in

Sabe quando deve mudar a correia de distribuição?

Correia ou corrente de distribuição? Qual a melhor e qual é a que o seu carro gasta?

Sabe quando deve mudar a correia de distribuição?

Sabe quando deve mudar a correia de distribuição e que cuidados deve ter? Correia ou corrente de distribuição? Qual a melhor e qual é a que o seu carro gasta? Quais os cuidados a ter?

A correia de distribuição é, provavelmente, o órgão mais importante do motor do seu carro. Pelo que é extremamente importante saber quais os cuidados a ter, quando a deve mudar e de que forma o deve fazer. Por ser um assunto do seu interesse entendemos dar-lhe uma explicação mais profunda sobre este assunto.

Sabemos que está mais interessado em saber quando é que deve mudar a distribuição de um automóvel. Mas antes dessa informação é importante saber o que é uma correia de distribuição.

O que é a correia de distribuição?

A correia de distribuição é, provavelmente, a peça mais importante do motor do seu automóvel. Esta tem por finalidade a transmissão sincronizada de movimento a todos os órgãos internos do motor. Dizemos todo o motor, porque a correia sincroniza o movimento dos pistões, válvulas e em muitos casos a bomba de água, como por exemplo os Renault. Esta sincronização é vital para um correcto funcionamento do motor.

Quanto à sua composição, a correia é, normalmente, fabricada em borracha reforçada. O objectivo é claramente a redução de ruído e custo. Esta encaixa na polie e trabalha sob uma tensão constante. Existem também alguns automóveis, como por exemplo os Mercedes e BMW que recorrem ao uso de uma corrente de distribuição metálica. Este sistema tem a vantagem de terem uma duração muito superior à da correia de distribuição.

É comum dizer-se que uma corrente de distribuição não necessita de manutenção e que raramente é substituídas. Mas isso não é verdade. A corrente de distribuição é igual à correia de distribuição, com a diferença da sua durabilidade. Ou seja, enquanto se substituiu uma correia de distribuição a cada 100, 120 ou 160 mil kms, dependo dos carros e marcas, a corrente de distribuição poderá ser mudada, em muitos casos, aos 300 ou mais quilómetros, só a utilização que a viatura tiver é que vai determinar a sua substituição.

Prazo de substituição pelo espaço temporal

Existe ainda a substituição pelo espaço temporal. Ou seja, para os condutores que andam pouco, os construtores determinam que as correias de distribuição ao fim de 4, 6 e 10 anos têm de ser substituídas. Já a corrente de distribuição não tem esta limitação temporal.

Vídeo sobre correia de distribuição

O sistema de correia de distribuição é composto por vários elementos:

O primeiro elemento é a uma correia dentada, “Correia de Distribuição”, que sincroniza os movimentos do motor. O segundo é o tensor e cuja função é criar uma determinada tensão na correia por forma a manter o seu alinhamento. O terceiro elemento é a bomba de água e a sua função a de fazer circular o líquido de arrefecimento. Por isso é, sempre que esta apresente indícios elevados de desgaste, importante a sua substituição quando se procede à muda da correia de distribuição.

Quando é que deve efectuar a substituição da correia de substituição do seu carro?

As correias de distribuição devem ser substituídas segundo as recomendações do fabricante. No entanto, a frequência para a sua substituição varia de acordo com as marcas dos automóveis e até em veículos da mesma marca. Os prazos para a sua substituição são diversos. Podendo em alguns casos ser, por exemplo, ao fim de 10 anos ou os 240 000 km percorridos.

Imagine que o seu automóvel teria de mudar a correia ao fim de 24 meses ou 120 mil km. Se o seu carro tivesse percorrido 120 mil km no primeiro ano, teria que ir substituir a distribuição. Mas, se o seu carro ao fim dos 24 meses ainda não tivesse percorrido esses 120 mil km, teria que mudar a correia de distribuição na mesma.

Outro factor importante para determinar um prazo diferente daquele que o construtor determina é o sistema Start&Stop. Este sistema interfere no desgaste prematuro do tensor da distribuição. Assim, um carro em que a sua utilização seja mais de cidade, pára-arranca, o desgaste do tensor da distribuição é acelerado pelo que é necessário uma manutenção à distribuição mais prematura do que aquele que é usado em autoestrada.

Importante

Se uma correia de distribuição for mal montada, o motor simplesmente não funciona. Não há possibilidade de a distribuição ser mal montada e o motor funcionar. Se isso acontecer, o motor não pega ou pega de forma complemente descomandado e o carro não anda.

