in

Primeiro Carro Português chama-se Veeco

Primeiro Carro Português chama-se Veeco

O Primeiro carro Português chama-se VEECO e é 100% Português e vai ser comercializado partir de Vila Nova de Gaia, onde se irá instalar a linha de montagem. O Veeco é acima de tudo, a prova que o empreendedorismo em Portugal existe e funciona mesmo.

Veeco é o “primeiro automóvel desportivo” e 100% Português. A sua comercialização irá arrancar no início de 2016 e o seu primeiro posto de venda irá ser em Vila Nova de Gaia, local onde se irá também, instalar a linha de montagem.

Embora já tenham existido automóveis de marca portuguesa há alguns anos atrás, o Veeco é mesmo um veículo automóvel 100% português.

Segundo João Oliveira, criador do Veeco, diz que o veículo, “É indicado para todos os que têm necessidade de utilizar carro para percursos diários não muito longos”.

Este simpático veículo de três rodas e muito ecológico, esteve hoje exposto em Vila Nova de Gaia, no âmbito de uma iniciativa de promoção da sustentabilidade energética.

O projeto arrancou em 2009 e contou com o apoio de fundos comunitários, tendo contado com a colaboração do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e a fábrica Fibrauto, de Vila Nova de Gaia.

O porquê das três rodas?

As três rodas, “permitem uma maior eficiência energética, o que, salientou, é “fundamental num carro eléctrico”,explicou o responsável.

O Veeco tem dois lugares, portas de abertura vertical, autonomia de 400 quilómetros com uma carga de bateria, consumo de 09/10 quilowatts por hora aos 100 quilómetros por hora e pode ser carregado “durante a noite numa ficha normal monofásica como as lá de casa”, para além de ser um “reverse trike”, ou triciclo invertido.

É 100% Português?

A resposta é sim, o Veeco é um veículo português e é todo ele feito em Portugal, e com um investimento total a rondar os dois milhões de euros, o Veeco foi desenvolvido na VE no Entroncamento, o chassis vem da NCP de Aveiro e a carroçaria foi feita em Gaia, na Fibrauto.

É precisamente a Fibrauto, em Serzedo, que se prepara para acolher a linha de montagem do Veeco cuja comercialização deverá arrancar no início do próximo ano, com três versões diferentes e preços a oscilar entre os 23 mil e os 25 mil euros.

Segundo o responsável da VE — Fabricação de Veículos de Tracção Eléctrica onde tudo começou, “O protótipo já foi homologado e estamos a iniciar uma série de 10 carros que ainda não são para comercializar mas que seguirão para os parceiros do projecto”. Actualmente com 50 trabalhadores, com este projecto a Fibrauto, em Gaia há já 18 anos, pensa criar mais 20 postos de trabalho, adiantou Arlindo Santos, gerente da empresa.

Fiquem com o vídeo.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

thirteen + 5 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading…

Divórcio e carro cortado ao meio

Divórcio e carro cortado ao meio

Primeiro tanque blindado comercial de luxo