Reduzir consumo de combustível do seu carro. Sabe como?

Tudo o que precisa de saber para reduzir o consumo de combustível do seu carro está neste artigo.

Reduzir consumo de combustível do seu carro. Sabe como? Este é o artigo que o Automoveis-Online lhe traz hoje e para que com ele possa aprender as melhores dicas para reduzir o consumo de combustível do seu carro. Algumas das dicas podem mesmo levar a cerca de 1% de poupança no consumo de combustível, pode até nem parecer muito, mas, se conseguir aplicar todas as dicas que lhe vamos deixar neste artigo, acredite que a poupança vai ser significativa.

Vamos então começar pelas dicas que entendemos serem as mais relevantes e os que mais poupança geram.

Carsharing – economia de 50% – A dica que é responsável por uma economia de 50%, não está directamente relacionado com o combustível, forma de conduzir ou outra questão qualquer relacionada com o carro. Chama-se Carsharing e consiste na partilha do seu carro. Uma vez que utiliza o carro para se deslocar e tem os restantes lugares disponíveis, coloque-os à disposição de outras pessoas, por exemplo, colegas de trabalho, e rentabilize dessa forma os custos que tem com a sua viatura.

“Pé leve” – economia 15% – Ter um “pé mais leve” representa uma economia de 15%. Como é do conhecimento geral, à medida que o regime do motor aumenta, o consumo de combustível também aumenta. A partir dos 100 Km/h, a resistência ao vento aumenta e por consequência o consumo aumenta. O recomendável é ter um “pé mais leve”, ou seja, conduzir de forma mais calma e ponderada, esta postura é mais amiga da sua carteira e representa uma redução na ordem dos 15%.

Deposito cheio – economia de 10% – Se por um lado ter o tanque de combustível cheio faz com que o carro fique mais pesado podendo à partida indiciar mais consumo de combustível, por outro lado é rentável fazê-lo. Isto porque, ao atestar o depósito do seu carro está a aumentar a autonomia do mesmo e ao mesmo tempo está a reduzir o número de deslocações que tem que fazer para abastecer a viatura com pequenas porções de combustível. Ou seja, quanta mais vezes tiver de abastecer, pelo facto de ter colocar pouco “dinheiro / combustível” de cada vez, mais viagens terá de fazer para abastecer e isso resulta em mais desperdício de dinheiro.

Depois, existe o fenómeno relacionado com a evaporação de combustível. Ou seja, a presença de ar no tambor de combustível, aumenta os factores que potenciarão a evaporação de combustível. O recomendável é que o depósito esteja sempre acima do meio depósito.

Utilização correcta da caixa de velocidades – economia de 10% – Da mesma forma que é importante a forma como aceleramos uma uma viatura, a utilização da caixa de velocidades é igualmente muito importante e a utilização correcta da mesma, poderá representar uma economia na ordem dos 10%. O importante é, quando vai engrenar uma mudança, deve fazê-lo numa fasquia de rotação em que o motor trabalhe sem estar esforçado. Sendo que o ponto mais eficiente é o do binário máximo. Num motor diesel, é aconselhável não ultrapassar as 2500/3000 rpm e num bloco gasolina as 4500 rpm. Tente sempre que possível, não esgotar as rotações, opte por utilizar relações mais elevadas para baixar as rotações do motor.

Menos ar, menos – consumo economia 10% – Como é do conhecimento da maioria dos leitores, quanto mais atrito o carro tiver, mais consumo temos. É precisamente o que acontece quando circulamos com as janelas do nosso carro abertas. A uma velocidade acima dos 60 km/h., criam uma maior resistência aerodinâmica o que por si só faz disparar os consumos.

Igualmente muito importante e igualmente relacionado com o ar, é, o ar condicionado. Ter o ar condicionado ligado e as janelas abertas, o consumo dispara. A dica é, quando se deparara com um carro muito quente, primeiro abra as janelas, para que o ar circule e arrefeça um pouco o seu interior. Um, dois ou três minutos depois ligue o ar condicionado e feche as janelas. Evite regular o ar condicionado para temperaturas extremas, se o fizer, está a exigir um maior esforço e dispêndio energético ao carro.

Postos de abastecimentos mais baratos – economia de 6% – Seja um consumidor atento, veja quais são as gasolineiras que lhe oferecem a melhor relação preço qualidade. Esteja atento às campanhas de descontos. Por exemplo, se for fazer uma viagem em que vai ter de usar uma auto-estrada, abasteça antes de entrar nela, isto porque, nas auto-estradas as gasolineiras praticam preços mais elevados, que as demais e não oferecem qualquer tipo de desconto ou promoção.