Explicados os pontos relacionados com a substituição da correia com base nos quilómetros percorridos e anos decorridos, é essencial a observação da mesma. Se detectar, que os dentes estão com desgaste excessivo, existência de fendas no perfil da correia, vestígios de óleo na correia, entre outros, tem de resolver o problema o quanto antes.

Consequências caso a correia de distribuição parta

Caso ocorra uma falha na correia, as consequências para o motor poderão ser extremamente graves. Isto porque, a quebra da correia cria uma dessincronização do todo o sistema de distribuição, normalmente resultando na torção das válvulas e eventual empeno das árvores de cames.

Muito importante! A substituição da correia de distribuição deverá ser sempre feita por um profissional.

Escolha da correia de distribuição

A correia de distribuição é escolhida segundo as recomendações do fabricante da marca do carro. Há que ter em conta o modelo do automóvel e o tamanho do motor.

Tal como já referido, recomenda-se a substituição da bomba de água, sempre que esta apresente indícios de desgaste, ao mesmo tempo que a correia de distribuição. Em boa verdade, a vida útil da bomba de água é superior ao da correia, mas aconselha-se a sua substituição, mais por uma questão financeira do que por uma questão técnica. Isto porque, quando se está a substituir a distribuição, aproveita-se para trocar a bomba de água e assim só se paga a mão-de-obra de um serviço. Não é muito dispendioso e poderá poupar-lhe alguns dissabores.

Siga-nos no Facebook e fique a par de todas as novidades. Faça gosto e partilhe os nossos artigos. Obrigado ツ

Comments

Leave a Reply
  1. Boa noite, estou prestes a comprar um volvo v60 1.6 drive no standard da volvo. O carro é de junho de 2012 e tem 50000 km. O mecânico diz que a correia deve ser mudada aos 180000 km ou aos 10 anos. Devo acreditar nele?

  2. Boas!
    Tenho uma Ford Focus c-max 1.8Tdci 115cv, de 2009,com motor duratorq. Actualmente tem 124.900kms e gostaria que-me disse-sem quando devo mudar a correia de distribuição,pois eu sei se ela parte terei uma despesa enorme

  3. Gostaria quando devo mudar a correia de distribuição de um opel astra 1.4 de 1995? A última foi aos 127500km.
    Agradeço informação.

  4. Olá boa noite
    Tenho um mini clubman de 2009 diesel .. 1600cc/109cv
    Aos quantos kms ou anos devo mudar a Correia de distribuição?
    Obrigado

  5. Olá boa noite, tenho um Toyota Auris 1300, de 2008, com 140 mil km, gostava de saber quando devo mudar a correia de distribuição. Um abraço.

  6. Boa noite tenho Golf 6 tdi blomotion de 2011 já fez 120 mil kilometro será que já posso mudar correia distribuição. uns dizem que só devo mudar com 180 mil kilometro . Será que posso confiar …
    Agradeço sugestão obrigado

  7. Olá, equipa do Automóveis online.
    Tenho Um Mitsubishi ASX, a diesel de 02/2011, com 120.000 Km e desejava saber com que intervalo de Kms e anos se deve mudar a correia de distribuição.
    Obrigado.
    Os meus melhores cumprimentos.

  8. Boa Noite,
    Vou mudar o óleo do meu carro, a seguir terei que mudar a correia de distribuição mas será que vão precisar de mudar de novo o óleo?

  9. Boa noite,
    Comprei um polo em 2ª mão, 1.2 de 2003, tem neste momento 139.000KM, e hoje de manhã pegou bem, depois levei-o até ao pé de casa e desliguei. Quando voltei a tentar por a trabalhar simplesmente o motor de arranque parece funcionar bem, mas não pega. Tem Gasolina 98, meti 98 a última vez e pela 1ª vez, ( mas até aqui andou sempre com a 95), mas se injetar gasolina com o pedal do acelerador várias vezes e depois aguentar o pedal no fundo, pega sobe às 2000 rotações, nota-se que não tem força e mal tiro o pé para.
    Agradecia uma ajuda por favor.

  10. Boa tarde tenho um clio 1.2 d 2001 e queria saber com 256.000km mudei a correia aos 23000 mas a bomba de agua não está a trabalhar corretamente pois esta a perder agua gostaria de saber se quando mudar a mesma terei de mudar a bomba de agua o filtro do óleo e o do ar. Obrigado
    Abílio Rodrigues.

