in

Roubo de Jantes Especiais? Ford resolveu o problema.

Desenvolveu Porcas de Segurança Baseadas na voz do condutor e Impressas em 3D que afasta ladrões de jantes.

Roubo de Jantes Especiais? Ford resolveu o problema.

Com os sistemas de segurança dos veículos cada vez mais sofisticados, os ladrões passam a ter como alvo as peças e componentes dos automóveis, incluindo jantes de liga leve.

Os Pernos de Segurança

Um dos métodos para afastar os ladrões de jantes é usar porcas de bloqueio (ou porcas de segurança), uma em cada roda, que só podem ser desapertadas com um adaptador ou uma chave especial. Porém, esta solução não é 100 por cento fiável.

Agora, os engenheiros da Ford desenvolveram um novo tipo de porcas de segurança, totalmente inéditas, recorrendo à tecnologia de impressão 3D.

O padrão de voz define a forma da porca

Juntamente com a EOS, um dos principais fornecedores de soluções topo de gama para a produção de aditivos, a Ford criou porcas de segurança com contornos baseados na voz do condutor.

Tal como a leitura da íris ou uma impressão digital, a voz de uma pessoa pode ser usada como uma identificação biométrica única. Os engenheiros gravam a voz do condutor, no mínimo, durante um segundo, dizendo algo como “O meu carro é um Ford Mustang”, e utilizam um software para converter esta onda sonora única num padrão físico e imprimível. Este padrão é depois transformado num círculo e utilizado como desenho para o formato da porca de segurança e respectiva chave de desbloqueio.

Vídeo Ford Develops 3D-Printed Locking Wheel Nuts

Com a correcta geometria, a porca e a chave foram desenhadas como uma peça única, sendo depois impressas em 3D com recurso a aço inoxidável resistente a ácido e corrosão. Uma vez terminado o processo, a porca e a chave são separadas, procedendo-se a pequenos acertos, necessários para os preparar para serem utilizados.

O Seu Design

O seu design também inclui funcionalidades de segurança de segundo nível que impedem que a porca seja clonada ou copiada. As ranhuras de diferentes espaçamentos no interior da porca e os entalhes mais profundos impedem que um ladrão possa fazer um molde em cera desse padrão, já que esta parte-se quando puxada para fora da porca.

Se não se recorrer à voz do condutor na criação dos contornos, as porcas podem apresentar desenhos específicos para um determinado veículo, como o logótipo Mustang, ou utilizar as iniciais do condutor. O design também se pode inspirar em algo do interesse do condutor, recorrendo, por exemplo, ao contorno de um famoso circuito de corridas.

Expandir a utilização da impressão 3D

A impressão 3D, ou produção aditiva, proporciona uma liberdade de concepção que ajuda a reduzir o peso, melhorar o desempenho e criar peças que não seriam possíveis com a utilização de métodos convencionais. Ao longo dos últimos 30 anos, a Ford tem vindo a aumentar a utilização da impressão 3D para fazer protótipos de peças, o que ajuda a reduzir o tempo de desenvolvimento de veículos novos.

Vídeo Making it easier to make cars – using 3D printing

A marca recorreu também esta tecnologia para criar peças utilizadas nos Ford GT, Focus e Mustang GT500, e, no futuro, reforçará a produção de peças impressas em 3D. Algumas peças e componentes específicos, concebidos à medida, são também impressos em 3D, incluindo os colectores de admissão do Hoonitruck de Ken Block ou o par de grelhas aerodinâmicas do Ford Fiesta WRC da M-Sport, no Campeonato do Mundo de Ralis.

Nas linhas de produção da Ford, a impressão 3D é utilizada para criar ferramentas que são até 50 por cento mais leves, tornando as tarefas repetitivas fisicamente menos cansativas, ao mesmo tempo que contribui para melhorar a qualidade de fabrico. Como muitas dessas ferramentas são feitas em nylon, a Ford introduziu um programa de reciclagem que transforma peças antigas impressas em 3D e plásticos oriundos das áreas de produção, em nylon 100 por cento reciclado. A Ford também cria equipamentos de segurança impressos em 3D, como mangas de proteção para ferramentas rotativas, usadas na linha de produção, que protegem os operadores contra ferimentos nos dedos e braços.

Discurso directo

“Para um automobilista, uma das piores sensações é encontrar o seu carro assente em tijolos ou blocos de madeira, sem as quatro rodas. A substituição de algumas jantes de liga leve pode representar uma despesa de milhares de euros, mas estas novas e inéditas porcas de segurança irão manter os ladrões à distância. Reforçar a segurança contra roubo de jantes e proporcionar mais personalização de produto são mais duas provas de que a impressão 3D é uma verdadeira revolução na produção automóvel.” Raphael Koch – Engenheiro de Pesquisa de Materiais e Processos Avançados, da Ford Europa

“O facto de termos a nossa própria impressora, sempre pronta a utilizar, permite-nos fazer ferramentas e peças precisamente quando precisamos delas e proceder à sua substituição mais rapidamente do que nunca. Em algumas ferramentas, o tempo de entrega podia chegar a oito semanas, mas com a impressão 3D, o prazo viu-se reduzido para apenas cinco dias. O melhor de tudo é que qualquer um pode sentar-se ao computador e criar a peça pedida, fazendo, depois, a impressão utilizando plástico reciclado.” Lars Bognar – Engenheiro de Pesquisa de Materiais e Processos Avançados, da Ford Europa.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

14 − five =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading…

Lista de Radares de velocidade para Fevereiro

Lista de Radares de velocidade para Fevereiro

Acidente de viação com Morte. Quais os direitos dos familiares?

Acidente de viação com Morte. Que direitos têm os familiares?

Back to Top