in

Sabe como testar uma caixa de velocidades automática num carro usado?

Se vai comprar um carro com caixa automática deve ler este artigo. Poderá evitar alguns dissabores.

Sabe como testar uma caixa de velocidades automática num carro usado?

Sabe como testar uma caixa de velocidades automática num carro usado? Se vai comprar um carro com caixa automática deve ler este artigo. Poderá evitar alguns dissabores.

No acto de compra de automóvel, seja ele usado, novo ou semi-novo, a opção por veículos com caixa de velocidades automática tem vindo a aumentar. Esta, tem-se revelado uma excelente opção principalmente para circular nas grandes metrópoles. Mas também para as viagens de longo curso, principalmente por ser extremamente cómodo e confortável.

No entanto, nem tudo é positivo. No caso de ocorrer uma avaria, esta pode revelar-se bastante dispendiosa.

É igualmente importante saber que as caixas de velocidades automáticas, necessitam de manutenções intercalares e que por ser peças de mecânica muito sofisticadas, estas devem sempre utilizar as matérias que os fabricantes recomendam.

Como a caixa de velocidades é um órgão fundamental de um automóvel, é muito importante que este esteja em excelente estado de conservação, quando o automóvel que se está a comprar é usado ou semi-novo. E, como a grande maioria dos consumidores não tem formação a este nível, para saber se a caixa de velocidades automática de um veículo usado está ou não em condições, escrevo este artigo para deixar algumas informações, para que possa perceber se a caixa tem ou não problemas.

automatic-transmission-model

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Primeiras recomendações

Em primeiro lugar recomendo a ajuda de um profissional, estou a falar de um mecânico, ou, de uma vistoria profissional.

Entre outras coisas deve ter em atenção o histórico do automóvel que pretende comprar. Por exemplo, se a viatura já foi usada como viatura de aluguer, se já teve acidentes, se já sofreu alguma reparação na caixa automática ou se esta já foi reconstruída.

Deve verificar o nível do óleo da caixa de velocidades e para esta verificação, deve recorrer a uma oficina especializada.

Durante um Teste Drive deve estar muito concentrado, para perceber tudo o que se passa com o automóvel que pretende comprar. Um dos sintomas de avaria da caixa de velocidades automática é a resposta tardia a uma mudança de velocidade.

O que fazer e observar?

Para ligar o automóvel, tem de o fazer com a caixa de velocidades na posição (P) Park, com o pé pressionado no pedal de travão, depois deve mudar para a posição drive “D” e quase imediatamente deve sentir que o carro quer andar para a frente. Isto deve acontecer muito suavemente, sem qualquer soluço ou uma forte batida. Ao mudar para neutro “N” a transmissão deve desengatar. De seguida e ainda com o pé no travão deve colocar em marcha atrás “R”. Mais uma vez a transmissão deve arrancar quase de imediato e sentir o automóvel a andar para trás o que deve acontecer suavemente sem qualquer batida.

Depois de efectuar estes testes e verificar um atraso considerável no arranque ou um ruído no arranque, isso quer dizer que está na presença de uma caixa de velocidades automática com problemas. Assim, deve abandonar de imediato a compra do carro

Vá acelerando de forma gradual no modo Drive, para que possa sentir a troca de velocidades, em todas as passagens de caixa e estas passagens devem ocorrer de forma natural sem soluços, escorregamentos ou pancadas.

Outro indício de avaria é o escorregamento. Se a transmissão for deslizando, isto é ao acelerar, o aumento de rotação do motor não faz aumentar a velocidade. Isto significa que a transmissão está desgastada ou tem alguma avaria mecânica ou electrónica.

Outra coisa que deve fazer é testar o automóvel o tempo suficiente até que este aqueça bem. Deve-o fazer porque a transmissão funciona muito bem com o automóvel a frio. Mas, depois de aquecer, surgem os sintomas de avaria. Como por exemplo escorregamento, empurrões ou tremer e outros ruídos.

Siga-nos no Facebook e fique a par de todas as novidades. Faça gosto e partilhe os nossos artigos. Obrigado ツ

Comments

Leave a Reply
  1. Eu tenho um audi A3 2007 2000 cilindrada gasóleo mudanças automáticas gostaria de saber se leva volante bi massa?
    agradeço resposta!!