  11. Bom dia,

    Tenho um Ford Focus II de 2006 é o 1.6 tdci de 109 CV, está agora com 157000 km’s e faz 10 anos este ano. Acho que deveria mudar a correia este ano, estou correcto?

    Desde já obrigado.

    • Olá André Duarte, antes de mais queremos pedir desculpa pela demora na resposta, mas, temos muitas solicitações de ajuda.

      Quanto ao seu pedido de informação, já devia ter mudado, apesar de a Marca ter definido que essa viatura muda aos 200 mil kms ou a cada 10 anos. Dizemos já devia ter mudado porque, independentemente do que a Marca determina, a correia pode quebrar mesmo que não tenha atingido nem a quilometragem e idade definidas e caso isso aconteça, a Marca só assumiria a responsabilidade em Garantia, nos dois primeiros anos de utilização ou caso o dono da viatura tivesse feito todas as revisões na oficina da Marca. Caso contrário, a Marca coloca-se de parte.

      Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online – Tudo sobre o mundo Automóvel e no Google + do Automoveis-Online.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  12. Boa tarde,

    Eu tenho uma carrinha Renault Megane, de 100CV de 2005, a primeira mudança da correia de distribuição foi aos 110.000 km, quando devo fazer a próxima mudança?
    Obrigada

  13. Boa noite,

    Estou interessado em comprar uma Renault Megane Break Privilege 1.5dci 100cv de 2004.
    A carrinha tem actualmente 170 mil quilómetros, o stand referiu que o anterior dono tinha feito mudança de correia de distribuição e bomba agua aos 92 mil Km em julho de 2010 a partir dai nao tem nenhum registo de revisão na marca.
    Saberão me dizer quando deve ser mudada de novo a correia ou será que já devia ter sido mudada?

    Desde já o meu obrigado.
    Cumprimentos

  14. Boa Tarde… vejo que o post já remonta a 2013.. espero que ainda esteja activo.
    Tenho um Hyundai Accent 1.4 cc, comprado com 0 Km em Maio de 2013, ou seja a caminho de 3 anos, tenho neste momento cerca de 56.000 Km, e como vivo numa cidade em “condições adversas” faço a manutenção de 5.000 em 5.000 Km.
    Nestas manutenções normalmente têm sido trocados o filtro de óleo, filtro de ar e filtro do ar condicionado e não tem havido problemas.
    Recentemente o meu mecânico aconselhou-me a trocar os calços do carro, mesmo sem os sinalizadores terem começado a apitar, achei estranho mas consenti, pois tinha confiança no homem, mais tarde li que era muito cedo para mudar os calços (35.000 km) e comecei a ficar desconfiado da honestidade do mecânico.
    Neste momento com 56.000 ele diz-me que tenho de mudar o Kit da Corrente de distribuição, não porque tenha visto alguma anomalia no carro mas porque normalmente aos 50.000 Km é feita esta alteração aos carros da mesma categoria, mas todos os sites especialistas na matérias aconselham a mudar apenas aos 100.000 km.
    Vivo em Angola, Luanda, e de facto as condições da estrada e climatéricas são diferentes de Portugal, mas haverá o risco da Corrente de Distribuição partir tão cedo?

  15. Boas tenho um Seat Leon 1.6 gasolina/gpl de 2006 com 60 mil km, gostaria de saber quando terei que mudar a correia de distribuição. cumprimentos

  16. Boa noite!

    Por favor, informar quando deverá ser substituida a correia de distribuição da viatura KIA RIO LS, 1300CC, , de 2003?

    Obrigado

    António Machado

  17. boa tarde. tenho uma fiat scudo 9 lugares, 2.0 multijet de 120cv. quando devo proceder a mudança da correia de distribuiçao da mesma? e na vossa opiniao,é uma boa carrinha ou há melhor neste segmento? obrigado.aguardo resposta tambem pro meu e-mail. Obrigados.

  18. Boa noite,

    Gostaria de colocar a seguinte questão,
    tenho um renault clio 1.2 gasolina de 2011 e tenho 94 mil km , quando será mudada a correia de distribuição? Aos 100 mil?

    Obrigado pela ajuda.
    Pedro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

10 − six =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading…

Companhias de seguros vão devolver dinheiro aos segurados

Companhias de seguros vão devolver dinheiro aos segurados

Primeira prova de asfalto com o Skoda Fabia R5

Primeira prova de asfalto com o Skoda Fabia R5