in

Seat fala sobre o escultor de automóveis

Existem profissões curiosas na indústria automóvel e o escultor de automóveis é uma delas.

Seat fala sobre o escultor de automóveis

Seat fala sobre o escultor de automóveis. Existem profissões curiosas na indústria automóvel e o escultor de automóveis é uma delas.

O escultor de automóveis é vulgarmente conhecido por modelador de argila. Este, é o responsável por dar forma a um automóvel. Para isso usa argila sintética para reproduzir o modelo de um automóvel em tamanho real.

Sabia que as quatro modeladores trabalharam em conjunto durante meses e usaram 5.000 kg de argila para esculpir o SEAT Tarraco?

O Modelador de Automóveis Seat

São autênticos artistas na indústria automóvel e a sua principal ferramenta de trabalho são as suas mãos. Falamos dos modeladores de argila, profissão pouco conhecida. Graças a eles, os esboços dos designers ganham vida à escala real. Estas sim, são esculturas de argila.

Conheçamos como trabalha Carlos Arcos, responsável de modelagem exterior na SEAT.

Argila, a peça vital:

Paralelamente aos avanços na realidade virtual e dos óculos 4K, o modelo fabricado com este tipo de argila continua a ser fundamental no processo de design. “É o primeiro passo para se ver o automóvel na sua dimensão real. Podes vê-lo e tocar-lhe… O modelo físico é insubstituível para analisar volumes e a perfeição das superfícies”, comenta o modelista.

Uma profissão inusual:

Carlos Arcos dedica-se a esculpir automóveis desde há quase 20 anos. Estudou Desenho Industrial e especializou-se na modelação de protótipos. “Uso as mãos para sentir o automóvel, as suas linhas, as superfícies… É uma função criativa que muda todos os dias, e é por isso, para mim, uma paixão”, explica. Mas além da sua habilidade manual, “a cabeça tem que aprender a passar para a realidade o que vê a 2D”. Para isso, tem que dominar as sombras, a relação entre as linhas e as superfícies quando modela.

Moldar um novo automóvel:

Para se começar a moldar a argila e a amaciá-la, é preciso aquecê-la a 60 °C. “É um material muito versátil, mas arrefece muito depressa. É preciso manuseá-lo com rapidez”, refere Carlos enquanto tira do forno algumas barras de argila. Para moldá-la corretamente, um dos seus truques é o de “observar o automóvel de diferentes perspectivas. Tal como um escultor”. Inicialmente, utiliza ferramentas como a fresadora, que cria a volumetria inicial, e a seguir usa as mãos, espátulas e raspadores para dar forma a este primeiro automóvel físico.

Foto Galeria

A sua maior escultura:

O último modelo que passou pelas mãos de Carlos e da sua equipa foi o novo SEAT Tarraco: “Cada automóvel exige uma sensibilidade diferente, mas neste SUV de grandes dimensões o desafio foi o de controlar os volumes e as proporções”. Para esculpi-lo, trabalharam em conjunto quatro modeladores. “Dividimo-nos para modelar partes diferentes. Neste caso, fui eu o encarregado da zona frontal”, explica. Para o Tarraco investiram-se dois meses de trabalho e 5.000 kg de argila.

Alguma vez fica pronto?

Os modeladores retocam constantemente a sua obra. Aplicam as modificações dos designers voltando a amassar a argila. “Trabalhamos em conjunto. Conhecemos o conceito que têm em mente e o que querem mostrar”. Carlos reconhece que “poderíamos continuar eternamente a fazer modificações ao modelo em argila, mas chega um ponto em que é preciso aprovar uma versão. A esse momento chama-se design freeze e a partir daí a nossa obra é considerada final, no seu melhor, e integra todos os elementos técnicos que permitirão fabricá-lo em série”. À vista, o modelo parece real: está pintado, inclui elementos como a grelha, os faróis ou os retrovisores. “Até tem os vidros nas janelas, mas não nunca poderá abrir as portas. Por baixo está a minha obra, em argila”, esclarece o modelador.

Da argila ao asfalto:

Carlos Arcos fala dos diferentes modelos da SEAT como se fossem seus filhos. Quando olha para as linhas exteriores do Tarraco, vê refletido todo o seu trabalho. “Sabes que há uma parte de ti em todas essas linhas. Sempre que o vir passar na estrada, sentirei orgulho na minha contribuição”, conclui.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

20 + 6 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading…

Bancos do novo Ford Focus aprovado por médicos fisioterapeutas

Bancos do novo Ford Focus aprovado por médicos fisioterapeutas

IMQ. Novo protótipo da Nissan apresentado em Genebra

IMQ. Novo protótipo da Nissan apresentado em Genebra