Design Award, o mais significativo e prestigiado prémio atribuído pelo Conselho Alemão de Design. Este é o terceiro prémio atribuído pelo Conselho Alemão de Design ao novo SEAT Ibiza. A quinta geração do SEAT Ibiza representa uma significativa evolução no design SEAT. O prémio reflete o sucesso dos objetivos da SEAT em criar um veículo com aparência jovem e inovadora, com um design equilibrado e com identidade.

O novo Ibiza é, seguramente, o melhor design que a SEAT alguma vez desenvolveu para o segmento A0. Prova disso é o reconhecimento do SEAT Ibiza em numerosos prémios de design. O mais recente prémio, e será legítimo dizer que não será o último, foi agora atribuído na vitória do “Excellent Product Design Transportation”, galardão integrado no German Design Awards, organizado pelo Conselho Alemão de Design (German Design Council).

Critérios de avaliação

Para lá dos critérios puramente estéticos, como a qualidade de design, a imagem ou o valor da marca, o painel do German Design Award considerou muitos outros critérios na atribuição do prémio ao SEAT Ibiza. Alguns merecem ser destacados, como a concepção num âmbito global, nível de inovação, facilidade de uso, funcionalidade, sentido prático, sustentabilidade, qualidades ecológicas, rentabilidade, qualidade e excelência técnica ou até os sistemas envolvidos na produção. O German Design Award é um dos mais respeitados prémios de design do mundo e goza de especial prestígio desde 2012, além de ser o galardão internacional principal do Conselho Alemão de Design. Está idealizado para reconhecer a abrangência de um design único, inovador e de elevada qualidade no amplo universo do design internacional.

Declarações de Mesonero-Romanos

O Ibiza representa o culminar e a maturidade do ADN do nosso design na SEAT. Uma linguagem que estreamos em 2012, diz Alejandro Mesonero-Romanos, Diretor de Design da SEAT. Demos-lhe proporções perfeitas e colocámos especial ênfase na volumetria e nas superfícies, para que daí resultasse um excelente efeito tridimensional capaz de causar impacto até no mais exigente e crítico olhar. As formas esculpidas e repletas de personalidade estão presentes até no mais pequeno detalhe.”.

O Design

A carroçaria está magnificamente esculpida, em resultado da talentosa combinação de linhas vincadas com superfícies suaves. O duplo vinco lateral, um típico traço de design SEAT, acrescenta um efeito extra tridimensional de profundidade. Enquanto, atrás, as luzes posteriores envolvem os cantos da carroçaria dando continuidade aos vincos da secção traseira, resultando num design único. Simultaneamente, numa aerodinâmica de excelência. As linhas claramente delineadas da bagageira e do para-choques potenciam a percepção de largura, criando um visual imponente, enquanto os refletores em posição baixa criam um efeito de aproximação da carroçaria ao solo.

O habitáculo encerra proporções perfeitas e uma acrescida sensação de espaço e de conforto. A cuidadosa seleção de materiais traz uma maior perceção de elegância e de qualidade. Os comandos foram organizados em diferentes áreas funcionais, e dispõem-se numa consola mais elevada de forma a melhorar a ergonomia e a segurança. Foi tido especial cuidado na qualidade de todos os detalhes, de tal forma que o resultado global parece pertencer a um veículo de um segmento superior.

No cômputo geral, a quinta geração do SEAT Ibiza prefigura a confirmação da nova filosofia de design do construtor, iniciada em 2012, que se assume mais madura, característica e expressiva. Demonstra que um veículo com um volume significativo pode ser simultaneamente atrativo e funcional no dia-a-dia. Na SEAT, acreditamos firmemente ter criado um automóvel moderno que respeita a herança das gerações antecedentes e, ao mesmo tempo, eleva a sua imagem para níveis inéditos.

Categorias Principais do Excellent Product Design e Excellent Communication Design

O German Design Award está dividido em duas categorias principais (Excellent Product Design e Excellent Communication Design). Na edição deste ano foram registadas mais de 5.000 seleções, apontadas por nomeação direta do Conselho Alemão de Design ou por um dos seus membros fundadores. O Conselho Alemão de Design já atribuiu, em setembro, dois prémios à quinta geração do SEAT Ibiza no decorrer do Automotive Brand Contest 2017: um na categoria de Exterior Volume Brand (Automotive Brand Contest “Winner” 2017) e outro na categoria de Interior Volume Brand (Automotive Brand Contest “Best of the Best” 2017).

Além de ser um fantástico prémio de reconhecimento, todos estes galardões do Conselho Alemão de Design ajudam a cimentar o prestígio do reconhecimento internacional de uma equipa que desenhou e desenvolveu o novo SEAT Ibiza, um dos três pilares basilares do construtor espanhol, juntamente com o Ateca e Leon.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

thirteen − 9 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading…

Quem paga mais IUC? O carro importado ou nacional?

Quem paga mais IUC? O carro importado ou nacional?

Seat Arona dá dicas para uma condução segura

Seat Arona dá dicas para uma condução segura