Sabe como legalizar o tamanho das Jantes especiais do seu carro?

Aprenda como legalizar as jantes especiais do seu carro com o Automoveis-Online

Sabe como legalizar o tamanho das Jantes especiais do seu carro? As dúvidas acerca deste tema, acontecem quando o leitor está a pensar em equipar o seu automóvel com umas novas jantes especiais ou colocar umas jantes de tamanho maior.

Mas, quando isso acontece, existem questões técnicas e jurídicas que o leitor vai ter de ter em conta para que possa equipar o seu veículo e possa circular com ele na via pública sem ter problemas com a polícia.

E porque é que a polícia pode implicar com essa alteração?

Porque, se olhar atentamente para o  Documento Único Automóvel – DUA, vai poder ver as medidas opcionais dos pneumáticos com que a sua viatura está autorizada a circular.

Ao alterar a medida das jantes especiais do seu veículo, só o poderá fazer para as medidas que constam no DUA do seu veículo.

No entanto, existe a possibilidade de proceder à alteração das medidas das jantes e registar essa alteração no DUA do seu veículo. Chama-se a esse processo, legalizar ou homologar novas medidas de jantes para o seu veículo.

Quais os passos que deve dar para homologar novas medidas de pneumáticos para as novas jantes especiais do seu veículo?

O processo de homologação não é muito complexo nem trabalhoso, mas há que respeitar todos os tramites legais e para evitar o não cumprimento da Lei, siga as seguintes indicações:

1 – A primeira coisa que tem de fazer é saber junto do seu concessionário e tentar saber se o tamanho da jante especial que está a querer colocar e se esta está prevista e autorizada pelo fabricante. Se a medida que pretende adicionar estiver dentro dos padrões que a marca definiu e que cumpre todas as normas de segurança, irá solicitar um documento que ateste que esse tamanho de jantes está autorizado pela marca, o seja, esse documento é uma declaração do fabricante, que depois de entregue no IMTT, vai permitir o registo dessa alteração no DUA. No entanto, se o tamanho das jantes que você pretende aplicar, ultrapassarem os limites que a marca define, não vai conseguir obter esse certificado de homologação;

2 – Uma vez obtida declaração do fabricante, terá que se dirigir ao IMTT para averbar essas novas medidas no Documento Único Automóvel – DUA do seu carro;

No entanto, se não quiser ter muito trabalho, pode sempre recorrer à ajuda do seu concessionário e solicitar que eles mesmo tratem desse processo ou recorrer à ajuda de empresas especializadas nas matérias relacionadas com esta componente automóvel.

Seja pelos seus próprios meios ou por ajuda de terceiros, vai ter sempre custos associados.

Exemplo de declaração

Declaracao para pedido de homologacao de medidas especiais de pneumaticos e jantes especiais

 

Deixamos aqui algumas dicas que achamos serem importantes

Quando está a pensar em colocar jantes especiais no seu novo carro, tenha em atenção a dimensão das jantes. Isto porque, o preço dos pneumáticos varia em função da sua qualidade, época e o mais importante, a medida do pneumático. Pelo que um tamanho raro, implica um custo muito elevado.

Também muito importante, antes de fazer o pedido do certificado de homologação ao construtor, tente junto deste, saber quais as medidas que serão sempre aprovadas. Desta forma, evita dissabores e gastos desnecessários.

Por fim, sabendo quais as medidas que o construtor autoriza, averbe-as todas no DUA, quem sabe amanhã vai querer utilizar outra medida.

Booking.com