Quer que a Embraiagem do seu carro dure mais?

O que não deve fazer para que este órgão não se danifique rápido?

Quer que a Embraiagem do seu carro dure mais?

Quer que a Embraiagem do seu carro dure mais? O que não deve fazer para que este órgão não se danifique rápido?

Como é do conhecimento da maioria dos condutores, a embraiagem é, depois da distribuição, o órgão mais importante. Trata-se do mecanismo que liga o motor à caixa de velocidades.

Com a utilização que damos ao nosso automóvel, este órgão acaba-se por se desgastar ao longo do tempo. No entanto, existem comportamentos que podem aumentar ou reduzir o seu prazo de vida.

No entanto, se esta acabar depressa, isso não é bom para o seu automóvel, nem para a sua carteira. Pois estamos a falar de um órgão que por si só é extremamente dispendioso, não só pelo custo do Kit de embraiagem, mas também pelo custo de substituição. Para retardar ao máximo a sua substituição é necessário que o condutor adopte determinados comportamentos de proteção a este órgão para que ele não se desgaste prematuramente.

O que deve ou não fazer para que a embraiagem não degrade prematuramente?

Conduzir com o pé na embraiagem

São milhares os condutores que todos os dias o fazem. Não faça isso! Conduzir com o pé, permanentemente, em cima da embraiagem é só um dos comportamentos que mais prejudicam a saúde da sua embraiagem. Use-a só para promover a troca de velocidade.

Desligar o carro com a mudança engatada

Nunca desligue o seu automóvel com uma velocidade engrenada. Sabemos que muitos condutores o fazem, nomeadamente se estiverem a estacionar num local muito íngreme, engrenando a marcha atrás com auxiliar de segurança. Pode fazê-lo. Mas, primeiro coloca o carro em ponto morto, desliga-o e só depois é que coloca a marcha atrás.

Mude de velocidade de forma progressiva

Muitos condutores têm o mau hábito de saltar velocidades. Isso acontece com muita frequência e principalmente quando o carro está a perder força e está a pedir outra velocidade. Nestes casos, os condutores tendem a saltar velocidades, por exemplo, passam de uma quarta para uma segunda. O correcto é ir mudando de velocidade de forma sequencial.

Arrancar numa mudança que não a primeira

Outra coisa que os condutores fazem muitas vezes, principalmente quando estão em fila de trânsito, é arrancar num velocidade que não a primeira. Não o faça, pois está a desgastar a sua embraiagem sem necessidade.

Usar a embraiagem para aumentar a velocidade

Quem é que não sabe o que é dar um Kit de embraiagem para que o carro tenha um pico de potência momentâneo? Pois é, ao ter este tipo de procedimento, está a matar, literalmente, a embraiagem do seu automóvel.

Ponto de embraiagem desnecessário

Outra  coisa que os condutores habitualmente fazem é, nas subidas, quando estão em fila de trânsito, fazerem ponto de embraiagem como forma de imobilização do veículo até que a fila avance novamente. O correcto é colocar o carro em ponto morto e engrenar a primeira assim que seja para avançar.

Arranque em subida muito íngreme e escorregadia

Já lhe aconteceu arrancar numa subida muito íngreme e escorregadia e o carro começar a patinar ao ponto de lhe cheirar a ferodo, (embraiagem queimada), no interior do carro? Quando se encontrar numa situação destas, use o travão de mão como auxiliar da manobra de ponto de embraiagem. Os veículos com travão de mão eléctrico, costumam a ter um sistema de ajuda ao arranque em inclinação.

Que tipo de teste posso realizar para saber se a embraiagem está ou não boa?

Leve a viatura para uma subida muito ligeira, coloque a primeira velocidade e levante lentamente o pedal de embraiagem, sem acelerar, até que o veículo comece a andar. Se ele começar a tremer muito e for abaixo, isso quer dizer que a embraiagem está com os dias contados. Mas, deixe que seja um profissional a fazer este teste. Ele tem mais experiência e sensibilidade para a realização deste teste.

Aproveite o momento em que leva a viatura à revisão para pedir ao seu técnico de manutenção automóvel para efetuar esse teste.

Siga-nos no Facebook e fique a par de todas as novidades. Faça gosto e partilhe os nossos artigos. Obrigado. ツ