Planeamento de percursos – economia 5% – Quando se fala em planeamento de viagens, é normal que o leitor pense logo em férias. Mas, não se faz planeamento de trajecto só quando se vai de férias, deve-o fazer no seu dia-a-dia, nas deslocações casa-trabalho-casa. A recomendação é para que escolha itinerários e horários em que possa evitar os congestionamentos. Por vezes é preferível sair mais cedo ou mais tarde um pouco para evitar as filas intermináveis de trânsito.

Atestar combustível pela manha – Apesar de não lhe ser dado uma referência acerca da percentagem que pode economizar, abastecer o carro pela manha, permite-lhe comprar mais combustível com menos dinheiro, este é um factor que ninguém dá muita atenção.

Mas, como é que isto é possível?

Isto acontece porque de manhã (e quanto mais cedo melhor, pois estará mais fresco – temperatura ambiente e temperatura do solo), a densidade da gasolina e do Diesel é maior. Com o calor, tende a expandir-se e a sua volatilidade aumenta. A diferença é, seguramente ínfima, mas não deixa de existir.

Invente o Start / Stop no seu carro – Economia 4% – Actualmente os automóveis modernos, vêm equipados com o sistema Start/Stop. Sistema que permite reduções de consumo de combustíveis consideráveis. Mas, se o seu carro não tiver este sistema, desligue-o, quando se encontrar parada numa fila de trânsito ou num semáforo, desde que perceba que essa paragem vai ser demorada. Um a três minutos com o carro parado numa destas duas situações representa uma redução de cerca de 4% de consumo de combustível.

Acorde mais cedo – Acorde mais cedo e saia de casa mais cedo. Vai evitar as horas de ponta e com com isso evitar as longas filas de trânsito. Vai também conseguir uma condução suave e tranquila. O sair apressado, faz com que saia já sob stress, e esse é um dos principais responsáveis pelo carregar demasiado no acelerador e por consequência maior consumo.

Conduzir por antecipação – É provavelmente uma das melhores dicas que lhe podíamos dar. É conhecida pela regra de ouro da condução económica.

Aqui, o segredo é adoptar uma postura de condução híper concentrada, que lhe seja capaz antecipar tudo. Ou seja, que lhe seja possível prever o que é que os demais condutores vão fazer. Ao consegui-lo fazer, vai conseguir por exemplo desacelerar com maior antecedência possível, aproveitando a inércia, que lhe poupará também os travões. Por exemplo, quando se estiver aproximar de um sinal semáforo com luz amarela e vir que não lhe vai ser possível passar, levante o pé.

Estacionamento – Quantas pessoas conhece, que só não levam o carro para o escritório porque realmente não podem? Parece brincadeira, não é? Mas, não é. O problema é que muitos condutores têm o mau hábito de procurarem sempre o melhor lugar de estacionamento e acabam por dar voltas e voltas até encontrarem o melhor lugar de estacionamento.

Repare, quando chegar ao lugar de destino, estacione no primeiro lugar que lhe aparecer e com isso vai poupar nas muitas voltas que vai ter de dar até encontrar o lugar perfeito.

Escape danificado – É muito importante que todo o sistema de escape do veículo esteja em perfeitas condições de conservação e funcionamento. Um simples buraco, ainda que seja muito pequeno, é o suficiente para que as emissões de gases poluentes fiquem alteradas e os consumos subam.

Suportes de bagagem exterior – economia 5% – É um facto que dão imenso jeito, quando vamos de férias e precisamos de transportar bagagem extra ou quando precisamos de transportar bicicletas. Mas, quando não precisa deste acessório, remova-o, isto porque, este acessório aumenta a resistência ao deslocamento da viatura face ao ar e por consequência o aumento do consumo carburante.

Condução eficiente – Uma das coisas que pode fazer para reduzir o consumo nas subidas é aumentar a velocidade do carro na fase final das descidas e aproveitar o embalo para as subidas. Ao fazer isto, vai evitar que tenha de pisar mais no acelerador nas subidas.

Estacionar à sombra – Estacionar no primeiro lugar que encontrar é positivo, mas, se esse lugar for à sombra, é excelente. Os benefícios são, evita a evaporação acentuada de combustível e evitar o uso do ar condicionado.

Ponto morto – Há quem pense que ter a viatura a rolar em ponto morto, que está a poupar combustível. É errado pensar dessa forma, isto porque, um automóvel com injecção em ponto morto, não poupa combustível. Só conseguirá isso, se o carro estiver engatado e o pé fora do acelerador. Nessa circunstância, haverá um corte efectivo da injecção, comportável pelo indicador de consumo instantâneo do computador de bordo, que deve registar 0 Lt/100 km.

Booking.com