Quem ajuda Portugal? Peugeot-Citroen! Bruxelas dá 12 milhões para apoiar despedidos

Quem ajuda Portugal? Peugeot-Citroen! Bruxelas dá 12 milhões para apoiar despedidos

Ao que se pode apurar, a passada terça-feira a Comissão Europeia (CE) propôs desbloquear cerca de 12 milhões de euros do Fundo Europeu de Ajustamento à Mundialização, com o propósito de ajudar mais de 2 mil assalariados do construtor automóvel Peugeot/Citroën despedidos em França em 2009 e 2010.

Emer Traynor, recordou que o fundo, foi criado a pensar nos trabalhadores despedidos «devido às mudanças no equilíbrio do comércio mundial» e destina-se a ajudar essas pessoas na procura de emprego e orientação profissional e formação.

É importante não esquecer que o Governo Francês ainda não avançou com um pedido de ajuda para resolver o problema dos despedimentos anunciados pelo mesmo construtor para o ano de 2013 e 2014. Onde a redução não é de 2 mil efectivos como em 2009 e 2010 mas sim de 8 mil efectivos. Se com 2 mil efectivos são necessários 12 milhões a questão é quantos milhões vão ser necessários para os 8 mil efectivos?

A proposta será agora apreciada no Parlamento Europeu e no Conselho de Ministros dos 27.

Desde que foi criado, no fim de 2006, o Fundo Europeu de Ajustamento à Mundialização já distribuiu mais de 440 milhões de euros, tendo apoiado mais de 90 mil trabalhadores, afirmou Emer Traynor.

Booking.com