  2. Boa noite. Tenho um problema com uma caixa cvt de audi a4 tdi 130cv.
    Caixa foi reparada recentemente e ao fim de 1000km começou a fazer apenas a quente e a baixas rotações um patinar de embraiagem, apenas faz entre as 1200 / 1700 rpm. Carro normal, assim que aquece começa a fazer, oficina em questao ja voltou a abrir, reviram e nafa viram, novamente depois de sair, aprox aos 1000km faz o mesmo. Agora basts aquecer e começa a patinar. Tem bi—massa novo.
    Obrigado

  3. Bom dia, obrigado pelo vosso conteúdo, recentemente adquiri um Saab 9-5 com uma caixa trionic7, o carro A FRIO funciona bem, as mudanças engrenam bem, é suave nas transições e responde muito bem ao acelarador.

    A QUENTE, demora a engrenar, o que provoca um coice em cada transição pois a rotação nesta fase já está demasiada elevada, ao relanti, sente-se pancada na trasição de N para R, N para D… por ai…

    Podem ajudar por favor? Estou muito preocupado com o que pode estar a ocorrer…
    Obrigado pela atenção.

  4. O sintoma é idêntico ao do (Eduardo28 de Junho de 2013 at 13:01 ) a subir em particular é quando se nota mais essa demora na resposta…

  5. boa tarde eu tenho um audi a4 do ano 1994 2.5 tdi caixa automatica arranca em treceira so e o resto das mudanças nao entram ta sempre na mesma me pode ajudar o carro tem força na terceira

  6. Olá equipa automóveis-online.
    Parabéns por este excelente trabalho.
    Estou a pensar comprar um BMW série 5 de 2005 no entanto estou com muitas dúvidas quanto à caixa (automática vs manual). Amigos meus dizem para fugir das caixas automáticas pois podem dar muitos problemas. Será isto verdade?? Estou a pensar testar o carro num concessionário da marca e depois mantê-lo sempre com as revisões em dia…será que mesmo assim é pouco seguro uma caixa automática ou deveria optar por uma manual?

    • Olá Hugo Freitas, antes de mais queremos pedir desculpa pela demora na resposta, mas, temos muitas solicitações de ajuda.

      Quanto à sua questão, os BMW são uma das poucas marcas em que a caixa de velocidades automática é fiável. Contudo, é preciso ter muitos cuidados e muita atenção à manutenção que se faz e onde se faz. Mas, é preciso ter em atenção que a BMW e outras marcas germânicas, são mestres em sacar dinheiro aos clientes quando os carros ainda estão em garantia. Quando estão fora da garantia, nem é bom pensar que tenha que reparar ou substituir uma caixa. A sua reparação ou substituição é muito dispendiosa.

      Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online – Tudo sobre o mundo Automóvel e no Google + do Automoveis-Online.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  7. olá, boa tarde, agradeceria que me pudesse prestar o seu sábio conhecimento em mecânica, do qual os meus conhecimentos são muito limitados… pretendo a aquisição de um Mercedes ckl200 192 cv de 2000/01 com 234.000km por um valor de 7500 euros, com sistema de alimentação a GPL e com a caixa de velocidades automática! a estética, na minha opinião pessoal, do carro é brilhante, o interior lindíssimo, com a/c automático, ecrã na consola central e ect., um motor potente e robusto, as portas muito solidas, em suma, uma maravilha para um apaixonado da Mercedes! contudo, tive a oportunidades de fazer um test drive e constatar um óptimo desempenho da caixa de velocidades automática, desde velocidades baixas de cidade a grandes velocidades na autoestrada,230km/h, e, se já gostava do veiculo, ainda fiquei mais impressionado… mas não percebo nada de mecânica, nem de automóveis e gostaria de saber o vosso generoso parecer em relação à fiabilidade da caixa de velocidades automática, a um estimado período de vida útil e se a manutenção envolve grandes encargos, tendo em conta que sou trabalhador e estudante, e se, sim, se for um bom negocio onde posso encontrar um técnico especializado que faça uma vistoria a fim de avaliar o estado de conservação do carro, uma vez que o carro se encontra num stand de usados nas Caldas da Rainha? agradeço profundamente a atenção e disponibilidade e com certeza que irei divulgar o AO, muito útil, muito bom!

    • Olá Ricardo, antes de mais queremos pedir desculpa pela demora na resposta, mas, temos muitas solicitações de ajuda.

      Quanto à sua questão, gostaríamos de lhe dizer que o Automoveis-Online está a desenvolver um produto que o vai disponibilizar em breve e que vai permitir ao comprador ter à sua disposição de um inspector que lhe vai verificar o estado do carro que pretende comprar.

      Quanto à mecânica, tem de ter em atenção para saber se o compressor está em bom estado. Motor é bom e muito fiável. Como está convertido em GPL, deve usar um óleo especifico para motores que usam esse tipo de combustível.
      Quanto à caixa de velocidades, é muito boa e fiável, mas, deve fazer a revisão da mesma a cada 80 mil kms e sempre com material de origem. O material custa em média 120€ mais iva. Depois tem de acrescentar o custo de mão-de-obra.

      Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online – Tudo sobre o mundo Automóvel e no Google + do Automoveis-Online.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  8. Olá,
    Comprei em 2011 um Audi A4 2.7 tdi de 2008 (caixa automática) em 2ª mão com 90.000 Km e as revisões todas feitas na Audi.
    Desde então também tenho feito as revisões na Audi, e o mesmo tem agora 240.000 Km.
    De repente o carro começou a soluçar no arranque de roda parada, sem que nada mais aconteça de anormal durante a restante marcha.
    Se arrancar numa descida nada acontece.
    Se arrancar numa subida parado, ele soluça.
    Se arrancar nivelado com velocidade ele também soluça.
    Se acelerar, desde que a roda já esteja em andamento, mesmo que muito lento, ele arranca normalmente.
    Fui à Audi e disseram-me que poderia ser da caixa automática, e que teria de ser aberta. Mas não deram qualquer certeza de que realmente seria da caixa. Aparentemente também há na Audi um registo de qualquer coisa nos colectores do carro…
    Mas também me disseram que o óleo da caixa não tinha sido substituído na penúltima revisão (long life) dos 200.000 Km, visto que na última revisão dos 240.000 Km (passado dia 30/11/2015), o fizeram, já depois de eu ter detetado e reportado o problema.
    Conseguem identificar o problema pelas indicações que dei? Poderá estar realmente relacionado com a caixa? Se sim, poderá estar relacionado com a não mudança de óleo da caixa?
    Já agora se me podiam responder se a mudança de óleo da caixa é obrigatória na revisão, ou se basta a verificação do nível do óleo?
    Na minha opinião o óleo deve perder características e qualidade com o tempo e deverá ser substituído e não acrescentado.
    Mas aguardo a Vossa experiente opinião.
    Obrigado

    • Olá Nuno, antes de mais queremos pedir desculpa pela demora na resposta, mas, temos muitas solicitações de ajuda.

      Quanto à sua questão, a nossa opinião é mesmo isso, uma opinião. Mas, fazer a primeira revisão da caixa de velocidades automática só aos 240mil kms, parece-nos completamente desajustado. Entendemos que deveria já ter feito a manutenção da caixa de velocidades. O que lhe recomendamos é que vá a outra oficina da Marca e peça para fazer a revisão da caixa de velocidades. Fique por perto, no sentido de tentar ver se o fazem ou não.

      Depois, verifique se o carro fica em condições. Se ficar, vai perceber que na outra oficina, não lhe fizeram nada.

      Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online – Tudo sobre o mundo Automóvel e no Google + do Automoveis-Online.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  9. Boa tarde. Preciso da vossa opinião . Tenho um ML 320 CDI DE 2009 caixa automática com cerca de 300 mil Km . Estava a circular a cerca de 80 km hora ouvi uns quantos estalos contínuos e de seguida fiquei sem caixa de velocidades . Ponho em N ou em R e acelero mas o carro não anda.

  10. Boa tarde Equipa Automóveis-Online,

    Eu tenho uma viatura Nissan X-trail de 2001. Actualmente anda com problemas de transmissão, quando inicio a marcha ele comporta-se muito bem mas cerca de 30 minutos de marcha ele já não troca as velocidades (limitando-se apenas à 1ª velocidade).
    Quando ando com o AC ligado, a viatura leva mais tempo para ter esse comportamento acima descrito.
    Queria assim saber se devo trocar toda caixa de velocidade ou trata-se de reparar algum sensor ou ventilador (se existir) da caixa?

    Bom trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

twenty + 9 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading…

Perda Total? Tribunal decide que Perda Total não se regula pelo valor venal ou comercial do carro

Perda Total? Tribunal decide que Perda Total não se regula pelo valor venal ou comercial do carro

Quer que a Embraiagem do seu carro dure mais?

Quer que a Embraiagem do seu carro dure mais?